(GÊNEROS TEXTUAIS) Textos Informativos
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta.
Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações. Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa.
Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
Características do texto informativo
A) É escrito em prosa, sendo utilizada a 3.ª pessoa do discurso.
B) Fornece informações verdadeiras e objetivas sobre um determinado tema.
C) Utiliza o sentido denotativo da linguagem, para informar o receptor da mensagem de forma clara e direta.
D) Não utiliza figuras de linguagem nem o sentido conotativo das palavras, de modo a evitar ambiguidade e diversidade de interpretações.
E) Não expressa opiniões pessoais nem reflete possíveis indagações do autor.
F) Assume um caráter prático e utilitário.
G) Apresenta citações, fontes, dados e pesquisas, de forma a provar a sua credibilidade.
Estrutura do texto informativo
Tal como outros Gêneros Textuais, o texto informativo é constituído por:
Introdução: momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor).
Desenvolvimento: parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema.
Conclusão: encerramento do texto com exposição da ideia central.
Exemplos de textos informativos
Encontramos o texto informativo em diversos lugares, como livros didáticos, enciclopédias, artigos de revistas, notícias e reportagens de jornais. Abaixo, seguem alguns exemplos com maior detalhe:
Notícias
Notícias informativas são ótimos exemplos desse modelo de texto, pois são capazes de sintetizar um conjunto de fatos importantes de maneira clara. No jornalismo, a notícia aparece como a forma de transmissão mais objetiva.
Verbete de dicionário
Verbetes de dicionário são ótimos exemplos de textos informativos, pois sintetizam ao máximo a descrição de um objeto ou fenômeno.
Compreensão de textos informativos
Existem diversas estratégias de leitura de textos informativos, de modo a bem reter e compreender a maior quantidade de informação possível.
Diversos autores defendem a necessidade de várias leituras, afirmando que apenas uma leitura nunca é suficiente. Nas diversas leituras, é importante:
identificar a ideia principal do texto;
identificar as ideias secundárias do texto;