D1 – Localizar informações explícitas em um texto: Este descritor avalia a capacidade de identificar e extrair informações que estão literalmente presentes no texto, sem necessidade de interpretação ou inferência. A resposta pode ser encontrada diretamente no texto, com palavras ou expressões idênticas ou muito semelhantes à pergunta.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão: Este descritor avalia a capacidade de deduzir o significado de palavras ou expressões desconhecidas a partir do contexto em que estão inseridas. Exige a compreensão das relações entre as palavras e a capacidade de usar pistas contextuais.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto: Este descritor avalia a capacidade de extrair informações que não estão expressas diretamente no texto, exigindo uma interpretação e dedução por parte do leitor. É "ler nas entrelinhas", buscando as mensagens subentendidas.
D6 – Identificar o tema de um texto: Este descritor avalia a capacidade de identificar o assunto principal abordado no texto, a ideia central que o autor busca transmitir. O tema é mais abrangente que o assunto específico de um parágrafo ou frase.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato: Este descritor avalia a habilidade de diferenciar informações objetivas (fatos), que podem ser comprovadas, de interpretações subjetivas (opiniões), que expressam um ponto de vista pessoal.
Vamos embarcar em uma jornada para nos tornarmos verdadeiros detetives das palavras! Nesta aula, vamos aprender a desvendar os segredos que os textos escondem, usando habilidades importantes para entender qualquer leitura.
Seremos capazes de encontrar informações que estão bem ali, escritas, como um tesouro à vista; descobrir o significado secreto de palavras usando as pistas que o texto nos dá; ler nas entrelinhas, como um Sherlock Holmes, entendendo o que não está escrito diretamente; descobrir sobre o que o texto realmente fala, sua mensagem principal; e separar o que é real, um fato, do que alguém pensa sobre o real, uma opinião.
Imagine que você está lendo uma história sobre um gato preto que adora brincar no jardim. Se a história diz "O gato preto pulou no muro", encontrar essa informação é como achar um tesouro à vista, pois está escrito ali. Isso é o que chamamos de localizar informações explícitas (D1). É encontrar a resposta diretamente no texto, sem precisar pensar muito.
Por que é importante saber localizar informações explícitas?
É a base para a compreensão de qualquer texto. Se não conseguimos encontrar o que está escrito, fica difícil entender o resto.
Ajuda a responder perguntas de forma rápida e precisa.
Desenvolve a atenção e a concentração na leitura.
É fundamental para interpretar outros tipos de questões que exigem inferência e interpretação (D3, D4, etc.). Se você não localiza o explícito, terá dificuldades com o implícito.
É uma habilidade essencial para a vida, seja para ler um livro, uma notícia ou um manual de instruções.
Leia a pergunta com muita atenção: Entenda exatamente o que está sendo pedido. Sublinhe as palavras-chave da pergunta.
Leia o texto com calma e cuidado: Se necessário, leia mais de uma vez.
Procure palavras-chave no texto: As palavras da pergunta geralmente aparecem no texto, ou sinônimos delas.
Volte ao texto sempre que necessário: Não tente responder de cabeça. Consulte o texto quantas vezes precisar.
Sublinhe ou grife a parte do texto que responde à pergunta: Isso facilita a visualização e a confirmação da resposta.
Compare a resposta com a pergunta: Certifique-se de que a parte do texto que você escolheu realmente responde à pergunta feita.
Preste atenção em nomes, datas, números e lugares: Essas informações geralmente são explícitas e fáceis de localizar.
Se a pergunta usar aspas, a resposta provavelmente estará entre aspas no texto. Isso é uma dica valiosa!
Pratique com diferentes tipos de textos: Quanto mais você praticar, mais fácil ficará localizar informações explícitas.
Mas, às vezes, encontramos palavras que não conhecemos. Se a história disser "O gato espreitava o pardal", e você não souber o que é "espreitava", pode usar as outras palavras da frase para descobrir. Talvez ele estivesse observando o pardal com atenção, se preparando para pular. Isso é inferir o sentido de uma palavra ou expressão (D3). Usamos as pistas do texto para entender o significado.
Por que é importante saber inferir o sentido de uma palavra ou expressão?
Amplia nosso vocabulário: Aprendemos novas palavras sem precisar sempre consultar um dicionário.
Melhora a compreensão do texto: Entender o significado das palavras nos ajuda a entender o texto como um todo.
Desenvolve o raciocínio lógico: Precisamos conectar informações e fazer deduções.
Torna a leitura mais dinâmica: Não precisamos interromper a leitura a cada palavra desconhecida.
É uma habilidade essencial para a vida: Nos ajuda a entender diferentes tipos de textos e a nos comunicar melhor.
Leia o texto com atenção: O contexto é fundamental para entender o significado da palavra.
Observe as palavras ao redor da palavra desconhecida: Elas podem dar pistas importantes.
Procure sinônimos ou antônimos: O texto pode usar palavras com significados parecidos ou opostos que ajudam a entender.
Analise a estrutura da frase: A forma como a palavra é usada na frase pode indicar seu significado.
Lembre-se do seu conhecimento prévio: Conecte o que você já sabe sobre o assunto com o que está lendo.
Releia a frase substituindo a palavra desconhecida por um possível significado: Veja se a frase continua fazendo sentido.
Procure por exemplos no texto: Às vezes, o texto dá exemplos que ajudam a entender o significado da palavra.
Identifique a função da palavra na frase: Ela é um verbo, um substantivo, um adjetivo? Isso pode dar pistas sobre seu significado.
Outras vezes, o texto não diz tudo diretamente. Se a história disser "O gato voltou para casa com as patas sujas de terra", podemos entender que ele provavelmente estava brincando na terra, mesmo que o texto não diga isso explicitamente. Isso é inferir uma informação implícita (D4). É ler nas entrelinhas, entendendo o que está subentendido.
