D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. O descritor D20 se refere à habilidade de reconhecer diferentes formas de tratar uma informação ao comparar textos que falam sobre o mesmo tema, considerando o contexto de produção e recepção. Esse contexto inclui fatores como o público-alvo, o objetivo do autor e o meio em que o texto foi publicado.
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. O descritor D21 aborda a habilidade de reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões sobre o mesmo fato ou tema. Ele incentiva os alunos a identificar e diferenciar pontos de vista e argumentos, uma habilidade chave para a leitura crítica.
Vamos explorar juntos esses conceitos de maneira prática e clara.
O descritor D20 trata da habilidade de reconhecer diferentes formas de tratar uma informação ao comparar textos que abordam o mesmo tema. Para isso, é necessário levar em consideração o contexto de produção e recepção desses textos. O contexto de produção está relacionado às condições em que o texto foi criado, como o público-alvo, o objetivo do autor e o meio em que o texto foi publicado.
Por exemplo, um artigo científico sobre mudanças climáticas pode trazer dados técnicos e análises aprofundadas, enquanto uma reportagem em um site de notícias pode simplificar a linguagem e focar em exemplos do dia a dia para atrair leitores comuns. Ambos os textos falam sobre o mesmo tema, mas o tratamento da informação será diferente por causa de seus objetivos e públicos-alvo.
O contexto de recepção, por outro lado, considera como o leitor interage com o texto: suas expectativas, conhecimentos prévios e a forma como o texto é apresentado influenciam a interpretação. Assim, ao comparar textos, devemos observar como essas condições moldam o conteúdo e o estilo de cada um.
Fatores que influenciam o tratamento da informação
Público-alvo
Para quem o texto foi escrito? (crianças, adolescentes, adultos, especialistas)
Impacta a linguagem, estilo e nível de detalhe.
Objetivo do autor
Informar, persuadir, entreter ou ensinar.
Define a estrutura e abordagem.
Meio de publicação
Texto em um livro, jornal, blog, redes sociais.
Cada meio demanda uma linguagem específica.
Contexto de produção e recepção
Quando e onde foi escrito? Qual o contexto histórico e social?
Como esse contexto influencia o entendimento do leitor?
Como aplicar na prática
Identifique o tema central dos textos.
Analise o público-alvo de cada texto.
Verifique o objetivo do autor em cada texto.
Observe o meio de publicação.
Compare a linguagem e o estilo.
Considere o contexto de produção e recepção.
Por que essa habilidade é importante?
Promove a leitura crítica.
Ajuda a compreender perspectivas diversas sobre um mesmo tema.
Desenvolve a capacidade de interpretar textos em diferentes contextos.
EXERCÍCIOS | SIMULADO
O descritor D21, por sua vez, nos ajuda a reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões sobre o mesmo fato ou tema. Isso é essencial para desenvolver uma leitura crítica, pois vivemos em um mundo repleto de informações e opiniões variadas. Ao identificar diferentes pontos de vista, conseguimos compreender melhor os argumentos apresentados e avaliar suas bases.
Por exemplo, em um debate sobre o uso de tecnologia nas escolas, um texto pode defender que ela é essencial para modernizar o ensino, enquanto outro pode criticar sua aplicação excessiva, argumentando que pode prejudicar o aprendizado tradicional.
Ambos os textos discutem o mesmo tema, mas apresentam opiniões diferentes. A habilidade de reconhecer essas diferenças ajuda vocês a formarem suas próprias opiniões de forma embasada e a participarem de discussões de maneira mais informada e consciente.
Por que essa habilidade é importante?
Compreensão da complexidade: Reconhecer que assuntos podem ter várias perspectivas.
Formação de opinião: Construir um ponto de vista embasado em diferentes perspectivas.
Resistência à manipulação: Evitar influências tendenciosas ou incompletas.
Debates construtivos: Argumentar respeitosamente e considerar outras visões.
Como aplicar ?
Leia atentamente: Identifique o tema central do texto.
Anote as opiniões: Observe os pontos de vista diferentes.
Analise a relação: Compare os argumentos, observando similaridades e oposições.
EXERCÍCIOS | SIMULADO
Portanto, ao estudarmos os descritores D20 e D21, estamos aprendendo a lidar com a complexidade dos textos e das opiniões que encontramos no nosso cotidiano. Reconhecer as diferenças no tratamento da informação e nas opiniões nos torna leitores mais atentos, críticos e preparados para compreender as múltiplas perspectivas que o mundo nos oferece.
Vamos praticar essas habilidades com exemplos e exercícios que mostrarão como esses conceitos aparecem em diferentes situações do nosso dia a dia.
Aula 2 - Implicações do Suporte, VOLTAR (INÍCIO) Aula 4 - Coerência e Coesão