Conheça o Projeto de Leitura - Fórum: Opinar, Compartilhar e Refletir [ATUALIZADO]

Atualizado: 10 de mai. de 2021

METODOLOGIA

O projeto “Fórum: Opinar, compartilhar e refletir desenvolver-se-á com o debate de temas ou questões polêmicas relacionadas ao “Leitura e Atualidades” e a exposição oral e discussões diversas na plataforma https://www.profnelsonjr.com/forum.

Nele o aluno deve manter uma conversação adequada, pois todas as mensagens são públicas. Isso significa que não se deve usar termos chulos, palavrões ou expressões rudes com os colegas, assim como deve-se evitar abreviações e expressões simplificadas que usamos em mensagens instantâneas. Não é conveniente responder uma mensagem criando uma mensagem, mas sim comentando-a diretamente no mesmo tópico já criado.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O fórum é uma das ferramentas de interação coletiva de maior utilidade dentro de uma plataforma de ensino mediado por computador. Há fóruns com quatro características: livre, dirigido, permanente ou de tempo determinado. Mas este projeto tem como alvo desenvolver o Fórum Dirigido.

Na página https://www.profnelsonjr.com/forum, o professor cria um post a partir de um tema ou texto de referência conforme a sugestão do “Leitura e Atualidades”. Cada aluno deve postar uma mensagem de 70 palavras ou 6 linhas em cada post criado pelo professor.

Valor da atividade: 6 ano (2,0 pontos); 7 ano (2,0 pontos); 8 ano (2 pontos)


Há algumas regras fundamentais para o bom desenvolvimento de fóruns:

1) Títulos: Os títulos das mensagens devem ser curtos e objetivos. É de suma importância mantê-los quando se pretende responder a um comentário já postado. Tal procedimento facilita o acompanhamento da discussão, pois torna possível selecionar as mensagens relativas a um tópico dentro do fórum. Títulos novos devem ser usados em mensagens com tópicos novos. Essas orientações também devem ser passadas aos alunos.

2) Edição das mensagens: Para facilitar a compreensão, busque editar a mensagem de reposta a um comentário postado. Deve-se, assim, chamar a atenção para o texto que se deseja comentar e apagar o resto.


IMPORTANTE: Se o aluno somente copiar trechos do texto e não apresentar opiniões próprias, a atividade será zerada.


CONCLUSÃO

Os resultados do estudo demonstram que o fórum de discussão é considerado pela maioria dos respondentes um bom instrumento de avaliação, que muito pode colaborar para melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes, quando estes conhecem os critérios a serem levados em consideração durante o percurso da aprendizagem. Ele pode funcionar também como termômetro tanto para educadores como para educandos estarem revendo constantemente os próprios processos construtivos de conhecimentos. Além disso, por meio dos registros publicados nos fóruns a partir da relação dialógica entre os estudantes e tutores é possível identificar as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento dos temas e possibilitar as condições necessárias para o educador atuar no sentido de intervir, buscando encontrar saídas, situações didáticas que visem maximizar tais processos e favorecer situações que desloquem os estudantes para outros níveis de percepção e conhecimento em relação à realidade e formação da consciência.

As respostas dos participantes proporcionaram reflexão e constatação da opinião dos alunos a respeito dos temas abordados no “Leituras e Atualidades” por meio de fóruns de discussão.

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo