Hoje vamos embarcar em uma aventura no mundo da comunicação e aprender a identificar quem está falando e para quem a mensagem é direcionada. Essa habilidade é muito importante para entendermos melhor os textos e as intenções de quem os escreve. Estamos falando do descritor D10, que nos ajuda a "Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto".
O que é Locutor e Interlocutor?
Imagine uma conversa entre dois amigos. Um deles está falando, contando uma história, por exemplo. Essa pessoa é o locutor, ou seja, quem emite a mensagem, quem fala ou escreve. O outro amigo está ouvindo atentamente. Ele é o interlocutor, a pessoa que recebe a mensagem, para quem a mensagem é direcionada.
Nos textos, funciona da mesma forma. O autor do texto é o locutor, e os leitores são os interlocutores.
Marcas Linguísticas: As Pistas da Comunicação
Mas como podemos identificar quem é o locutor e o interlocutor em um texto? Através das marcas linguísticas, que são como pistas que o texto nos dá. Essas pistas podem ser:
Variações Linguísticas: A língua portuguesa é muito rica e possui diversas variações. Podemos usar uma linguagem mais formal, como em um livro didático ou um documento oficial, ou uma linguagem mais informal, como em uma conversa com amigos ou em uma mensagem de celular.
Exemplo de linguagem formal: "Solicito a vossa senhoria a gentileza de comparecer à reunião."
Exemplo de linguagem informal: "E aí, beleza? Bora pra reunião?"
A escolha da variação linguística nos ajuda a identificar o contexto da comunicação e, consequentemente, quem são o locutor e o interlocutor.
Expressões e Gírias: As expressões e gírias também são marcas importantes. Elas podem indicar a região de onde o locutor é, a sua idade ou o grupo social ao qual pertence.
Exemplo: A gíria "massa" para se referir a algo legal é mais comum entre jovens.
Pronomes de Tratamento: O uso de pronomes como "você", "senhor", "senhora", "vossa excelência" também nos dá pistas sobre a relação entre locutor e interlocutor.
Exemplo: Usamos "senhor" e "senhora" para nos referirmos a pessoas mais velhas ou em situações mais formais.
Vocativos: Os vocativos são palavras ou expressões usadas para chamar a atenção do interlocutor.
Exemplo: "Olá, pessoal!", "Queridos alunos", "Meu amigo".
Vamos analisar alguns exemplos para ficar mais claro:
Exemplo 1:
"Prezado cliente, informamos que sua fatura vence no próximo dia 10. Atenciosamente, a Equipe da Empresa X."
Locutor: A Equipe da Empresa X (linguagem formal, indicando uma comunicação entre empresa e cliente).
Interlocutor: O cliente (uso de "prezado cliente" e linguagem formal direcionam a mensagem para o cliente).
Exemplo 2:
"E aí, galera! Partiu cinema hoje? Me avisem se topam! Abraço!"
Locutor: Um jovem (linguagem informal, uso de gírias como "galera" e "topam").
Interlocutor: Um grupo de amigos (a saudação "galera" e a informalidade indicam uma conversa entre amigos).
Entender quem fala e para quem se destina a mensagem é fundamental para a interpretação de textos. As marcas linguísticas são as nossas ferramentas para desvendar esses segredos da comunicação. Com a prática, vocês ficarão cada vez mais craques nessa habilidade!
PRATIQUE!
A Descoberta do Novo Planeta
Na noite de ontem, o Observatório Astronômico do Sertão (OAS), localizado no interior da Bahia, fez um anúncio que ecoou pelo mundo da ciência: a descoberta de um novo planeta, batizado provisoriamente de "Amanhecer". A descoberta foi possível graças ao telescópio de última geração "Estrela Guia", que permitiu aos astrônomos captar imagens e dados inéditos do corpo celeste.
"É um momento de imensa alegria para toda a equipe do OAS", declarou o Dr. Ricardo Alves, coordenador da pesquisa. "Amanhecer apresenta características únicas, que o diferenciam de todos os outros planetas já catalogados. Sua atmosfera, por exemplo, parece conter uma combinação de gases nunca antes observada."
A descoberta gerou grande entusiasmo na comunidade científica internacional. Astrônomos de diversas partes do mundo parabenizaram a equipe do OAS e demonstraram interesse em colaborar com as futuras pesquisas. A NASA, agência espacial americana, emitiu uma nota oficial parabenizando o Brasil pela descoberta e manifestando interesse em futuras parcerias.
"Essa descoberta representa um marco para a astronomia brasileira", afirmou o Ministro da Ciência e Tecnologia, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje. "Investir em ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. O trabalho realizado pelo OAS é um exemplo do potencial que temos quando apostamos no conhecimento."
A equipe do OAS continuará monitorando "Amanhecer" nos próximos meses, buscando coletar mais informações sobre sua composição, órbita e potencial para abrigar vida. A expectativa é que a descoberta traga novas perspectivas para a compreensão do universo e abra caminhos para futuras explorações espaciais.
Questão 1. Com base no texto "A Descoberta do Novo Planeta", assinale a alternativa que identifica corretamente o locutor e o interlocutor em um trecho específico:
a) No trecho "É um momento de imensa alegria para toda a equipe do OAS", o locutor é o Ministro da Ciência e Tecnologia e o interlocutor é a comunidade científica internacional.
b) No trecho "Investir em ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do nosso país", o locutor é o Dr. Ricardo Alves e o interlocutor é a equipe do OAS.
c) No trecho "Essa descoberta representa um marco para a astronomia brasileira", o locutor é o Ministro da Ciência e Tecnologia e o interlocutor é o público em geral, incluindo a imprensa.
d) No trecho "Amanhecer apresenta características únicas, que o diferenciam de todos os outros planetas já catalogados", o locutor é a NASA e o interlocutor são os astrônomos de diversas partes do mundo.