top of page

(GÊNEROS TEXTUAIS) Campanha Publicitária

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A campanha publicitária é um gênero textual que tem a função de apresentar determinado produto/marca para um amplo público, no intuito de atraí-lo a adquirir o objeto ofertado. Por ser um texto curto, mas com presença de caráter argumentativo, esse gênero amplia as possibilidades de expressão da língua e mescla o uso de linguagem verbal e não verbal.


Quando uma determinada marca pretende apresentar um novo ou já conhecido produto, o que faz com que um consumidor escolha por um e não outro produto? A qualidade pode ser uma das respostas, mas uma grande influenciadora de nossas escolhas de consumo é a publicidade da marca, ou seja, é a maneira como ela expressa, apresenta e vende seus produtos.


Nesse contexto, a campanha publicitária é o veículo pelo qual as marcas dialogam com um amplo público, apresentando seus produtos e/ou serviços, de modo criativo e instigante. A linguagem visual — com a exploração de cores, texturas, contrastes, luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos textos publicitários.


A linguagem verbal, embora tenha sua relevância no gênero, apresenta diferenças do seu uso mais comum, pois passa a ter um valor mais conotativo, de modo que todas as palavras, bem como a estrutura na qual elas estão organizadas, passam a ser mais simbólicas e expressivas, além de estarem à disposição do conteúdo que se deseja expressar.


Tipos de Campanhas Publicitárias

As campanhas publicitárias apresentam subgêneros em sua manifestação no mundo. Essas subdivisões determinam variações na forma como os textos são construídos. A princípio, existem duas grandes categorias nessa diferenciação: as campanhas em texto/imagem e os anúncios em vídeo.

Campanhas em texto/imagem

Esses tipos de campanhas enquadram todos os tipos de textos publicitários que apresentam uma forma “estática”, composta por elementos verbais e não verbais, ou seja, não se referem somente à escrita, mas principalmente à falta de movimento. Nessa categoria, enquadram-se outdoor, anúncios em margens de sites, cartazes e até posts em redes sociais.

Campanhas em vídeo

Esses tipos de campanhas enquadram os textos que apresentam alguma cena ou animação responsável por, por meio da figuração, representar um estado de espírito, ilustrar uma vantagem, apresentar uma transformação ou explorar circunstâncias do cotidiano com outra perspectiva, para, assim, conseguir convencer os consumidores de que aquele produto ou marca é o melhor. Nesse sentido podem ocorrer diálogos, músicas, danças e outras linguagens artísticas como elementos da linguagem.


Por que as campanhas publicitárias são importantes?

Eles ajudam as empresas a crescer. Sem publicidade, você não pode contar ao mundo sobre seu produto fantástico, promover seus serviços, encontrar clientes e expandir seu alcance.


As campanhas publicitárias podem ajudá-lo a revelar as melhores estratégias e as táticas mais eficazes para o seu negócio. A cada nova campanha, você se tornará mais experiente, obterá informações valiosas sobre seu público, descobrirá suas desvantagens e identificará as áreas de melhoria.


Objetivos das campanhas publicitárias

Você pode alcançar vários objetivos de negócios com uma campanha publicitária bem planejada.


Eles incluem:

introdução de um novo produto;
conquista de novos clientes;
aumentar a notoriedade da marca;
comunicar sua proposta de valor exclusiva;
incentivar os usuários a mudar de marca;
motivar os leads a fazer sua primeira compra;
trazer clientes de volta para sua empresa;
educar leads;
impulsionar as vendas;
melhorando o reconhecimento da marca.

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm

https://sendpulse.com/br/support/glossary/advertising-campaign

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page