top of page

(GÊNEROS TEXTUAIS) Textos Informativos

O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta.


Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações. Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa.


Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.


Características do texto informativo

A) É escrito em prosa, sendo utilizada a 3.ª pessoa do discurso.
B) Fornece informações verdadeiras e objetivas sobre um determinado tema.
C) Utiliza o sentido denotativo da linguagem, para informar o receptor da mensagem de forma clara e direta.
D) Não utiliza figuras de linguagem nem o sentido conotativo das palavras, de modo a evitar ambiguidade e diversidade de interpretações.
E) Não expressa opiniões pessoais nem reflete possíveis indagações do autor.
F) Assume um caráter prático e utilitário.
G) Apresenta citações, fontes, dados e pesquisas, de forma a provar a sua credibilidade.

Estrutura do texto informativo

Tal como outros Gêneros Textuais, o texto informativo é constituído por:

Introdução: momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor).
Desenvolvimento: parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema.
Conclusão: encerramento do texto com exposição da ideia central.

Exemplos de textos informativos

Encontramos o texto informativo em diversos lugares, como livros didáticos, enciclopédias, artigos de revistas, notícias e reportagens de jornais. Abaixo, seguem alguns exemplos com maior detalhe:


Notícias

Notícias informativas são ótimos exemplos desse modelo de texto, pois são capazes de sintetizar um conjunto de fatos importantes de maneira clara. No jornalismo, a notícia aparece como a forma de transmissão mais objetiva.

Verbete de dicionário

Verbetes de dicionário são ótimos exemplos de textos informativos, pois sintetizam ao máximo a descrição de um objeto ou fenômeno.

Compreensão de textos informativos

Existem diversas estratégias de leitura de textos informativos, de modo a bem reter e compreender a maior quantidade de informação possível.


Diversos autores defendem a necessidade de várias leituras, afirmando que apenas uma leitura nunca é suficiente. Nas diversas leituras, é importante:

identificar a ideia principal do texto;
identificar as ideias secundárias do texto;
identificar detalhes e curiosidades;
interpretar informação proveniente de diagramas, ilustrações, tabelas,...;
tomar notas, sublinhar conteúdos, realizar esquemas,...

Em alguns casos, é também essencial que antes da leitura se faça uma reflexão ou uma discussão sobre o tema, para averiguar os conhecimentos prévios existentes.


Fonte:

https://mystudybay.com.br/blog/texto-informativo/?ref=1d10f08780852c55

https://www.todamateria.com.br/texto-informativo/

https://www.normaculta.com.br/texto-informativo/



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page