De acordo com o filósofo chinês Lao-Tsé, "Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias". Embora seja incomum pessoas que estejam 100% atualizadas sobre tudo do Brazil, é de suma importância que ao fazer uma redação do ENEM precisamos estar cientes do cotidiano do nosso país, visto que nas redações o tema principal sempre será assuntos culturais, sociais, políticos ou econômicos Brasileiros. Em resumo, podemos citar 2 pontos principais para a atualização, sendo elas: fontes confiáveis de atualização e o interesse de busca do assunto.
Antes de estudar sobre as notícias recentes do Brasil, é necessário verificar as fontes em que estas informações estão, já que atualmente é comum encontrarmos mentiras e fake News em qualquer site existente. Conforme o escritor Luís Fernando, "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data", essa afirmação mostra como até mesmo notícias podem contar mentiras indesejáveis ao leitor. Portanto, a primeira coisa a se fazer antes de se preocupar com as notícias recentes do país é verificar se a fonte é confiável e benéfica ao visionário.
Frequentemente, a maior dificuldade dos estudantes é manter o interesse no estudo, ao compreender mais sobre a necessidade da atualização diária para o ENEM, o aluno deverá possuir maneiras de se interessar na leitura de notícias e manchetes, para isso é recomendada a utilização de meios de interesse próprio, tais como redes sociais, livros, notícias, entre outros tópicos (lembrando de sempre estar dentro dos meios confiáveis). De acordo com o escritor Pedro Bial, "Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia...", o repórter deixa explicito que o problema é a falta de interesse, e não o conteúdo nele abordado. Por conseguinte, devemos lembrar que os benefícios obtidos serão não só para o ENEM, como em toda formação acadêmica.
Portanto, o interesse da busca é em locais confiáveis com certeza irá melhorar significativamente sua maneira de desenvolver redações.