Planejando uma Carta de Reclamação [MATERIAL DE APOIO]


Peça para os alunos observarem a imagem e faça a pergunta presente no título do slide. Deixe que falem livremente sobre as experiências que carregam sobre planejamento de viagens.

Em seguida, pergunte aos alunos para que as pessoas planejam uma viagem. Os alunos podem dizer que o planejamento de uma viagem permite que não falte nada, que as pessoas possam prever quando viajar, a duração, os gastos, os lugares a visitar, a hospedagem, as providências a tomar como compra de passagem ou manutenção do carro, reserva de hotel, etc. Ou seja, com o planejamento, as pessoas podem atingir seus objetivos da melhor forma possível. Deixe os alunos irem citando os tópicos que acham que não podem faltar no planejamento de uma viagem.

Essa introdução permitirá a você comparar o planejamento de uma viagem com o planejamento de um texto. Espera-se que compreendam que, com o planejamento da viagem, a pessoa evita esquecer tópicos importantes, evita imprevistos e consegue atingir seus objetivos controlando possíveis problemas. Do mesmo modo, o planejamento de um texto permite que o escritor consiga direcionar sua produção sem esquecer informações importantes e atinge os objetivos pretendidos.



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo