Compreender e dominar os descritores de leitura e interpretação de texto é essencial para desenvolver a competência leitora dos alunos do 9º ano. Vamos explorar cada descritor de forma didática, com exemplos e explicações que facilitam a compreensão.
O primeiro descritor, D1 - Localizar informações explícitas em um texto, exige que o leitor encontre dados que estão claramente escritos no texto. Trata-se de identificar nomes, datas, lugares ou qualquer elemento textual que não necessite de interpretação adicional.
Por exemplo, em uma notícia que menciona: "O evento ocorrerá no dia 20 de dezembro, às 18 horas, no ginásio municipal", localizar a data e o local do evento é uma aplicação direta deste descritor. É como procurar um "tesouro" que está à vista, bastando atenção para identificá-lo.

Por que é importante?
Facilita a compreensão do texto.
Permite encontrar detalhes como nomes, datas, locais e números.
É útil para responder perguntas objetivas.
Imagine que você está procurando uma receita especial no livro de culinária da sua avó. Para encontrar a receita certa, você precisa localizar palavras-chave como "bolo de chocolate", "ingredientes" e "modo de preparo". É exatamente isso que fazemos quando lemos qualquer tipo de texto: buscamos as informações que são importantes para entender o que está sendo dito.
#FICAADICA
Sublinhe ou destaque: Ao ler, marque as palavras-chave e as frases que respondem às suas perguntas. É como destacar as peças mais importantes do quebra-cabeça.
Faça anotações: Anote as ideias principais com suas próprias palavras. Isso ajuda a fixar o conteúdo na memória e facilita a revisão.
Faça perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Essas perguntas guiam sua leitura e ajudam a encontrar as informações mais relevantes.
Relacione as informações: Como as diferentes partes do texto se conectam? Essa conexão forma um significado mais completo.
Diferencie explícito de implícito:
Explícito: Está escrito de forma clara e direta no texto.
Implícito: Não está escrito diretamente, mas pode ser inferido a partir das informações que estão no texto.
Cuidado! Questões que pedem por informações implícitas podem te levar a marcar a alternativa errada.
CONHECENDO O DESCRITOR
D1 - Localizar informações explícitas em um texto: Encontrar as informações que estão claramente escritas no texto, sem exigir que o leitor faça deduções.
Já o D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão envolve entender uma palavra ou expressão a partir do contexto em que ela aparece. Imagine que um texto diz: "João estava radiante com a notícia." Se você não conhece a palavra "radiante", o contexto indica que ela está relacionada à felicidade ou entusiasmo, pois sugere algo positivo sobre a reação de João.
Esse descritor ensina a importância de observar o que está ao redor de uma palavra para compreendê-la sem depender apenas de um dicionário.

Por que é importante?
Compreensão profunda: Permite entender as entrelinhas do texto, captando nuances de significado e mensagens implícitas que não estão expressas diretamente.
Desenvolvimento do pensamento crítico: Estimula a análise, a relação de informações e a formulação de conclusões lógicas, fortalecendo seu senso crítico.
Leitura autônoma: Capacita você a interpretar textos de forma independente, sem depender apenas de informações explícitas.
Melhor desempenho em provas e vestibulares: A habilidade de inferir é fundamental para resolver questões de interpretação textual, garantindo um melhor desempenho em provas e vestibulares.
#FICAADICA
Leitura atenta e reflexiva: Leia o texto com atenção, buscando compreender o sentido global e os detalhes.
Identificação de palavras-chave: Identifique as palavras ou expressões que precisam ser interpretadas e que podem conter pistas para a inferência.
Análise do contexto: Observe as palavras e frases que cercam a palavra-chave, buscando pistas sobre seu significado.
Conhecimento de mundo: Utilize seu conhecimento de mundo para conectar as informações do texto com seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Dedução lógica: Com base nas pistas contextuais e em seu conhecimento, formule hipóteses sobre o significado da palavra ou expressão.
Teste de hipóteses: Verifique se o significado que você deduziu faz sentido dentro do contexto do texto.
Prática constante: A inferência é uma habilidade que se desenvolve com a prática. Leia diferentes tipos de textos e exercite a inferência de significados.
Consulta ao dicionário: Utilize o dicionário para confirmar o significado de palavras desconhecidas e ampliar seu vocabulário.
Anotações: Anote palavras e expressões que você não conhece e busque seus significados posteriormente.
CONHECENDO O DESCRITOR
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão: Compreender o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto em que ela está inserida.
O D4 - Inferir uma informação implícita em um texto é um desafio que vai além do explícito. Aqui, o leitor deve deduzir algo que o autor não disse diretamente, mas que deixou implícito.
Por exemplo, se um texto afirma: "Maria vestiu o casaco e saiu correndo para a escola, levando um guarda-chuva", podemos inferir que o tempo estava chuvoso, mesmo sem essa informação estar declarada. Esse descritor ajuda o aluno a "ler nas entrelinhas", desenvolvendo uma leitura mais crítica e analítica.

