top of page

[GÊNEROS TEXTUAIS] Podcast

O podcast é um gênero discursivo oral amplamente divulgado no meio digital que pode ser produzido em formato de áudio e/ou vídeo. De modo genérico, os podcasts podem ser compreendidos como programas de áudio e/ou vídeo sobre assuntos diversos, geralmente compostos por episódios, que podem ser baixados ou ouvidos on-line.


Como surgiu o Podcast?

Há uma certa divergência sobre quem pode ser considerado o "pai" do podcast, por esse marco ser reivindicado por várias pessoas. É mais ou menos o que aconteceu com o avião: tinha um monte de gente fazendo ao mesmo tempo e cada qual com um resultado específico, daí várias pessoas conseguiram progressos diferentes praticamente na mesma época.


Em agosto de 2000, o New England Patriots lançou o programa de rádio na internet chamado PFW in Progress. Foi um show ao vivo gravado e disponibilizado para download sob demanda para os visitantes do site Patriots.com. Só que a tecnologia de baixar automaticamente novos episódios não havia sido inventada, por isso não pode ser considerado um podcast — e, sim, apenas um arquivo de áudio simples que poderia ser baixado.


Os padrinhos do podcast seriam a dupla Dave Winer e Adam Curry. Winer foi o criador do site scripting.com e desenvolvedor responsável por popularizar o formato RSS (usado para newsletters e atualizações), bem como de um pacote popular de rádio online chamado Userland.


Já Adam Curry teria feito uma parceria com Dave para colocar no ar seus projetos online. Ele já era famoso por ter sido VJ da MTV nos anos 80, mas queria reproduzir seu sucesso na internet. O encontro ocorreu em 2000 e ambos conversavam sobre a distribuição automatizada de mídia. Na ocasião, a dupla falava sobre vídeo e não áudio, com Winer deixando claro ser contra um sistema de assinatura para downloads de vídeo, por causa da lentidão da web naquela época.


Para otimizar esse sistema, o vídeo teria uma péssima qualidade visual e sonora. Os usuários levariam horas para baixar o conteúdo e nem era garantido que conseguiriam, afinal as quedas de conexão eram comuns.


O que é podcast: para que serve?


Na verdade, o podcast possui inúmeras finalidades, pois, através dos podcasts, produtores de conteúdo podem usa-lo como um canal de divulgação de informações. Enquanto que, para empresas pode ser uma forma de produzir conteúdos de qualidade e de forma segmentada. Portanto, para entender o que é podcast e para que serve, segue as principais finalidades desse formato de áudio, que são:

  • Compartilhar conteúdo – de forma prática e inteligente, o podcast pode ser um meio de dar dicas de qualquer tipo de assunto. Dessa forma agregando valor ao que é consumido pelos usuários.

  • Fonte de notícias – é uma forma de se posicionar como especialista em determinado segmento. O que é possível produzindo programas com assuntos de interesse do público. Por exemplo, esporte, moda, saúde, política, entretenimento, etc.

  • Gerar engajamento do público – o podcast tem o poder de alcançar aquele usuário que mais se identifica com ele. Dessa forma, o engajamento aumenta, assim como as chances de convertê-los em consumidores dos produtos ou serviços divulgados.

  • Gerar oportunidade de lucro – com o podcast você tem a liberdade de criar conteúdos do seu nicho de mercado ou de nichos que mais fazem sucesso. Por exemplo, fazer parcerias com programas de sucesso e investir em ações comerciais. O que pode se tornar em uma boa ferramenta para atingir seu público-alvo.

Quais as vantagens dos podcasts?

  • Economia de dados, leveza e praticidade;

  • Não necessita de equipamentos sofisticados: basta um microfone;

  • Não é preciso acompanhar a transmissão ao vivo nem estar online;

  • Permite baixar o conteúdo e ouvi-lo a qualquer momento;

  • Existem vários programas de edição gratuitos: o Audacity é um deles;

Estrutura de um roteiro de podcast

  • Primeiro defina claramento o objetivo do seu podcast e qual será o público-alvo. Antes de começar a planejar, é importante saber para quem você está criando o podcast e o que você quer transmitir de conhecimento para este público.

  • Defina um tema principal: será muito importante que todos os episódios tenham uma ligação com o tema principal do seu podcast.

  • Crie uma estrutura básica de cada episódio. Defina qual será a duração de cada episódio, se terá seções fixas e como será a introdução e o encerramento. Manter um padrão ajuda a criar uma conexão mais frequente com seu público alvo.

  • Faça um planejamento do conteúdo. Crie uma lista de assuntos que você quer abordar em cada episódio, deixando margem para improviso e novidades. O Podcast também precisa ser natural e os improvisos fazem parte do conteúdo.

  • Se for ter convidados no seu podcast, escolha convidados relevantes e interessantes para seus episódios e que já tenham alguma familiaridade com a comunicação em público ou vídeo, isso ajuda muito a fluir o episódio.

  • Para um conteúdo de valor, pesquise e leia sobre o assunto antes de começar a gravar o episódio. Se aprofundar no assunto é importante para gerar valor ao ouvinte.

  • Caso ocorra algum imprevisto, tenha um plano B: caso algo dê errado durante a gravação, tenha um plano de contingência para não perder o trabalho dedicado naquele episódio.

  • Edição do áudio. Após a gravação, é importante editar o áudio para remover falhas e garantir uma boa qualidade do conteúdo. Existem vários softwares no mercado, alguns gratuitos e outros pagos que podem te ajudar com isso.

  • Selecione uma plataforma: escolha um aplicativo para publicar seu podcast, como Spotify, Apple Podcasts, Anchor ou Soundcloud.

  • Por fim, a divulgação do seu podcast é vital para ter tráfego de ouvintes, para isso você deve estimular suas redes sociais, compartilhando conteúdo, fazendo convites para direcionar as pessoas para seu podcast.

A versatilidade é um dos grandes destaques dos podcasts. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar a qualquer momento. Mas há mais do que isso aparenta.Os podcasts permitem que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Por que isso é uma coisa boa?


Bem, isso significa que o público pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir. Quanto mais fácil a plataforma chegar ao conteúdo, maior a probabilidade de o consumidor dar uma chance à sua mensagem, pois não precisa investir muito da parte deles.


Fonte:


170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page