Classes Gramaticais - Pronome
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
Pronomes do caso reto
Os pronomes pessoais do caso reto funcionam como sujeito do enunciado em que estão inseridos, isto é, executam ou sofrem a ação do enunciado. Lembrando-se dos pronomes do caso reto da tabela anterior, observe os seguintes exemplos:
Nós combinamos de ir ao parque. (Sujeito + verbo + complemento)
Eu estava muito empolgado. (Sujeito + verbo + complemento)
Note que os sujeitos dos dois enunciados são pronomes pessoais, pois referem-se às pessoas do discurso (nos dois casos, à 1ª pessoa), e são do caso reto, pois exercem função de sujeito nos respectivos enunciados. Veja outros exemplos agora:
As flores desabrocharam ontem. (Sujeito + verbo + complemento)
Meu irmão e a vizinha dele foram ao mercado juntos. (Sujeito + verbo + complemento)
Dessa vez, os sujeitos dos dois enunciados não são pronomes pessoais do caso reto, pois “flores”, “irmão” e “vizinha” são substantivos. No entanto, podemos substituir esses substantivos pelos respectivos pronomes do caso reto:
Elas desabrocharam ontem. Eles foram ao mercado juntos.
Pronomes do caso oblíquo
Os pronomes do caso oblíquo funcionam como complemento do enunciado. Em alguns casos, devem vir acompanhados de preposição para que o enunciado tenha sentido. Nesses casos, são chamados de pronomes oblíquos tônicos. Caso não precisem estar acompanhados de preposição, são chamados de pronomes oblíquos átonos. Vamos observar os exemplos de cada um deles:
Pronomes oblíquos tônicos
Esse livro foi dedicado a vós. (Sujeito + verbo + complemento)
Os alunos vieram até mim. (Sujeito + verbo + complemento)
Elas falaram muito bem de nós. (Sujeito + verbo + complemento)
Nesses casos, “vós”, “mim” e “nós” assumiram função de complemento e vieram acompanhados de preposição (“a”, “até” e “de”, respectivamente), portanto, são pronomes oblíquos tônicos.
Ela foi comigo ao mercado. (Sujeito + verbo + complemento)
No exemplo, temos dois pronomes pessoais: “Ela”, que é do caso reto por tratar-se do sujeito do enunciado, e “mim” (com + mim = comigo), que é do caso oblíquo por tratar-se do complemento. Como precisa da preposição “com”, é um pronome oblíquo tônico.
Vale ressaltar que a preposição “com” sempre se junta aos pronomes, formando uma palavra só:
com + mim = comigo com + ti = contigo com + si = consigo (singular ou plural) com + nós = conosco com + vós = convosco
Os pronomes do caso reto, oblíquos e de tratamento são as categorias dos pronomes pessoais.
Pronomes oblíquos átonos
A plateia me ouviu cantar. (Sujeito + complemento + verbo)
Muita gente veio nos prestigiar. (Sujeito + verbo + complemento + verbo)
Nós lhes damos boas-vindas. (Sujeito + complemento + verbo + complemento)
Nesses casos, “me”, “nos” e “lhes” assumiram função de complemento, porém não precisaram vir acompanhados de preposição. Por isso, são pronomes oblíquos átonos.