Sejam bem-vindos a mais uma aula preparatória. Hoje, vamos aprender a identificar a finalidade de diferentes tipos de textos, uma habilidade fundamental para a compreensão textual representada pelo Descritor D12. Compreender a intenção do autor é como descobrir a "chave" que abre as portas para a interpretação completa do texto.
O que significa "Identificar a Finalidade de Textos de Diferentes Gêneros"?
O Descritor D12 avalia a capacidade de vocês em reconhecer o objetivo principal de um texto. Cada gênero textual possui uma finalidade específica, ou seja, uma intenção comunicativa. Alguns exemplos:
Notícia: Informar sobre um acontecimento.
Artigo de opinião: Apresentar um ponto de vista sobre um tema.
Propaganda: Persuadir o leitor a consumir um produto ou serviço.
Manual de instruções: Instruir o leitor sobre como realizar uma tarefa.
Receita culinária: Ensinar a preparar um prato.
Poema: Expressar sentimentos e emoções.
Crônica: Relatar e comentar fatos do cotidiano com uma linguagem leve e, por vezes, humorística.
Carta pessoal: Comunicar-se com um destinatário específico, geralmente expressando sentimentos ou relatando acontecimentos.
Por que é importante identificar a finalidade de um texto?
Compreensão Profunda: Entender a finalidade nos ajuda a interpretar o texto de forma mais completa e precisa.
Leitura Crítica: Permite analisar a mensagem com um olhar mais crítico, identificando possíveis intenções implícitas.
Interpretação Contextualizada: Ajuda a situar o texto em seu contexto social e cultural.
Desenvolvimento da Competência Leitora: Contribui para a formação de leitores mais proficientes e conscientes.
Como Identificar a Finalidade de um Texto na Prática?
Aqui estão algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:
Identifique o Gênero Textual: Reconhecer o gênero (notícia, poema, propaganda, etc.) já nos dá uma pista sobre sua finalidade.
Analise o Suporte: Onde o texto foi publicado? (Jornal, revista, internet, livro, etc.) O suporte também influencia a finalidade.
Observe a Linguagem: A linguagem utilizada (formal, informal, objetiva, subjetiva) revela a intenção do autor.
Considere o Público-Alvo: Para quem o texto foi escrito? O público-alvo influencia a forma como a mensagem é transmitida.
Pergunte-se: Qual a intenção principal do autor ao produzir esse texto? O que ele quer que o leitor faça ou pense?
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros é uma habilidade fundamental para a compreensão textual. Ao dominar essa competência, vocês se tornarão leitores mais críticos e proficientes, capazes de interpretar as mensagens com mais clareza e discernimento.
PRATIQUE!
EVA FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
Questão 1. A finalidade do texto é
a) apresentar dados sobre vendas de livros.
b) divulgar os livros de uma autora.
c) informar sobre a vida de uma autora.
d) instruir sobre o manuseio de livros.