top of page

Gênero Textual: O que é?

Os gêneros textuais representam um conjunto de textos orais ou escritos que possuem características próprias, tais como estrutura, linguagem e temática.


Todos eles cumprem uma função comunicativa e social dentro de um determinado contexto.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os gêneros textuais são caracterizados mediante três elementos:

Conteúdo temático: relativo ao tema.
Construção composicional: relativo à estrutura.
Estilo: relativo à linguagem.

Os gêneros textuais classificam os textos de acordo com suas funções sociocomunicativas. Consideram, além da estrutura linguística, elementos extralinguísticos, como, por exemplo, a função social, o interlocutor e o contexto.


Todo texto, ou seja, toda forma de comunicação pertence a um gênero textual. Por isso mesmo são incontáveis: fábulas, contos, receitas, bilhetes, piadas, romances, bulas de remédio, mensagens telefônicas, postagens em redes sociais, artigos científicos etc.


Os gêneros textuais são estruturas flexíveis e mutáveis, adaptando-se a novos contextos comunicativos. Da mesma forma que alguns gêneros modificam-se e até desaparecem com o tempo, surgem outros novos, para suprir novas necessidades de expressão.


Relação entre Gêneros e Tipos Textuais

Além dos gêneros textuais, existe outra categoria de classificação dos textos: os tipos textuais.

A tipologia textual classifica os textos quanto à forma, isto é, como os seus elementos linguísticos estruturais (sintáticos, lexicais, sequenciais e composicionais) se organizam para que o texto cumpra com a sua função comunicativa.


Diferentemente dos gêneros, os tipos textuais são estruturas fixas, imutáveis. Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.


Já os gêneros textuais, por conta da sua flexibilidade, podem conter mais de um tipo textual, sendo um deles predominante. O gênero crônica, por exemplo, contém elementos dos tipos narrativo e argumentativo, mas é predominantemente narrativo.


Podemos afirmar, portanto, que enquanto os gêneros textuais estão mais ligados à concretude do processo comunicativo, a tipologia textual está mais relacionada ao aspecto teórico, mais formal da linguagem.


Fonte:

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-genero-textual/

https://www.significados.com.br/generos-textuais-o-que-sao-e-tipos/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page