Para que o leitor de um texto consiga compreendê-lo como um todo, ou seja, o seu sentido e quais ideias estão sendo transmitidas, é necessário que ele seja coeso.
Esse é um fator fundamental em processos seletivos que exigem redação, como é o caso do Enem. A competência IV do Exame Nacional do Ensino Médio exige que o aluno saiba “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.
Dentro dessa competência, uma importante orientação é a de que o candidato saiba fazer retomadas. Os termos de retomada te ajudam a referenciar termos, pessoas, coisas, lugares e fatos à medida que o texto vai progredindo.
Assim, você mantém o leitor engajado e consciente do que está sendo abordado na redação e evita repetições.
Catáfora
A catáfora faz referência a algo que será apresentado posteriormente no enunciado
A mãe olhou-o e disse: Meu filho, não desista da vida.
Você pode perceber que o pronome oblíquo átono “o” fez referência a um outro termo apresentado posteriormente na frase, não é mesmo? Esse fenômeno é conhecido com catáfora e é utilizado para construir a relação de sentido entre frases e parágrafos. Por tratar-se de um fenômeno “transfrásico”, ou seja, um fenômeno que só é possível de ser realizado no plano do “discurso” ou do “texto”, é importante observar suas possibilidades de realização dentro da língua viva, daquela que é feita no discurso.
Termos Catafóricos
Elementos catafóricos têm função contrária à da anáfora. Usamos esse recurso quando o termo a que estamos nos referindo será introduzido no decorrer do texto. Dessa forma, a informação aparece depois do termo. Os elementos catafóricos podem ser os pronomes demonstrativos isto e esta, por exemplo.
“A catáfora é comumente usada para criar um efeito de surpresa. Quando se cria expectativa no leitor”.
A real situação é esta: estamos ansiosos pela vacina.
O pronome "esta" antecipa a informação que vem na sequência.
Fonte:
https://blog.imaginie.com.br/anafora-e-catafora/
https://escolakids.uol.com.br/portugues/catafora-um-mecanismo-coesivo.htm
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/como-usar-anafora-e-catafora-na-redacao/
Comentários