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PAAEB - 9º ano EF II

Público·1 membro

D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos - 9 ano

Hoje, vamos mergulhar em um aspecto fascinante da nossa língua: como pequenos detalhes na escrita e na estrutura das palavras podem mudar completamente o sentido de uma frase ou de um texto inteiro. Vamos trabalhar o descritor D19: Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.


O que são recursos ortográficos e morfossintáticos?

  • Recursos ortográficos: São elementos da escrita, como o uso de maiúsculas, minúsculas, itálico, negrito, aspas, travessão, entre outros. Eles dão ênfase, indicam citação, destacam palavras estrangeiras, etc.

  • Recursos morfossintáticos: Dizem respeito à forma das palavras (morfologia) e à forma como elas se combinam nas frases (sintaxe). Incluem:

  • Prefixos e sufixos: Elementos que acrescentamos no início ou no final das palavras para mudar seus significados (ex: infeliz, livraria).

  • Flexões verbais: Variações nos verbos que indicam tempo, modo, pessoa e número (ex: canto, cantava, cantaremos).

  • Ordem das palavras na frase: A posição das palavras pode enfatizar diferentes partes da mensagem (ex: "O livro eu li ontem" vs. "Eu li o livro ontem").

  • Concordância nominal e verbal: A harmonia entre as palavras (ex: "As meninas estudiosas" e não "As menina estudiosa").


Por que isso é importante?

Dominar esses recursos nos ajuda a:

  • Compreender melhor os textos: Perceber as nuances e intenções do autor.

  • Escrever melhor: Expressar nossas ideias com mais precisão e clareza.

  • Interpretar diferentes gêneros textuais: Entender como a linguagem funciona em poemas, notícias, propagandas, etc.


  1. Ênfase:

  • "Ele é um ótimo aluno." (O itálico intensifica a qualidade do aluno.)

  • "Que absurdo!" (O ponto de exclamação expressa surpresa ou indignação.)

  1. Formação de palavras:

  • "Feliz" vs. "Infeliz" (O prefixo in muda o sentido para o oposto.)

  • "Livro" vs. "Livraria" (O sufixo aria indica lugar onde se vendem livros.)

  1. Flexão verbal:

  • "Eu estudo português." (Presente – ação habitual.)

  • "Eu estudei português." (Passado – ação concluída.)

  1. Ordem das palavras:

  • "Comprei um livro interessante." (Ordem direta – ênfase no livro.)

  • "Interessante livro comprei." (Ordem inversa – ênfase na qualidade do livro.)

  1. Concordância:

  • "Os alunos aplicados foram aprovados." (Concordância correta.)

  • "Os aluno aplicado foi aprovado." (Concordância incorreta – erro gramatica)


Como vimos, os recursos ortográficos e morfossintáticos são ferramentas poderosas na construção de sentido. Ao dominá-los, nos tornamos leitores e escritores mais competentes. Fiquem ligados, pois continuaremos explorando esses conceitos em nossas próximas aulas!


Para complementar seus estudos:

i. Revisem as classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo, etc.).
ii. Consultem dicionários para entender a formação das palavras.
iii. Leiam diferentes tipos de textos e observem como os autores utilizam esses recursos.

PRATIQUE!


Um Desentendido no Café

Era uma manhã ensolarada quando Clara entrou no café da esquina para tomar seu café matinal. Ao aproximar-se do balcão, leu no cardápio:

"Especial do dia: bolo de chocolate. Apenas 5 reais!"

Animada com o preço e a simplicidade, Clara fez o pedido:

– Um especial do dia, por favor!

Quando o prato chegou, veio uma fatia de bolo coberta com chantilly e cerejas. Clara, surpresa, comentou:

– Eu pedi o bolo de chocolate... mas não queria chantilly e cerejas.

A atendente sorriu e respondeu:

– Mas é assim que fazemos o especial do dia.

Clara rebateu:

– No cardápio não estava escrito nada sobre chantilly ou cerejas.

A atendente explicou:

– Ah, entendo. O problema é que a descrição foi muito resumida. Faltaram detalhes, como: "Bolo de chocolate, decorado com chantilly e cerejas."

Clara riu:

– Realmente, agora tudo faz sentido. A escrita muda tudo!

Enquanto comia, Clara refletiu sobre como uma vírgula ou uma palavra extra poderiam evitar confusões.


Questão 1.  confusão no texto ocorreu por causa de:

a) Um erro na receita do bolo.

b) A falta de clareza na descrição do cardápio.

c) O descuido da atendente ao anotar o pedido.

d) A insatisfação de Clara com o sabor do bolo.


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