top of page

[LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA] Catáfora

Atualizado: 5 de mar. de 2023

Para que o leitor de um texto consiga compreendê-lo como um todo, ou seja, o seu sentido e quais ideias estão sendo transmitidas, é necessário que ele seja coeso.


Esse é um fator fundamental em processos seletivos que exigem redação, como é o caso do Enem. A competência IV do Exame Nacional do Ensino Médio exige que o aluno saiba “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.


Dentro dessa competência, uma importante orientação é a de que o candidato saiba fazer retomadas. Os termos de retomada te ajudam a referenciar termos, pessoas, coisas, lugares e fatos à medida que o texto vai progredindo.


Assim, você mantém o leitor engajado e consciente do que está sendo abordado na redação e evita repetições.


Catáfora

A catáfora faz referência a algo que será apresentado posteriormente no enunciado

A mãe olhou-o e disse: Meu filho, não desista da vida.

Você pode perceber que o pronome oblíquo átono “o” fez referência a um outro termo apresentado posteriormente na frase, não é mesmo? Esse fenômeno é conhecido com catáfora e é utilizado para construir a relação de sentido entre frases e parágrafos. Por tratar-se de um fenômeno “transfrásico”, ou seja, um fenômeno que só é possível de ser realizado no plano do “discurso” ou do “texto”, é importante observar suas possibilidades de realização dentro da língua viva, daquela que é feita no discurso.


Termos Catafóricos

Elementos catafóricos têm função contrária à da anáfora. Usamos esse recurso quando o termo a que estamos nos referindo será introduzido no decorrer do texto. Dessa forma, a informação aparece depois do termo. Os elementos catafóricos podem ser os pronomes demonstrativos isto e esta, por exemplo.


“A catáfora é comumente usada para criar um efeito de surpresa. Quando se cria expectativa no leitor”.

A real situação é esta: estamos ansiosos pela vacina.

O pronome "esta" antecipa a informação que vem na sequência.

Fonte:

https://blog.imaginie.com.br/anafora-e-catafora/

https://escolakids.uol.com.br/portugues/catafora-um-mecanismo-coesivo.htm

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/como-usar-anafora-e-catafora-na-redacao/

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page