Hoje, vamos mergulhar em um aspecto fascinante da nossa língua: como pequenos detalhes na escrita e na estrutura das palavras podem mudar completamente o sentido de uma frase ou de um texto inteiro. Vamos trabalhar o descritor D19: Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
O que são recursos ortográficos e morfossintáticos?
Recursos ortográficos: São elementos da escrita, como o uso de maiúsculas, minúsculas, itálico, negrito, aspas, travessão, entre outros. Eles dão ênfase, indicam citação, destacam palavras estrangeiras, etc.
Recursos morfossintáticos: Dizem respeito à forma das palavras (morfologia) e à forma como elas se combinam nas frases (sintaxe). Incluem:
Prefixos e sufixos: Elementos que acrescentamos no início ou no final das palavras para mudar seus significados (ex: infeliz, livraria).
Flexões verbais: Variações nos verbos que indicam tempo, modo, pessoa e número (ex: canto, cantava, cantaremos).
Ordem das palavras na frase: A posição das palavras pode enfatizar diferentes partes da mensagem (ex: "O livro eu li ontem" vs. "Eu li o livro ontem").
Concordância nominal e verbal: A harmonia entre as palavras (ex: "As meninas estudiosas" e não "As menina estudiosa").
Por que isso é importante?
Dominar esses recursos nos ajuda a:
Compreender melhor os textos: Perceber as nuances e intenções do autor.
Escrever melhor: Expressar nossas ideias com mais precisão e clareza.
Interpretar diferentes gêneros textuais: Entender como a linguagem funciona em poemas, notícias, propagandas, etc.
Ênfase:
"Ele é um ótimo aluno." (O itálico intensifica a qualidade do aluno.)
"Que absurdo!" (O ponto de exclamação expressa surpresa ou indignação.)
Formação de palavras:
"Feliz" vs. "Infeliz" (O prefixo in muda o sentido para o oposto.)
"Livro" vs. "Livraria" (O sufixo aria indica lugar onde se vendem livros.)
Flexão verbal:
"Eu estudo português." (Presente – ação habitual.)
"Eu estudei português." (Passado – ação concluída.)
Ordem das palavras:
"Comprei um livro interessante." (Ordem direta – ênfase no livro.)
"Interessante livro comprei." (Ordem inversa – ênfase na qualidade do livro.)
Concordância:
"Os alunos aplicados foram aprovados." (Concordância correta.)
"Os aluno aplicado foi aprovado." (Concordância incorreta – erro gramatica)
Como vimos, os recursos ortográficos e morfossintáticos são ferramentas poderosas na construção de sentido. Ao dominá-los, nos tornamos leitores e escritores mais competentes. Fiquem ligados, pois continuaremos explorando esses conceitos em nossas próximas aulas!
Para complementar seus estudos:
i. Revisem as classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo, etc.).
ii. Consultem dicionários para entender a formação das palavras.
iii. Leiam diferentes tipos de textos e observem como os autores utilizam esses recursos.
PRATIQUE!
Um Desentendido no Café
Era uma manhã ensolarada quando Clara entrou no café da esquina para tomar seu café matinal. Ao aproximar-se do balcão, leu no cardápio:
"Especial do dia: bolo de chocolate. Apenas 5 reais!"
Animada com o preço e a simplicidade, Clara fez o pedido:
– Um especial do dia, por favor!
Quando o prato chegou, veio uma fatia de bolo coberta com chantilly e cerejas. Clara, surpresa, comentou:
– Eu pedi o bolo de chocolate... mas não queria chantilly e cerejas.
A atendente sorriu e respondeu:
– Mas é assim que fazemos o especial do dia.
Clara rebateu:
– No cardápio não estava escrito nada sobre chantilly ou cerejas.
A atendente explicou:
– Ah, entendo. O problema é que a descrição foi muito resumida. Faltaram detalhes, como: "Bolo de chocolate, decorado com chantilly e cerejas."
Clara riu:
– Realmente, agora tudo faz sentido. A escrita muda tudo!
Enquanto comia, Clara refletiu sobre como uma vírgula ou uma palavra extra poderiam evitar confusões.
Questão 1. confusão no texto ocorreu por causa de:
a) Um erro na receita do bolo.
b) A falta de clareza na descrição do cardápio.
c) O descuido da atendente ao anotar o pedido.
d) A insatisfação de Clara com o sabor do bolo.