Hoje, vamos mergulhar em uma habilidade fundamental para qualquer prova, especialmente o ENEM: a localização de informações explícitas em um texto. Parece simples, e de fato é, desde que você conheça as estratégias corretas.
O que são informações explícitas?
Informações explícitas são aquelas que estão “escancaradas” no texto. Não exigem interpretação profunda, deduções complexas ou conhecimento prévio sobre o assunto. A resposta para a pergunta está ali, na superfície do texto, de forma clara e objetiva. É como encontrar uma agulha no palheiro quando alguém já colocou um ímã potente lá dentro.
Por que essa habilidade é importante?
Dominar a localização de informações explícitas é crucial por vários motivos:
Fundamento para outras habilidades: Compreender o que está explícito é o primeiro passo para inferir o que está implícito, interpretar o texto como um todo e formar uma opinião crítica.
Agilidade na resolução de questões: Em provas com tempo limitado, como o ENEM, encontrar rapidamente as informações explícitas economiza tempo precioso.
Base para diferentes áreas do conhecimento: Essa habilidade não se restringe à interpretação de textos literários. Ela é essencial para compreender enunciados de questões de matemática, física, química, história, etc.
Estratégias para localizar informações explícitas:
Agora, vamos às estratégias práticas que vão te ajudar a “caçar” informações explícitas com eficiência:
Leitura atenta do enunciado: Antes de ler o texto, leia atentamente o enunciado da questão. Ele te dará a direção da busca, indicando qual informação específica você deve procurar. Palavras-chave no enunciado são como um mapa do tesouro.
Palavras-chave no texto: Após ler o enunciado, procure no texto palavras-chave que se repetem ou que são sinônimos das palavras-chave do enunciado. Essas palavras funcionam como “marcadores” da informação que você procura.
Marcas tipográficas: Fique atento a recursos gráficos como:
Negrito: Destaca palavras ou expressões importantes.
Itálico: Enfatiza termos estrangeiros, gírias ou expressões.
Aspas:** Indicam citações, falas de personagens ou expressões com sentido figurado.
Sublinhado:** Também pode destacar palavras ou expressões.
Localização espacial da informação: Em muitos textos, a informação explícita está concentrada em trechos específicos, como:
Introdução: Apresenta o tema e as informações principais.
Conclusão: Resume os pontos mais importantes.
Tópicos frasais: As primeiras frases de cada parágrafo, que geralmente sintetizam a ideia central.
Paráfrase: A informação explícita pode não estar exatamente com as mesmas palavras do enunciado, mas sim parafraseada, ou seja, dita de outra forma, com sinônimos ou expressões equivalentes. Aprenda a identificar essas “traduções”.
Vamos analisar um pequeno trecho de texto e uma questão hipotética:
“O Brasil é o maior país da América do Sul, com uma área de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Sua capital é Brasília, e sua população ultrapassa os 210 milhões de habitantes.”
“De acordo com o texto, qual a área aproximada do Brasil?”
Leitura do enunciado: A pergunta busca a “área aproximada do Brasil”.
Palavras-chave: “Área” e “Brasil”.
Localização no texto: A informação está na primeira frase: “O Brasil é o maior país da América do Sul, com uma área de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados.”
8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Perceba como a resposta está literalmente no texto, sem necessidade de nenhuma interpretação.
Dominar a habilidade de localizar informações explícitas é essencial para o sucesso em qualquer prova. Com as estratégias apresentadas e muita prática, você estará apto a identificar rapidamente as informações “óbvias” e garantir pontos importantes.
Fórum: Opinar, compartilhar e refletir
Tema da Discussão: A Importância de Localizar Informações Explícitas em um Texto
Instruções
Nesta atividade, você deverá participar de um fórum de discussão para compartilhar suas ideias, experiências e opiniões sobre a importância de localizar informações explícitas em um texto. Leia atentamente as orientações abaixo e faça sua contribuição.
Passo 1: Reflexão Individual Antes de escrever sua postagem, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Passo 2: Postagem no Fórum Com base na sua reflexão, elabore uma resposta de pelo menos 10 linhas, expondo sua opinião e compartilhando sua experiência. Seja claro e objetivo, utilizando exemplos para enriquecer sua argumentação.
Passo 3: Interação com Colegas Após postar sua resposta, leia as contribuições de pelo menos dois colegas e faça um comentário construtivo em cada uma delas. Seu comentário pode:
Concordar ou discordar de algum ponto (desde que com respeito e justificativa);
Acrescentar uma nova perspectiva sobre o tema;
Compartilhar uma experiência pessoal relacionada.
Critérios de Avaliação:
Pertinência: A postagem responde aos questionamentos propostos e se relaciona com o tema da aula.
Clareza e Coesão: O texto está bem estruturado, com ideias organizadas e argumentos coerentes.
Interação: Responde a pelo menos dois colegas de maneira respeitosa e significativa.
Criatividade e Reflexão Crítica: Demonstra capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
PRATIQUE!
A Ascensão dos Influenciadores Digitais Mirins
A internet, em sua constante evolução, tem proporcionado o surgimento de novas profissões e formatos de conteúdo. Entre eles, destaca-se o fenômeno dos influenciadores digitais mirins, crianças e adolescentes que conquistam milhões de seguidores nas redes sociais, impactando o mercado publicitário e o comportamento online.
Esses jovens criadores de conteúdo, muitas vezes com o auxílio dos pais ou responsáveis, produzem vídeos, fotos e transmissões ao vivo abordando temas diversos, desde brincadeiras e desafios até resenhas de brinquedos e dicas de moda. O sucesso desses influenciadores mirins reside, em grande parte, na identificação que o público infantil e juvenil estabelece com eles. Ver crianças e adolescentes em situações cotidianas, falando sobre assuntos de seu interesse, gera uma conexão mais forte do que a propaganda tradicional.
O impacto econômico desse fenômeno é inegável. Marcas de brinquedos, roupas, alimentos e outros produtos voltados para o público infantojuvenil investem pesado em parcerias com esses influenciadores, buscando atingir um público cada vez mais conectado e influenciável. No entanto, a exposição precoce à internet e a pressão por produzir conteúdo constante levantam debates sobre a proteção da infância e a necessidade de regulamentação dessa atividade. É crucial garantir que os direitos dessas crianças sejam preservados, assegurando um ambiente online seguro e saudável para seu desenvolvimento.
Questão 1. De acordo com o texto, qual o principal fator que contribui para o sucesso dos influenciadores digitais mirins?
a) A produção de conteúdo complexo e educativo.
b) A identificação do público infantil e juvenil com eles.
c) O alto investimento em tecnologia de produção.
d) A participação em programas de televisão.
e) A crítica social presente em seus conteúdos.
Questão 2. Segundo o texto, qual o principal impacto econômico do fenômeno dos influenciadores mirins?
a) A diminuição do consumo de produtos infantojuvenis.
b) O aumento do desemprego entre os jovens.
c) O investimento de marcas em parcerias com esses influenciadores.
d) A redução dos investimentos em publicidade tradicional.
e) A falência de empresas de brinquedos.
Questão 3. O texto menciona que os influenciadores mirins abordam temas diversos, entre eles:
a) Política e economia internacional.
b) Brincadeiras, desafios, resenhas de brinquedos e dicas de moda.
c) Filosofia e literatura clássica.
d) Ciências avançadas e tecnologia espacial.
e) História antiga e arqueologia.
Questão 4. Qual a principal preocupação levantada pelo texto em relação aos influenciadores mirins?
a) O baixo retorno financeiro dessa atividade.
b) A falta de criatividade nos conteúdos produzidos.
c) A exposição precoce à internet e a necessidade de regulamentação.
d) A concorrência com influenciadores adultos.
e) A falta de apoio familiar a esses jovens.
Questão 5. Segundo o texto, onde reside, em grande parte, o sucesso desses influenciadores mirins?
a) Na complexidade técnica de seus vídeos.
b) Na identificação que o público infantojuvenil estabelece com eles.
c) Na contratação de agências de marketing internacionais.
d) Na censura de conteúdos considerados inadequados.
e) Na formação acadêmica em comunicação social.
(PROVA BRASIL 2015) Leia o texto e responda à questão.
Por que milho não vira pipoca?
Não importa a maneira de fazer a pipoca. Sempre que se chega ao final do saquinho, lá estão os duros e ruidosos grãos de milho que não estouraram. Essas bolinhas irritantes, que já deixaram muitos dentistas ocupados, estão com os dias contados. Cientistas norte-americanos dizem que agora sabem por que alguns grãos de milho de pipoca resistem ao estouro.
Há algum tempo já se sabe que o milho de pipoca precisa de umidade no seu núcleo de amido, cerca de 15%, para explodir. Mas pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que a chave para um bem-sucedido estouro do milho está na casca.
É indispensável uma excelente estrutura de casca para que o milho estoure. Cascas danificadas impedem que a umidade faça a pressão necessária para que o milho vire pipoca. “Se muita umidade
escapar, o milho perde a habilidade de estourar e apenas fica ali”, explica Bruce Hamaker, um professor de química alimentar da Purdue.
Estado de Minas, 25 de abril de 2005.
Questão 6. Para o milho estourar e virar pipoca é preciso que:
A) a casca seja mais úmida que o núcleo.
B) a casca evite perda de umidade do núcleo.
C) o núcleo de amido estoure bem devagar.
D) o núcleo seja mais transparente que a casca.
E) a casca seja mais amarela que o núcleo.
(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto a seguir e responda.
Namoro
O melhor do namoro, claro, é o ridículo. Vocês dois no telefone:
— Desliga você.
— Não, desliga você.
— Você.
— Você.
— Então vamos desligar juntos.
— Tá. Conta até três.
— Um... Dois... Dois e meio...
Ridículo agora, porque na hora não era não. Na hora nem os apelidos secretos que vocês tinham um para o outro, lembra? Eram ridículos. Ronron. Suzuca. Alcizanzão. Surusuzuca. Gongonha (Gongonhal) Mamosa. Purupupuca...
Não havia coisa melhor do que passar tardes inteiras num sofá, olho no olho, dizendo:
— As dondozeira ama os dondozeiro?
— Ama.
— Mas os dondozeiro ama as dondozeira mais do que as dondozeira ama os dondozeiro.
Na-na-não. As dondozeira ama os dondozeiro mais do que, etc.
E, entremeando o diálogo, longos beijos, profundos beijos, beijos mais do que de línguas, beijos de amígdalas, beijos catetéricos. Tardes inteiras. Confesse: ridículo só porque nunca mais.
Depois de ridículo, o melhor do namoro são as brigas. Quem diz que nunca, como quem não quer nada, arquitetou um encontro casual com a ex ou o ex só para ver se ela ou ele está com alguém, ou para fingir que não vê, ou para ver e ignorar, ou para dar um abano amistoso querendo dizer que ela ou ele agora significa tão pouco que podem até ser amigos, está mentindo. Ah, está mentindo.
E melhor do que as brigas são as reconciliações. Beijos ainda mais profundos, apelidos ainda mais lamentáveis, vistos de longe. A gente brigava mesmo era para se reconciliar depois, lembra? Oito entre dez namorados transam pela primeira vez fazendo as pazes. Não estou inventando. O IBGE tem as estatísticas.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Correio Braziliense. 13/06/1999.
Questão 7. No texto, considera-se que o melhor do namoro é o ridículo associado:
A) às brigas por amor.
B) às mentiras inocentes.
C) às reconciliações felizes.
D) aos apelidos carinhosos.
E) aos telefonemas intermináveis.
(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto abaixo e responda.
Os índios descobertos pelo Google Earth
Duas aldeias de índios que vivem isolados foram fotografadas pela primeira vez, na fronteira entre o Peru e o Acre. O sertanista José Carlos Meirelles, da Funai, havia encontrado ainda em terra vestígios de duas etnias desconhecidas e dos nômades maskos.
Rieli Franciscato, outra sertanista da Funai, localizou as coordenadas exatas das malocas pelo Google Earth, programa que fornece mapas por satélite. Meirelles, que procurava os povos havia 20 anos, sobrevoou a área e avistou os roçados e as ocas. O avião assustou a tribo, que nunca teve contato com o homem branco. As mulheres e crianças correram, e os homens tentaram flechar o avião. A exploração de madeira no lado peruano pode ter estimulado a migração das etnias para o território brasileiro.
Época, n. 524, 02/06/2008, p.17.
Questão 8. De acordo com esse texto, o primeiro contato entre os índios descobertos e o homem civilizado despertou nos índios um sentimento de:
A) alegria.
B) dúvida.
C) raiva.
D) repulsa.
E) susto.
(PROVA BRASIL 2019) Leia o texto abaixo e, em seguida, responda.
Meditação
Para meditar,
o homus modernos ocidentalis
cruza as pernas
deixa as costas eretas
os braços relaxados
concentra a atenção num
ponto e assim imóvel
em pensamento e ação
liga a televisão.
Ulisses Tavares
Questão 9. A expressão homus modernos ocidentalis refere-se:
A) aos homens que vivem nas cidades.
B) às pessoas que assistem televisão.
C) à sociedade moderna ocidental.
D) à sociedade machista e patriarcal.
E) às pessoas em qualquer tempo histórico.
(PROVA BRASIL 2013) Leia o texto abaixo.
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui [...] com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate – meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Disponível em: <http://www.releituras.com/daltontrevisan_apelo.asp>. Fragmento.
Questão 10. De acordo com esse texto, nos primeiros dias, o narrador
A) achou bom chegar tarde.
B) deixou de guardar os jornais.
C) pediu para a Senhora voltar.
D) procurou o saca-rolha.
E) deixou o saca-rolha
Ao ler um texto eu costumo ler com atenção, para assim localizar as informações explícitas presentes no texto. Prestar atenção é importante, porém, existem também outras técnicas para se localizar informações explícitas em um texto, como saber interpretar o texto e identificar a palavra chave ou a pergunta principal do texto. Acredito que essas habilidades também são necessárias no dia a dia, e não só na escola e ao ler um texto, pois dessa forma, prestar atenção não é uma coisa que deveria ser adaptada somente ao ler um texto, e sim em tudo que fazemos no nosso dia a dia.
Já tive dificuldades ao achar informações, e também ao interpretar um texto em textos que tinham várias maneiras de se interpretar ou as informações presentes nele não eram tão explícitas, eu costumo resolver isso lendo o texto diversas vezes e tirando dúvidas, desta forma, consigo entender o que o texto está tentando dizer e encontrar as palavras chaves.
Quando preciso encontrar informações em um texto, geralmente presto atenção em palavras-chave, títulos e subtítulos, além de analisar o contexto das frases. Também releio os trechos mais importantes e uso algumas técnicas, como a leitura dinâmica para ter uma visão geral e a busca por termos específicos. Depois da aula, quero aprimorar essas estratégias e treinar mais a identificação de detalhes. Acho que essa habilidade vai além da escola, pois ajuda muito no dia a dia, como na hora de entender notícias, contratos ou até instruções de uso. Já tive dificuldades com textos longos, mas consegui resolver sublinhando as partes essenciais e fazendo anotações para organizar melhor as informações.
Qual é o seu método para identificar informações relevantes em um texto?
Quando analiso um texto, inicio detectando termos e ideias essenciais que se destacam. Normalmente, foco em títulos, palavras em destaque ou itálico, assim como nos primeiros e últimos parágrafos, que frequentemente oferecem um resumo. Além disso, busco as perguntas levantadas, o que me auxilia a identificar detalhes no corpo do texto.
Quais técnicas você já utilizava e quais pretende implementar após assistir à aula?
Anteriormente, eu adotava uma leitura rápida em busca de palavras-chave. Após as lições da aula, pretendo adotar métodos mais abrangentes, como a leitura ativa, anotando, destacando e resumindo enquanto leio. Essa abordagem me ajudará a organizar ideias e reter conteúdos, facilitando a busca por informações posteriormente.
Você acredita que essa habilidade é útil apenas na escola ou também na vida cotidiana? Por quê?
Considero essa habilidade valiosa não apenas no ambiente escolar, mas também na vida cotidiana. Estamos expostos a informações constantemente, seja por meio de notícias, e-mails ou redes sociais. Identificar rapidamente o que é relevante em um texto nos permite tomar decisões ágeis, compreender melhor as situações e realizar tarefas de forma mais eficiente. No ambiente profissional, por exemplo, é essencial ler relatórios e e-mails com clareza.
Já enfrentou dificuldades para localizar informações em um texto? Como contornou essa situação?
Sim, enfrentei dificuldades em textos extensos ou complexos. Utilizei a técnica de leitura rápida, explorando rapidamente as informações que me interessavam. Caso o conteúdo fosse muito denso, procurava resumos ou explicações complementares para facilitar a compreensão do texto.
A capacidade de localizar informações explícitas em um texto é crucial para a compreensão e interpretação de conteúdos escritos. Informações explícitas são aquelas que estão claramente declaradas e não precisam de inferências ou leituras subjetivas. Ter esta competência permite ao leitor de entender a mensagem principal, responder questões de alternativas e organizar ideias de forma lógica. Em um ambiente acadêmico, ela é essencial para interpretar enunciados, analisar textos e realizar provas com mais precisão. No âmbito profissional, essa competência contribui para a leitura e compreensão de um contrato, relator, ou informação importante para não criar mal-entendidos. No cotidiano, ela colabora na interpretação de notícias, manuais de instrução ou comunicados. Localizar informações explícitas também é útil para o pensamento critico, pois fornece a possibilidade de verificar a veracidade dos dados.
Ao ler um texto, existem diversas formas de encontrar as informações explicitas, porém, a forma que eu utilizo é bem simples, que se baseia em prestar bastante atenção no texto, principalmente na introdução, que costuma deixar sempre bem claro quais são as informações principais e palavras chaves que serão usadas no texto.
Porém, como sempre é preciso melhorar, vejo que posso prestar ainda mais atenção, fazer anotações importantes, reconhecer figuras de linguagem, reconhecer anáforas e catáforas, entre outros.
Saber identificar pontos importantes, palavras chaves e informações explicitas é mais que essencial em tudo, pois dessa forma você sabe que realmente entendeu o que aquele texto ou notícia quer passar. Além de que temos constante contato com textos, fazendo ser essencial saber entender e interpretar a mensagem a ser recebida.
Todos já tivemos dificuldade ao tentar entender uma notícia, história, poesia, entre outros, por isso é tão importante sabermos como entender e captar melhor informações, sendo elas explicitas ou não. Quando isso ocorre comigo, eu lia e relia o texto diversas vezes, o que gasta bastante tempo quando se está fazendo uma prova.
Olho um texto e acho coisas claras lendo com calma. Logo após pego as palavras ou frases que mostram a ideia maior e sublinho ou grifo no texto o que acho bom. Isso me ajuda a achar as coisas depois, se precisar.
Usava coisas como pintar o que importava e grifar coisas importantes e depois da aula, quero testar mais isso de perguntar coisas sobre o texto antes de ler. Isso dá um foco e melhora a leitura.
