top of page

(GÊNEROS TEXTUAIS) Ensaios

Atualizado: 5 de mar. de 2023

O ensaio como gênero textual abrange um texto de tipo opinativo. Nele, serão expostas ideias, críticas, impressões próprias e pessoais acerca de algum tema, podendo haver críticas ou elogios.


Servindo como forma de problematização referente a algumas questões, elas são geralmente focadas na opinião do autor. Em geral, demonstram conclusões pessoais e fundamentadas.


Por esse motivo o ensaio como gênero textual se diferencia dos demais. Isso porque ele exige maior aprofundamento sobre o assunto, a fim de constatar uma opinião final.


Dessa forma, o ensaio pode se caracterizar como uma “mistura de gêneros textuais”, abrangendo o discurso argumentativo, como também agregado ao expositivo; isso provoca o ato de ensaiar sobre algo.


Portanto, o ensaio será uma tratativa de reflexão subjetiva, de acordo com o ponto de vista do ensaísta, organizando um norte de ideias e estimulante a críticas.


Estrutura do ensaio

Tema: assunto abordado e problematizado no texto.


Título: palavra ou frase relacionada com o tema que será abordado. Desta forma, a relação entre título e tema em um ensaio é bastante próxima.


Corpo do Texto: relativa às análises, críticas e devaneios sobre o tema. Serão exploradas as impressões do ensaísta. Como em qualquer gênero textual, ele possuirá uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na introdução, premissas e perspectivas iniciais serão abordadas. No desenvolvimento, as reflexões e os argumentos serão a tona das perspectivas sobre o tema. Já na conclusão será a impressão final e pessoal sobre o tema a ser ensaiado.


Bibliografia: como em qualquer trabalho acadêmico, esta seção será utilizada para apresentação das referências utilizadas para elaborar o ensaio.


Ensaio como gênero textual e suas características

O ensaio como gênero textual apresenta algumas características pontuais, tais como:

Reflexões subjetivas sobre o tema;
Defesa de ideias;
Exposição de argumentos;
Texto coeso e conciso;
Ponto de vista pessoal;
Linguagem simplificada;
Criatividade e jogo de palavras;
Problematizações e provocações;
Texto crítico;
Abrange variados temas;

Dicas para se escrever um bom ensaio

Escrever algo de qualidade requer dedicação, estudo e formação de opinião por parte do ensaísta. Além disso, enumeramos alguns pontos que podem te ajudar no momento de fazer o seu:


A) Atenção à norma culta.

Faça uma revisão atenta de modo a corrigir quaisquer erros de ordem gramatical, ortográfica ou de sintaxe. A existência de algum equívoco pode levar à impressão de que o trabalho não seja de qualidade.


B) Seja criativo.

Pesquise se o tema que você quer escrever já não foi levantado por outro pesquisador. Caso haja trabalhos semelhantes, pense em outras formas de se analisar o mesmo fenômeno, contribuindo de forma mais expressiva para o debate.


C) Procure opiniões diversificadas para compor o seu texto.

Faça leituras alternativas sobre o tema escolhido. Uma maior diversidade de análises pode enriquecer as suas opiniões e prepará-lo para eventuais críticas ou questionamentos.


D) Familiarize-se a ler ensaios de outros escritores.

É importante acostumar-se com a escrita para textos acadêmicos como forma de se preparar para elaborar seus próprios ensaios tanto para aquisição de vocabulário técnico e quanto para compreensão da estrutura de exposição de argumentos.


E)Escolha uma instituição alinhada ao seu ensaio.

Caso queira submeter seu texto para um congresso ou revista, avalie se o gênero do conteúdo já foi publicado anteriormente nessas instituições e se seu trabalho "conversa" com a linha teórica defendida por elas. Do contrário, pode perder tempo enviando textos para seleções que provavelmente não irão publicá-los.


F) Aprender com seus erros.

Após uma avaliação negativa, faça novas tentativas para melhorar seu texto: reavalie a linguagem utilizada, verifique se análise estava clara o suficiente ou se há algo a ser corrigido de modo a expor melhor suas reflexões.


Fonte:

https://mystudybay.com.br/blog/ajuda-para-ensaio/?ref=1d10f08780852c55

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/ensaio

https://www.todoestudo.com.br/portugues/ensaio-como-genero-textual


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page