top of page

Predicado Verbal

O predicado verbal possui um verbo significativo como núcleo (verbo transitivo ou verbo intransitivo). Verbos significativos indicam ações: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar,…

A) Verbo Intransitivo

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.​

• Hugo nasceu! • Minha avó ainda não voltou. • O celular caiu. • Meu filho já casou. • Esses questionamentos não procedem.

I. Verbos intransitivos e adjuntos adverbiais

Frequentemente as informações são acrescentadas aos verbos intransitivos. Mesmo sendo possível, essas informações não são obrigatórias nem essenciais para o entendimento do significado do verbo, somente para o seu enriquecimento.

As informações usadas para o enriquecimento do verbo são os adjuntos adverbiais, isto é, um termo acessório da oração, cuja missão é mostrar a circunstância - tempo, lugar, modo, intensidade.

B) Verbo Transitivo

​Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em:

verbos transitivos diretos;
verbos transitivos indiretos;
verbos transitivos diretos e indiretos.

I. Verbos transitivos diretos

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto.

Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto. O objeto direto responde principalmente às perguntas o quê? e quem?, indicando assim o elemento que sofre a ação verbal.

Exemplos com verbos transitivos diretos

Os alunos leram os livros. Vocês fizeram este projeto? O carro atropelou o pedestre. A menina empurrou o menino.

II. Verbos transitivos indiretos

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.

Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? para quê? de quem? para quem? e em quem?, indicando assim o elemento ao qual se destina a ação verbal.

III. Verbos transitivos diretos e indiretos

Verbos transitivos diretos e indiretos são, primeiramente, verbos transitivos, ou seja, verbos com significado incompleto, que necessitam da junção de complementos verbais para completar o seu sentido.

Quando um verbo transitivo é classificado de verbo transitivo direto e indireto, indica que esse verbo necessita tanto do objeto direto como do objeto indireto para transmitir um sentido completo. Nos verbos transitivos diretos e indiretos, anteriormente chamados de verbos bitransitivos, o objeto direto costuma indicar coisas e o objeto indireto costuma indicar pessoas.​


I. O objeto direto não necessita de preposição para estabelecer regência verbal e responde principalmente à pergunta o quê?, indicando assim aquilo que sofre a ação verbal.


II. O objeto indireto necessita obrigatoriamente de preposição para estabelecer regência verbal e responde, principalmente, às perguntas a quem? para quem? e de quem?, indicando assim a quem se destina a ação verbal.

​Minha mãe deu uma boneca à minha irmã. Eu agradeci o convite ao diretor. Ele não vai emprestar o carro a você. Você devolveu o livro à professora?

Fonte:

https://www.todamateria.com.br/predicado-verbal/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/verbos-intransitivos

https://www.conjugacao.com.br/verbos-transitivos/

https://www.conjugacao.com.br/verbos-transitivos-diretos-e-indiretos/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page