Acho que isso não é só pra escola, mas pra vida toda. Entender as coisas rápido é bom demais para tudo, no trabalho, ou aprendendo algo novo.
E sim, já me senti meio perdido tentando achar algo em textos muito grandes ou complicados. Para dar um jeito nisso, comecei a quebrar o texto em pedaços, lendo com mais calma e quando preciso dou uma olhada em resumos ou nas partes mais importantes pra entender melhor.
Primeiramente eu costumo analisar bem o texto antes de qualquer coisa, para localizar as informações tanto explícitas quanto implícitas, isso é uma das estratégias que eu usava, outra estratégia que eu já utilizava e que pretendo adotar após a leitura da aula é a paráfrase, que consiste em identificar as “traduções” das palavras parafraseadas. Eu acredito que as habilidades já citadas anteriormente podem sim ser importantes para a escola ( para identificar melhor as informações em geral nos textos ) mas também no dia a dia, caso a pessoa seja uma pessoa que lê regularmente. Eu, como estudante, já tive sim certas dificuldades para encontrar informações em textos, o que eu fiz para resolver esse problema foi me atentar um pouco mais para os textos, me concentrar e ler mais atentamente.
Cauê Rocha Trindade
Quando leio um texto, eu tento procurar as palavras ou partes que são mais importantes, como os títulos, palavras em negrito ou listas. Essas coisas ajudam a achar mais rápido o que eu preciso. Eu também tento olhar para o começo de cada parágrafo, porque às vezes a informação principal está lá. Antes, eu só procurava palavras que eu achava que eram importantes, mas depois que aprendi mais, comecei a tentar ler com mais calma, procurando as partes que podem ter a resposta para o que eu estou buscando. Acho que essa habilidade não é só para a escola, mas também para o dia a dia, porque a gente usa isso para entender receitas, procurar informações em papéis, saber o que está escrito em um contrato ou até achar algo no computador. Já tive dificuldades em achar informações em um texto, especialmente quando o texto era grande e difícil. Quando isso acontece, eu tento ler de novo e se eu não encontro, procuro em outra parte do texto. Às vezes, divido o texto em partes menores, assim fica mais fácil achar o que eu preciso. Isso me ajuda a entender melhor o que o texto está dizendo.
1. Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Normalmente procuro ler o mesmo texto diversas vezes para conseguir compreender todas as informações que estão explícitas principalmente em textos expositivos, redações, etc.
2. Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Como citei acima uma das principais estratégias para localizar é justamente ler e reler o texto diversas vezes até encontrar todas as informações explicitas.
3. Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
É importante para ambas situações já que na escola, é necessária para compreender textos, redações, etc que o seu professor pode passar ou talvez algumas que você mesmo encontre. Já no dia a dia irá ajudar de certa forma pois você conseguirá encontrar informações importantes rapidamente.
4. Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Algumas vezes sim, principalmente em textos que possuam informações que desconheço ou que ainda estou com um nível de conhecimento básico ou básico-intermediário. Resolvi algumas vezes perguntando para o professor ou pesquisando um pouco sobre o assunto.
Quando estou lendo um texto, costumo destacar as partes mais importantes, como definições e dados, para poder encontrar rapidamente o que preciso depois. Às vezes, anoto na margem para fazer conexões ou lembrar de pontos importantes. Isso me ajuda a organizar melhor as informações. Após uma aula, percebi que posso aprimorar ainda mais essa técnica usando mapas mentais, que me ajudam a visualizar as ideias principais e a manter o foco. Saber localizar rapidamente as informações mais relevantes não é útil apenas na escola, mas também no cotidiano. Por exemplo, quando lemos e-mails, instruções ou contratos, é fundamental encontrar logo o que precisamos para não perder tempo. Já tive dificuldades com textos longos, mas aprendi a dividir o conteúdo em partes menores e fazer resumos, o que facilita a compreensão. Essa habilidade ajuda a otimizar o tempo e a entender melhor o que está sendo dito, sem se perder.
