Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
- Nelson Junior
- há 2 horas
- 2 min de leitura

O Sistema de avaliação da educação básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a educação básica do país e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos.
O Saeb é composto por três avaliações externas:
ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica
ANRESC (Prova Brasil) - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar
ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização.
Instrumentos das avaliações
Cada uma das avaliações do Saeb envolve dois tipos de instrumentos:
A) Testes de desempenho, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos/séries avaliados.
B) Questionários contextuais, a serem aplicados aos alunos, professores e diretores, além do questionário da escola.
Na Aneb e na Anresc/Prova Brasil são aplicadas provas nas áreas de língua portuguesa e Matemática. Cada prova contém 2 blocos de cada área do conhecimento.
Os resultados das provas são apresentados em intervalos de proficiência. Cada escola recebe a distribuição dos seus alunos por intervalo e é capaz de identificar quais habilidades os alunos provavelmente dominam e quais ainda precisam desenvolver. Estas informações podem servir para que o professor desenvolva atividades que possam auxiliar na aquisição das habilidades necessárias.
Portaria estabelece diretrizes para novo Saeb
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta segunda-feira, 11 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 10, de 8 de janeiro de 2021, que estabelece parâmetros e diretrizes gerais para implementação do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no âmbito da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.
De acordo com a portaria, o Saeb passará por ajustes técnico-pedagógicos com o intuito de implementar os avanços da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o novo Ensino Médio.
Saeb – A prova do Saeb, que era feita a cada dois anos, passará a ser anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. Pelo modelo anterior, apenas estudantes de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio participavam da avaliação. Além disso, todos os alunos, das redes públicas e privadas, serão avaliados. Com a ampliação das provas, a ideia é ter informações mais precisas e por escola, e com isso fazer intervenções pedagógicas em um menor espaço de tempo.
HABILIDADES DA MATRIZ DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fonte: Instruções Para Aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em: https://download.inep.gov.br/imprensa/2015/cartilha_saeb2015.pdf.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/saeb/portaria-estabelece-diretrizes-para-o-novo-saeb.
