D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.): Este descritor avalia a habilidade do estudante em compreender e analisar textos que combinam elementos verbais e não verbais.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros: Este descritor avalia a capacidade do estudante de reconhecer o objetivo comunicativo de diversos tipos de textos.
Olá, exploradores da leitura! Hoje, vamos embarcar em uma jornada fascinante para aprender a ler o mundo de uma forma ainda mais completa. Vamos descobrir como as imagens e as palavras se juntam para nos contar histórias e passar mensagens, e como identificar o objetivo principal de diferentes tipos de textos. Seremos como verdadeiros detetives, usando nossos olhos e nossa inteligência para desvendar os segredos que estão à nossa volta.
Imagine que você está vendo um gibi do seu super-herói favorito. Nele, você encontra desenhos incríveis, balões de fala com os personagens conversando e até mesmo onomatopeias, como "POW!" ou "KABOOM!", que representam sons. Tudo isso junto – desenhos, palavras e sons – forma uma mensagem completa. Aprender a entender essa combinação é o que chamamos de interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (D5). Não se trata apenas de ler as palavras, mas também de observar as imagens, as cores, os tamanhos das letras e como tudo isso se junta para criar um significado.
Por que é importante?
Amplia a capacidade de ler o mundo de forma crítica e dinâmica.
Essencial para entender contextos do cotidiano (propagandas, tirinhas, infográficos).
Prepara o estudante para provas e situações que exigem análise integrada de textos.
#FICAADICA
Observe o todo: analise texto e imagem como um conjunto, entendendo a relação entre eles.
Pergunte-se:
Qual é o tema principal?
Que mensagem o autor quer transmitir?
Como os elementos visuais reforçam o texto?
Atenção ao contexto: identifique o público-alvo, a intenção comunicativa e o uso de recursos como cores, expressões faciais ou gráficos.
Pratique com gêneros variados: leia propagandas, HQs, memes e infográficos para treinar.
As propagandas também são ótimos exemplos disso. Pense em um anúncio de um novo brinquedo na televisão. Ele provavelmente mostrará crianças brincando e se divertindo, uma música animada e, é claro, o brinquedo em destaque. Tudo isso tem um objetivo: fazer você querer comprar o brinquedo. Da mesma forma, uma foto em um jornal pode nos mostrar a seriedade de um problema ambiental, mesmo sem muitas palavras. Quadrinhos, charges, gráficos, tabelas e até mesmo emojis que usamos nas mensagens são exemplos de materiais gráficos que, junto com as palavras, nos ajudam a entender melhor uma mensagem.
Mas por que é importante aprender a interpretar textos com auxílio de material gráfico? Porque o mundo está cheio deles! Livros, revistas, jornais, sites, redes sociais… em quase tudo o que vemos, as imagens e as palavras se combinam para nos comunicar algo. Entender essa combinação nos ajuda a compreender melhor o mundo à nossa volta e a não sermos enganados por mensagens mal-intencionadas.
Além de entender como as imagens e palavras se combinam, também é importante saber identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros (D12). Isso significa entender por que um texto foi escrito. Será que ele quer nos informar sobre algo, nos convencer a comprar um produto, nos divertir com uma história ou nos ensinar a fazer alguma coisa?
Pense em uma receita de bolo. Ela tem o objetivo de nos ensinar a preparar um bolo delicioso. Já uma notícia de jornal tem o objetivo de nos informar sobre um acontecimento importante. Um poema pode ter o objetivo de expressar sentimentos e emoções. Entender a finalidade do texto nos ajuda a compreendê-lo melhor e a usar as informações de forma adequada.
Por que é importante?
Ajuda a compreender o propósito do texto e como ele deve ser interpretado.
Desenvolve a leitura crítica, essencial no cotidiano e em provas escolares, como o ENEM.
Facilita a interação com os diversos gêneros textuais presentes na vida real.
#FICAADICA
Identifique o gênero textual: observe o formato (notícia, propaganda, receita, poema, etc.).
Pergunte-se:
Para que serve esse texto?
Qual mensagem o autor quer passar?
Observe elementos linguísticos:
Textos instrutivos: verbos no imperativo (ex.: "faça", "misture").
Textos persuasivos: uso de argumentos e apelos emocionais.
Textos informativos: dados, fatos e imparcialidade.
Analise o público-alvo: para quem o texto foi feito? Isso ajuda a entender seu propósito.
Pratique com exemplos reais: leia panfletos, notícias, blogs, manuais e outros textos, sempre buscando identificar sua finalidade.
Para praticar, vamos analisar um exemplo:
D5: O que as imagens e as palavras juntas nos comunicam? (A necessidade de adotar animais abandonados e oferecer a eles um lar.)
D12: Qual a finalidade desse cartaz? (Convencer as pessoas a adotarem animais.)
Outro exemplo: um trecho de um livro de receitas que diz:
D5: Há elementos gráficos nesse exemplo? (Não, é apenas texto verbal.)
D12: Qual a finalidade desse trecho? (Instruir o leitor sobre como preparar uma massa.)
Com essas habilidades, vocês se tornarão leitores muito mais completos e críticos, capazes de entender as mensagens que o mundo nos envia, sejam elas compostas apenas por palavras, apenas por imagens ou, o mais comum, pela combinação dos dois. Lembrem-se: observem as imagens, leiam as palavras com atenção e pensem sobre o objetivo do texto. Assim, vocês estarão prontos para desvendar qualquer mistério!
Aula 1 - Procedimentos VOLTAR [INÍCIO] Aula 3 - Relação entre Textos