1- Quando a fonte está diferente das outras, que acaba se destacando. ex: negrito,
2- Além da fonte em negrito, depois da leitura da aula, irei aderir as técnicas como prestar atenção nas palavras sublinhadas, em aspas e itálico.
3- Acredito que em todos os momentos em que lermos um texto, independente onde estamos. Para facilitar tempo e compreensão do texto.
4- Não
Geralmente quado a fonte esta destacada, em negrito, por exemplo.
Alem do negrito, apos a leitura da aula, adotei estrategias como notar palavras sublinhadas, em itálico e aspas.
Nao só na escola mas no dia dia também, como em provas do Enem, economizando tempo de avaliaçao, e para textos comuns facilitando o entendimento por causa das palavras explicitas.
Sim, por isso sempre lia as palavras em negrito
O que são informações implícitas no texto?
informações implícitas em um texto são aquelas que não estão expressas claramente, mas que podem ser deduzidas pelo leitor. São também conhecidas como subentendidos ou "entrelinhas".
Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Eu costumo localizar informações implícitas no texto tentando entender o contexto do parágrafo e juntando com informações.
-Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Eu vou utilizar palavras-chaves, marca tipográficas, palavras em negrito, etc.]
- Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
É importante para compreender alguns diálogos e também para ter agilidade em realizar questões, como por exemplo o ENEM, que tem um tempo limitado para fazer a prova e compreendendo informações implícitas no texto fica mais fácil.
-Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Sim, eu li e reli o texto algumas vezes até entender.
Quando leio um texto, costumo marcar as partes mais importantes, como definições e dados, com destaque ou anotando na margem. Isso me ajuda a encontrar o que realmente importa quando preciso. Depois da aula, percebi que posso melhorar mais usando mapas mentais para organizar as ideias principais e ficar mais focado. Saber localizar informações explícitas não é só importante na escola, mas também no dia a dia. Por exemplo, quando lemos e-mails, instruções ou contratos, é essencial achar logo o que precisamos para não perder tempo. Já tive dificuldades em textos longos, mas resolvi separando o conteúdo em partes menores e fazendo resumos. Isso me ajuda a não me perder no meio de tanta informação. Essa habilidade é boa para otimizar o tempo e entender melhor o que está sendo dito, sem confusão. Acho que é algo bem útil para qualquer situação.
Localizar informações explícitas em um texto:
Informações explícitas de um texto são aquelas mais fáceis de achar, não precisam de uma interpretação profunda do conteúdo. A resposta para a pergunta já está ali na superfície. é importante saber localizar essas informações para resolução do texto e para diferentes bases do conhecimento.
Bom eu costumo achar essas informações lendo os argumentos usados no texto e leio primeiro as questões para saber o que estou proucurando
Já utilizava estratégias como leitura atenta do enunciado e palavras chaves no texto começarei a utilizar a paráfrase.
Acredito que essa habilidade seja importante para o nosso cotidiano se quisermos fazer um vestibular, ou concurso é necessário sabermos para facilitar na hora de fazermos questões e não perder tempo ou até mesmo provas na faculdade.
Já tive dificuldades em encontrar sim, para resolver eu lia o texto novamente e lia as questões também para saber oque proucurar
Eu costumo ler o texto e analiso ele com base no que é mais falado e tem mais destaque. Geralmente, muitas frases se repete, e podemos ver que sempre será voltado para um tema, então quando eu for ler um texto, será perceptível na hora, pois ninguém teria tanta dificuldade em ver algo fácil. Acredito eu que entender melhor um texto seja mais na hora escolar, entretanto, afirmo quê, fora da escola será deverás importante para termos um conhecimento melhorado e mais amplo quando formos ler alguma coisa, seja um livro ou uma questão de trabalho ou qualquer outra coisa. A minha memória é acurto prazo, então não sei dizer ao certo, mas nunca cheguei a ter dificuldade nesse requisito, pois é algo fácil no meu ver. Talvez eu seja melhor nisso por gostar de português em sua essência, e talvez por eu sempre tirar nota alta ( ter uma base de formular uma ideia ), essa facilidade de entender algo pode ficar mais fácil, pois tem um interesse em minha parte nesse caso em especifico. Dito isso, não preciso adotar métodos diferentes do que eu já uso.
