[WORKSHOP] 1ª (5º ao 7º EF) Procedimentos de leitura + coerência textual

📌 ORIENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA O FÓRUM
Categoria: 1ª (5º ao 7º ano do Ensino Fundamental)
Tema da proposta: Leitura com foco em procedimentos de leitura e coerência textual
🎯 Objetivo da atividade
Propor uma atividade de leitura que desenvolva nos alunos:
a habilidade de localizar informações explícitas e implícitas no texto;
a capacidade de inferir sentidos com base no contexto;
o reconhecimento e análise da coerência textual.
📝 Instruções para a publicação no fórum:
Escolha um texto curto e adequado à faixa etária, como uma fábula, crônica, quadrinho, bilhete, notícia ou trecho narrativo.
O texto deve apresentar unidade de sentido, com elementos que favoreçam a análise de coerência (ex: relações entre início, meio e fim; encadeamento lógico de ideias; informações que se conectam).
Desenvolva de 3 a 5 perguntas contextualizadas, que explorem:
Procedimentos de leitura: localização de informações, inferência, antecipação de sentido, checagem de hipóteses.
Coerência textual: relação entre ideias, causa e consequência, progressão temática, contradições no texto, etc.
Inclua um objetivo pedagógico claro no início da atividade e um breve comentário final que destaque como a atividade desenvolve as habilidades de leitura.
Publique no fórum no seguinte formato:
Título da atividade
Objetivo
Texto escolhido (copiado ou linkado, com os devidos créditos)
Perguntas de compreensão e análise
Comentário pedagógico final
✔️ Critérios de avaliação da atividade no fórum:
Clareza do objetivo e pertinência do texto escolhido;
Qualidade das perguntas em relação aos descritores de leitura e à coerência textual;
Nível de contextualização e adequação à faixa etária;
Potencial da atividade para desenvolver a competência leitora.