top of page

Orientações - 3 Bim /2021 - 7 ano - CATS

Orientações para as Atividades Avaliativas para os alunos do 7 ano do Colégio Adventista de Taboão da Serra


Conheça mais sobre o projeto de leitura. https://www.profnelsonjr.com/post/projetodeleitura-forum.


ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - Leitura e Atualidades

O professor cria um post com 3 (três) tópicos/temas a partir de temas ou textos de referências conforme a sugestão do “Leitura e Atualidades”.


IMPORTANTE: Cada aluno deve postar uma mensagem de mínimo 70 palavras ou 6 linhas sobre cada tópicos/temas criado pelo professor.

IMPORTANTE: Se o aluno somente copiar trechos do texto e não apresentar opiniões próprias, a atividade será zerada.





Valor da atividade: 2,0 pontos

Data: Até 14/09


ATIVIDADE AVALIATIVA 2 - Resenha do Paradidático O Rei Arthur

O aluno deverá publicar no Fórum uma resenha sobre o livro "O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda" em formato de podcast ou vídeo.

A resenha deverá ter o mínimo de 3 minutos e ter as seguintes informações:

  • 1. Identifique e apresente a obra analisada: Não deixe o leitor confuso. Nas primeiras linhas do texto, esclareça qual é a obra resenhada. Apresente o nome do autor, ano de publicação e outras informações bibliográficas importantes.

  • 2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. Sobre o que fala a obra? Quais são as principais personagens? Com isso, você estará contextualizando o público e preparando-os a respeito do que será discorrido no texto.

  • 3. Descreva a estrutura da obra. É importante destacar a estrutura do objeto. Se for um livro, ele é dividido em capítulos? Qual é o modo narrativo do texto? Em que ano foi publicado a primeira versão?

  • 4. Discorra sobre conteúdo. Agora assim, hora de resenhar! Conte, em suas palavras, o que foi dito no texto: personagens, situações marcantes, etc. Neste momento, não é hora de apresentar opiniões próprias ou interferir nas ideias propostas pelo autor.

  • 5. Faça sua análise crítica. Caso a resenha seja crítica, a hora de analisar sistematicamente o conteúdo é logo após a parte descritiva. Ao fazer esta análise, cuidado: opiniões devem ter embasamento. Busque por autores que pensam como você, justifique as ideias a partir de exemplos concretos e tome cuidado para não transformar esta parte em algo “pessoal demais”, pois o fato pode tirar toda a sua credibilidade enquanto autor.

  • 6. Identifique o público-alvo e faça recomendações. Para quem é aquele texto? Quem pode tirar proveito da leitura da obra? É interessante sinalizar o público-alvo da obra no meio da resenha. Isso facilita o trabalho de quem entrar em contato com o seu texto e segmenta a produção de forma assertiva.

  • 7. Discorra um pouco sobre o autor. Quem escreveu/produziu o conteúdo é um jornalista? Poeta? Cineasta? Médico? Faça um pequeno balanço a respeito da vida do autor do conteúdo resenhado e apresente um ou dois outros títulos famosos (quando for o caso).




Valor da atividade: 2,0 pontos

Data: Até 17/09


ATIVIDADE BÔNUS - Sala Invertida (Pesquisa)

O aluno deverá publicar no Fórum uma pesquisa sobre "Sala Invertida" em formato de podcast ou vídeo.

A resenha deverá ter o mínimo de 3 minutos e ter as seguintes informações:

  1. O que é sala de aula invertida?

  2. Como esse método funciona?

  3. Quais as vantagens da sala de aula invertida?



Valor da atividade: 1,0 ponto

Data: Até 10/09

1.378 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page