top of page

(REDAÇÃO) Tipos de Textos

Atualizado: 5 de mar. de 2023

As tipologias textuais são os tipos de textos criados em determinados contextos e que vão depender da intenção e necessidade de comunicação das pessoas.

A tipologia textual é dividida em cinco tipos de textos:


A) Tipologia narrativa (narração):

contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos.


B) Tipologia descritiva (descrição):

descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento.


C) Tipologia dissertativa (dissertação):

defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações.


D) Tipologia expositiva (exposição):

apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo.


E) Tipologia injuntiva (injunção):

ensinar ou instruir sobre algo com o objetivo de levar a uma ação.


Texto Narrativo


A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.


Assim, a narração engloba o que chamamos de 5 elementos da narrativa:

Enredo: designa a história da narrativa. Dependendo de como a trama é contada, ele é classificado em dois tipos: enredo linear (sequência cronológica) e enredo não linear (não possui uma sequência cronológica).
Narrador: também chamado de foco narrativo, representa a "voz do texto", ou seja, determina quem está contando a história. Os tipos de narrador são: narrador observador (não faz parte da história, sendo somente um observador), narrador personagem (faz parte da história) e narrador onisciente (conhece todos os detalhes da narração).
Personagens: são aqueles que fazem parte da história e podem ser: personagens principais (protagonista e antagonista) ou personagens secundárias (adjuvante ou coadjuvante).
Tempo: marca o momento em que a trama está sendo desenvolvida. Ele é dividido em dois tipos: tempo cronológico e tempo psicológico.
Espaço: representa o local (ou locais) onde se desenvolve a história e que pode ser: físico, psicológico ou social.

Os textos narrativos possui uma estrutura básica: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e as personagem que fazem parte da trama.

Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.

Clímax: representa a parte mais emocionante, surpreendente e tensa da narrativa.

Desfecho: é a parte final da trama, determinada pelo arremate de toda a história. Nela, é revelada o destino das personagens.


Texto Descritivo

O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos, as características, os detalhes singulares e os pormenores.

Alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.


Estrutura dos textos descritivos

De forma geral, os textos descritivos seguem a estrutura básica:

Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito.
desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo.
conclusão: término da descrição.

Tipos de textos descritivos

A descrição é classificada de 2 formas:

Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor.

Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.


Texto Dissertativo

O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Geralmente, os textos dissertativos-argumentativos, além de serem opinativos, buscam persuadir o leitor.


Estrutura dos textos dissertativos

A estrutura dos textos dissertativos é dividida em três partes fundamentais:

Introdução: também chamada de tese, essa é uma pequena parte do texto que apresenta a ideia, o tema ou assunto principal que será dissertado.
Desenvolvimento: também chamada de antítese (ou anti tese), é a maior parte do texto em que é apresentado os argumentos contra e a favor sobre o tema.
Conclusão: também chamada de nova tese, essa parte sugere uma nova ideia, que pode ser uma solução sobre o tema exposto.

Tipos de textos dissertativos

Os textos dissertativos são classificados de duas maneiras:

Dissertativo-expositivo: foco na exposição de alguma ideia, fato, tema ou assunto. Nesse caso, não há a intenção de persuadir o leitor.

Dissertativo-argumentativo: a persuasão é o principal ponto dessa categoria de textos dissertativos. Assim, o uso de argumentações e contra argumentações são fundamentais.


Texto Expositivo

O texto expositivo pretende apresentar um tema a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, o objetivo central do emissor é explanar, discutir e explicar sobre um determinado assunto.


Tipos de textos expositivos

Os textos expositivos são classificados em dois tipos:

Texto informativo-expositivo: tem como objetivo a transmissão de informações, sem que haja juízo de valor.

Texto expositivo-argumentativo: foca na exposição de tema com defesa de opinião.


Texto Injuntivo

O texto Injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo.

Assim, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma "ordem".


Fonte:

https://www.todamateria.com.br/tipologia-textual/#:~:text=As%20tipologias%20textuais%20s%C3%A3o%20textos,%2C%20disserta%C3%A7%C3%A3o%2C%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20e%20injun%C3%A7%C3%A3o.

https://www.todamateria.com.br/tipos-de-textos/

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page