top of page

Vocativo

Atualizado: 5 de mar. de 2023

O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.


Embora esteja incluso nos termos acessórios da oração, para muitos gramáticos ele não se classifica nessa categoria. Isso porque, para estes estudiosos, o vocativo não estabelece relação sintática com os outros termos como acontece com o aposto e os adjuntos adverbial e adnominal.


Formação do vocativo

O vocativo pode ser formado por:

Substantivo
Adjuntos adnominais
Pronome pessoal do caso reto

Vocativo e pontuação

Veja que a pontuação é essencial para indicar o vocativo, pois ela ajuda a definir a entonação na leitura. A vírgula é a mais usada para separar o vocativo, mas outras pontuações podem ser usadas, como visto nos exemplos acima (com exclamação, dois pontos ou reticências).

Sem pontuação, não é possível isolar o vocativo da oração, fazendo com que o enunciado fique ambíguo.

Heitor, meu amigo, é a pessoa indicada para te ajudar!

O termo entre vírgulas (“meu amigo”) é a pessoa com quem se fala, ou seja, o vocativo “meu amigo”. Heitor é a pessoa de quem se fala: “Heitor é a pessoa indicada para te ajudar!”.

Heitor, meu amigo é a pessoa indicada para te ajudar!

O vocativo isolado da oração é “Heitor”. Assim, fala-se ao Heitor sobre um amigo que pode ajudar: “Meu amigo é a pessoa indicada para te ajudar!”.


Fonte:

https://www.portugues.com.br/gramatica/vocativo.html

https://www.todamateria.com.br/vocativo/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page