Por que é importante saber inferir informações implícitas?
Aprofunda a compreensão do texto: Vamos além do que está escrito superficialmente.
Desenvolve o pensamento crítico: Precisamos analisar, conectar ideias e tirar conclusões.
Torna a leitura mais interessante e envolvente: Descobrimos significados ocultos e compreendemos melhor as nuances da história.
Ajuda a entender as intenções do autor: Percebemos o que ele quer transmitir sem dizer diretamente.
É essencial para interpretar diferentes tipos de textos: Desde histórias e poemas até notícias e anúncios.
Leia o texto com muita atenção: Preste atenção em todos os detalhes, mesmo os que parecem pequenos.
Conecte as diferentes partes do texto: Veja como as ideias se relacionam.
Analise as palavras e expressões usadas pelo autor: Elas podem dar pistas importantes sobre o que está implícito.
Pense nos sentimentos e nas motivações dos personagens: O que eles sentem? Por que agem de determinada maneira?
Considere o contexto da história: Onde e quando ela se passa? Qual a situação?
Use seu conhecimento prévio: Conecte o que você já sabe sobre o mundo com o que está lendo.
Faça perguntas a si mesmo durante a leitura: "Por que isso aconteceu?", "O que isso significa?", "O que vai acontecer agora?"
Todo texto tem um assunto principal, uma ideia central. Se a história fala sobre um gato que gosta de brincar no jardim, o tema principal é a vida desse gato e suas aventuras no jardim. Isso é identificar o tema de um texto (D6). É descobrir sobre o que o texto realmente fala, a mensagem que o autor quer passar.
Por que é importante saber identificar o tema de um texto?
Compreensão global: Ajuda a entender a mensagem principal do autor e o propósito do texto.
Organização das ideias: Facilita a compreensão da estrutura do texto e a relação entre as informações.
Resumo e síntese: Permite resumir o texto de forma concisa e identificar os pontos mais importantes.
Interpretação profunda: Auxilia na interpretação de outros aspectos do texto, como a intenção do autor e o público-alvo.
Desenvolvimento do pensamento crítico: Estimula a análise e a reflexão sobre o conteúdo.
Leia o texto com atenção: Leia o texto inteiro, buscando compreender o assunto geral.
Pergunte-se: Sobre o que o texto fala principalmente? Qual a ideia central que o autor quer transmitir?
Procure palavras-chave e ideias recorrentes: Palavras ou expressões que se repetem ao longo do texto podem indicar o tema.
Analise o título: O título geralmente dá uma boa pista sobre o tema.
Identifique o objetivo do autor: O autor escreveu o texto para informar, entreter, persuadir, ensinar? Isso pode ajudar a identificar o tema.
Resuma o texto em uma frase: Se você conseguir resumir o texto em uma única frase, provavelmente encontrou o tema.
Diferencie tema de assunto específico: O tema é mais abrangente. Por exemplo, em um texto que fala sobre a importância da reciclagem de plástico, o tema é "Reciclagem" e não apenas "garrafas PET".
Observe a introdução e a conclusão: Geralmente, o tema é apresentado na introdução e reforçado na conclusão.
Por fim, é importante saber diferenciar o que é um fato do que é uma opinião. Se a história diz "O gato tem pelos pretos", isso é um fato, algo que pode ser comprovado. Mas se alguém disser "Gatos pretos são mais bonitos", isso é uma opinião, um ponto de vista pessoal. Isso é distinguir um fato da opinião relativa a esse fato (D14). É separar o que é real do que alguém pensa sobre o real.
Por que é importante saber distinguir fato de opinião?
Compreensão crítica: Ajuda a analisar informações de forma mais completa e a não aceitar tudo o que é dito como verdade absoluta.
Formação de opinião própria: Permite formar opiniões embasadas em fatos e não apenas em impressões pessoais.
Tomada de decisões informadas: Facilita a avaliação de diferentes pontos de vista e a escolha da melhor opção.
Leitura mais eficaz: Auxilia na interpretação de textos jornalísticos, publicitários, argumentativos e outros.
Combate à desinformação: Ajuda a identificar notícias falsas e informações distorcidas.
Pergunte-se:
Para Fatos: Isso pode ser comprovado? Existem evidências que confirmam isso? É uma informação objetiva?
Para Opiniões: Isso é o que alguém pensa ou sente? É um julgamento pessoal? Expressa um ponto de vista?
Observe as palavras usadas:
Fatos: Usam linguagem objetiva, precisa e denotativa (sentido real das palavras). Apresentam dados, números, datas, locais, etc.
Opiniões: Usam linguagem subjetiva, com adjetivos qualificativos (bom, ruim, interessante, etc.), advérbios de modo (muito, pouco, etc.), verbos de opinião (achar, acreditar, pensar, etc.) e expressões como "na minha opinião", "eu acredito que", "parece que", etc.
Procure por marcadores de opinião: Expressões como "é importante", "é fundamental", "é essencial", "sem dúvida", "com certeza" geralmente indicam uma opinião.
Analise o contexto: O tipo de texto (notícia, artigo de opinião, propaganda) pode influenciar a presença de fatos e opiniões.
Lembre-se: Uma opinião pode ser baseada em um fato, mas não é o próprio fato.
Com essas habilidades, vocês se tornarão leitores muito mais completos, capazes de desvendar qualquer mistério que os textos possam guardar.
Lembrem-se: procurem as informações que estão escritas, usem as pistas para entender palavras novas, leiam nas entrelinhas, descubram o assunto principal e separem os fatos das opiniões. Assim, a leitura se tornará uma grande aventura!