Para identificar o intuito do texto, devemos primeiramente olhar o subtitulo, onde encontramos um breve resumo do que aquele texto vai falar, dependendo do texto, só de lermos um breve trecho conseguimos identificar do que se trata. E para termos uma conclusão exata, é recomendado que anote os pontos mais importantes que você pode encontrar.
A importância de saber identificar informações explícitas em algum texto vai muito além de ir bem em alguma prova que use dessa habilidade, isso se fará necessário até mesmo no dia a dia, uma vez que você não precisará perder tempo interpretando demais, além disso, será mais fácil desenvolver a habilidade de achar até mesmo informações mais implícitas em qualquer tipo de texto, independente do assunto. Para dominar essa prática, eu costumo ler com atenção para não precisar repetir a leitura, prestando atenção nas palavras destacadas, pode ser por negrito ou qualquer tipo de marcação, outra prática que acho interessante é o uso de palavras chaves, pois uma vez que são encontradas, as informações ficam mais claras.
Quando leio um texto, costumo marcar as partes mais importantes, como definições e dados, com destaque ou anotando na margem. Isso me ajuda a encontrar o que realmente importa quando preciso. Depois da aula, percebi que posso melhorar mais usando mapas mentais para organizar as ideias principais e ficar mais focado. Saber localizar informações explícitas não é só importante na escola, mas também no dia a dia. Por exemplo, quando lemos e-mails, instruções ou contratos, é essencial achar logo o que precisamos para não perder tempo. Já tive dificuldades em textos longos, mas resolvi separando o conteúdo em partes menores e fazendo resumos. Isso me ajuda a não me perder no meio de tanta informação. Essa habilidade é boa para otimizar o tempo e entender melhor o que está sendo dito, sem confusão. Acho que é algo bem útil para qualquer situação.
Quando preciso encontrar informações explícitas em um texto, geralmente procuro por palavras-chave e releio os trechos mais importantes. Também presto atenção em títulos, subtítulos e nos primeiros e últimos parágrafos, porque, muitas vezes, eles já trazem um bom resumo do conteúdo. Além disso, detalhes como datas, nomes e números costumam ser pistas valiosas.
Antes, eu já tinha o hábito de ler com atenção e buscar termos específicos, mas, depois da aula, percebi que posso melhorar ainda mais. Quero começar a usar a leitura dinâmica para encontrar informações mais rápido e também aprender a fazer marcações e anotações para destacar o que realmente importa.
Acho que essa habilidade não serve só para a escola, mas também para o dia a dia. Por exemplo, quando lemos uma notícia, precisamos identificar rapidamente os pontos principais sem precisar reler tudo várias vezes, é essencial encontrar informações específicas sem perder tempo.
Às vezes, procuro resumos ou palavras-chave para facilitar a leitura. Isso tem me ajudado bastante.
Questão 1- a)
Questão 2- c)
Questão 3- b)
Questão 4- c)
Questão 5- b)
Questão 6- b)
Questão 7- e)
Questão 8- e)
Questão 9- a)
Questão 10- a)
Maria Beatriz 1 EM D
questão 1 - Letra B questão 2 - Letra C questão 3 - Letra B questão 4 - Letra C questão 5 - Letra B questão 6 - Letra B questão 7 - Letra A questão 8 - Letra E questão 9 - Letra C questão 10 - Letra A
quesão 1- letra b
questão 2- letra d
questão 3- letra b
questão 4- letra c
questão 5- letra b
questão 6- letra a
questão 7- letra b
questão 8- letra e
questão 9- letra c
questão 10- letra c