Classes Gramaticais - Substantivos [REVISÃO]
O substantivo é uma classe gramatical que nomeia seres, coisas, espaços, sentimentos, entre outros. Pode nomear substâncias concretas e palpáveis ou apenas mentalmente apreendidas como substâncias, como nomes, qualidades, estados, processos, etc.
Classificação dos Substantivos
Substantivo Comum: Nome comum e generalizado dado a uma espécie ou categoria de ser ou coisa, aplicável ao grupo inteiro da mesma espécie ou categoria. Exemplo: pessoa, país.
Substantivo Próprio: Nome específico dado a um indivíduo, lugar, marca, etc., para identificá-lo de forma única. Exemplo: Brasil, Maria.
Substantivo Simples: Apresenta apenas um radical em sua forma. Exemplo: casa, carro.
Substantivo Composto: Apresenta mais de um radical em sua forma, formado por justaposição ou aglutinação. Exemplo: guarda-chuva, beija-flor.
Substantivo Concreto: Possui existência própria e independente, física ou mentalmente. Exemplo: menina, fada.
Substantivo Abstrato: Depende de um ser concreto para existir, ligado a sentimentos, anseios, ou fenômenos não palpáveis. Exemplo: beleza, alegria.
Substantivo Primitivo: Não se origina de outro nome e pode originar outros nomes. Exemplo: casa, folha.
Substantivo Derivado: Origina-se de outro nome, geralmente por meio do radical de um substantivo primitivo. Exemplo: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha).
Substantivo Coletivo: Representa um conjunto de seres ou objetos de uma mesma espécie ou classificação. Exemplo: colmeia (conjunto de abelhas), enxame (conjunto de abelhas que se separam da colmeia original).
Substantivos - Flexão de gênero, número e grau [REVISÃO]
Na língua portuguesa, os substantivos variam entre dois gêneros: masculino ou feminino. Substantivos masculinos são precedidos pelos artigos "o", "um", "os", "uns", enquanto os femininos são precedidos por "a", "uma", "as", "umas".
Classificação dos Substantivos de Acordo com o Gênero:
Substantivos Biformes: Apresentam formas distintas para masculino e feminino, geralmente mudando a desinência de gênero, como "menino" (masculino) e "menina" (feminino).
Substantivos Uniformes: Mantêm a mesma forma independentemente do gênero. Dentro dos uniformes, existem três subcategorias:
Substantivos Sobrecomuns: Têm um só gênero gramatical, usado para se referir tanto a homens quanto a mulheres. Exemplos incluem "a vítima" e "o cônjuge".
Substantivos Comuns de Dois Gêneros: O gênero é indicado pelo artigo ou adjetivo que acompanha o substantivo, como em "o/a estudante".
Substantivos Epicenos: Usados para designar animais, mantendo uma única forma de gênero, como "a onça" ou "o jacaré".
Flexão de Número dos Substantivos:
Substantivos podem estar no singular ou plural. A regra mais comum é adicionar "-s" no final da palavra. Exemplos:
Singular terminando em "-m" vira plural em "-ns": "homem" -> "homens".
Palavras oxítonas terminadas em "-s", "-z", ou "-r" fazem plural em "-es": "freguês" -> "fregueses".
Palavras terminadas em "-ão" podem ter plurais em "-ãos", "-ães", ou "-ões": "pão" -> "pães".
Grau dos Substantivos:
Substantivos podem ser aumentativos ou diminutivos.
Aumentativo:
Analítico: usa adjetivo para indicar grandeza, como "casa grande".
Sintético: usa sufixo para indicar aumento, como "casarão".
Diminutivo:
Analítico: usa adjetivo para indicar pequenez, como "casa pequena".
Sintético: usa sufixo para indicar diminuição, como "casinha".
Hoje concluímos nossa exploração sobre os substantivos, uma classe gramatical essencial na língua portuguesa. Este estudo é fundamental para compreender como estruturamos frases e expressamos ideias de maneira clara e precisa.
Exercícios de fixação
Questão 1. Classifique os substantivos em destaque nas orações abaixo:
a) Esta é minha flor favorita.
b) Dom Casmurro é um romance.
c) A honestidade é essencial nas relações humanas.
d) O cardume migrava para a desova.
e) O ferreiro ensinava-lhe o ofício.
Questão 2. Assinale a alternativa que possui um substantivo comum, simples, concreto e primitivo:
a) ( ) casebre
b) ( ) girassol
c) ( ) Helena
d) ( ) honestidade
e) ( ) menina
Questão 3. Relacione as colunas de acordo com a classificação dos substantivos em destaque:
I. Substantivo abstrato
II. Substantivo concreto
a) ( ) Minha aliança de casamento é de ouro.
b) ( ) O crescimento econômico depende de uma nova aliança comercial.
Questão 4. (Iades) O vocábulo caravana é substantivo coletivo de:
a) ( ) ônibus.
b) ( ) atores.
c) ( ) pessoas.
d) ( ) ciganos.
e) ( ) viajantes.
Questão 5. (Consesp) A palavra livro é um substantivo
a) ( ) próprio, concreto, primitivo e simples.
b) ( ) comum, abstrato, derivado e composto.
c) ( ) comum, abstrato, primitivo e simples.
d) ( ) comum, concreto, primitivo e simples.
Questão 6. (FIP) As palavras TIETÊ e PESCA são, respectivamente, substantivos:
a) ( ) próprio e concreto.
b) ( ) comum e próprio.
c) ( ) concreto e próprio.
d) ( ) comum e abstrato.
e) ( ) próprio e abstrato.
Questão 7. (Objetiva) Assinale a alternativa que apresenta o substantivo coletivo CORRETAMENTE:
a) Grupo de artistas = constelação.
b) Grupo de cavalgaduras = rebanho.
c) Cadeia de montanhas = cordilheira.
d) Raios de sol = réstia.
Questão 8. Assinale a única alternativa em que todos os substantivos são coletivos:
a) ( ) récua – junta – pai
b) ( ) girândola – ninhada – choldra
c) ( ) Coro – feixe – rei
d) ( ) padre – talha – quadrilha
e) ( ) Plêiade – tropa – conde
Questão 9. Em relação aos substantivos coletivos, julgue cada item abaixo em VERDADEIRO ou FALSO:
a) ( ) são formados a partir de outras palavras já existentes por meio de afixos e/ou outros processos específicos.
b) ( ) nomeiam um conjunto de seres da mesma espécie.
c) ( ) o coletivo de assassinos é farândola.
d) ( ) o coletivo de lobos é bando.
e) ( ) o coletivo de cabras é fato.
Questão 10. Analise atenciosamente o poema em questão e em seguida procure responder às questões referentes ao mesmo:
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequena que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...Mário Quintana.
A Rua dos Cataventos. Porto Alegre, UFRG, 1992.
A) Transcreva os substantivos expressos no grau diminutivo.
Questão 11. (Univ. Fed. Viçosa) O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto:
a- Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. ( )
b – Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.( )
c - As aulas serão dadas às segundas-feiras. ( )
d - Há muitos beijas-flores no seu quintal. ( )
e – A moda está voltando às saias-balão. ( )
Questão 12. De acordo com o código em referência, explicite seus conhecimentos relacionando as colunas:
(SA) substantivo abstrato
(SE) substantivo epiceno
(SS) substantivo sobrecomum
(SCG) substantivo comum de dois gêneros
( ) jacaré macho/jacaré fêmea – cobra macho/cobra fêmea
( ) amor, felicidade, gratidão
( ) o líder/a líder – o indígena/a indígena(
) a vítima – o cônjuge – a testemunha
Questão 13. Identifique os substantivos sobrecomuns presentes nas seguintes frases:
a) Eu sempre fui uma criança feliz.
b) O jovem disse que não conhecia aquela pessoa.
c) Aquele jornalista é um ser intratável.
d) O gerente da loja foi a testemunha do assalto.
Questão 14. Em qual das alíneas o substantivo composto não está escrito de forma correta no plural?
a) Todas as quartas-feiras eu faço natação.
b) Nos próximos fins de semana estarei trabalhando.
c) Você já leu os últimos decretos-leis publicados?
d) Ganhei dois quebras-cabeças da minha madrinha.
Questão 15. Identifique os substantivos comuns de dois gêneros presentes nas seguintes frases:
a) Eu fui à inauguração da exposição da artista.
b) Aquela pessoa foi minha colega de escola.
c) Eu sou sua fã número um e você é o meu ídolo!
d) Ainda sou estudante, mas meu irmão já é um trabalhador.
Questão 16. Classifique os substantivos destacados nas seguintes frases em comum de dois gêneros, sobrecomum e epiceno:
a) Acabei sendo a vítima das suas ações.
b) Repare nas cores daquela borboleta.
c) Ela é a nossa cliente mais exigente.
d) Desde quando escorpião é animal de estimação?!
Questão 17. Identifique a afirmação correta:
a) Os substantivos epicenos indicam um conjunto de elementos.
b) Onça é um substantivo sobrecomum.
c) Os substantivos compostos são formados por apenas um radical.
d) Os substantivos abstratos nomeiam conceitos, ideias e realidades imateriais.
Questão 18. Assinale a alternativa cujas palavras ou locuções estejam todas flexionadas no grau aumentativo sintético.
A) chorona, cachorro enorme
B) gato grande, cabeçorra
C) dentuça, nariz imenso
D) fogaréu, beiçorra
E) gentalha, muro colossal
Questão 19. Marque a alternativa cujo enunciado apresenta um substantivo flexionado no grau aumentativo analítico.
A) Diego comprou um carrão muito bonito.
B) Aquele beija-flor enorme voltou a aparecer no jardim.
C) Aquela menina tem um vozeirão maravilhoso.
D) A ratazana escondeu-se atrás da geladeira.
E) Estou cansado dessa gentalha!
Questão 20. Marque a alternativa cujo substantivo esteja flexionado no grau aumentativo sintético de maneira errada:
A) casa - casarão
B) colher - colheraça
C) copo - copão
D) coração - coraçaço
E) corpo - corpanzil
Questão 21. Quando um substantivo é flexionado em grau aumentativo, significa que:
A) Ele expressa o sentido oposto, contrário.
B) Ele expressa ações exageradas.
C) Ele expressa tamanho igual à média.
D) Ele expressa grandezas menores do que a média.
E) Ele expressa grandezas maiores do que a média.
Questão 22. Marque a alternativa cujo enunciado apresenta um substantivo flexionado no grau aumentativo sintético:
A) O lobo abriu sua bocona e soprou a casinha de palha.
B) O lobo tinha boca pequena, mas soprou a casinha de palha.
C) O lobo, com a boca enorme, soprou a casinha de palha.
D) O lobo, que tinha a boca muito grande, soprou a casinha de palha.
E) O lobo abriu sua bocarra e soprou a casinha de palha.