Por que é importante?
Compreender a totalidade do texto: Através da identificação de pressupostos e subentendidos, o leitor consegue estabelecer uma conexão mais profunda com o texto, desvendando as entrelinhas e compreendendo a mensagem em sua completude.
Desenvolver o senso crítico: A capacidade de inferir informações implícitas aguça o senso crítico do leitor, permitindo que ele questione o texto, identifique a intencionalidade do autor e avalie a veracidade das informações apresentadas.
Ampliar a capacidade de interpretação: Ao dominar essa habilidade, o leitor expande sua capacidade de interpretação, compreendendo as nuances do texto, seus significados implícitos e as relações entre as diferentes ideias apresentadas.
Melhorar o desempenho em avaliações: Em diversas avaliações, como o ENEM e vestibulares, a habilidade de inferir informações implícitas é fundamental para a resolução de questões de interpretação textual.
#FICAADICA
Mergulhe no texto: Realize uma leitura atenta e reflexiva do texto, buscando compreender sua essência e os detalhes que possam fornecer pistas sobre as informações implícitas.
Analise o contexto: Considere o contexto em que o texto foi produzido, o objetivo do autor, o público-alvo e a época em que foi escrito. Essas informações podem ser valiosas para a interpretação das entrelinhas.
Conecte as ideias: Estabeleça relações lógicas entre as informações explícitas presentes no texto, buscando conexões que possibilitem a inferência de novas informações.
Atente-se aos detalhes: Observe com atenção as palavras, expressões e frases do texto, pois elas podem conter pistas importantes sobre as informações implícitas.
Use seu conhecimento prévio: Recorra aos seus conhecimentos sobre o mundo, sobre o assunto tratado no texto e sobre a língua portuguesa para facilitar a interpretação das entrelinhas.
Questione o texto: Faça perguntas sobre o texto, buscando identificar a intencionalidade do autor e as informações que ele deseja transmitir de forma implícita.
Pratique a leitura: A prática leva à perfeição! Leia diferentes tipos de textos, como notícias, artigos de opinião, poemas e contos, exercitando sua capacidade de inferir informações implícitas.
CONHECENDO O DESCRITOR
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto: Extrair informações que não estão diretamente escritas no texto, mas que podem ser deduzidas a partir das pistas fornecidas pelo autor.
O D6 - Identificar o tema de um texto exige que o leitor reconheça a ideia central que une todas as informações apresentadas. Imagine ler uma reportagem sobre o impacto do desmatamento na Amazônia.
Embora o texto traga detalhes como a redução da biodiversidade e o aumento da temperatura, o tema principal é "os efeitos do desmatamento". Aqui, é importante entender que o tema é como o "coração" do texto, sustentando tudo o que é discutido.

Por que é importante?
Compreensão aprofundada: O tema é a espinha dorsal do texto, sua ideia central. Identificá-lo garante a compreensão da mensagem principal e do propósito do autor.
Interpretação precisa: Ao entender o tema, é possível conectar as ideias apresentadas no texto, compreendendo suas nuances e extraindo o significado completo.
Desempenho em avaliações: A habilidade de identificar o tema é frequentemente cobrada em provas e vestibulares, sendo essencial para um bom desempenho.
Desenvolvimento do pensamento crítico: A identificação do tema exercita a capacidade de análise e síntese, habilidades cruciais para o desenvolvimento do pensamento crítico.
#FICAADICA
Leitura atenta: Leia o texto com calma e atenção, buscando compreender o sentido geral. Releia se necessário.
Identificação da ideia principal de cada parágrafo: Resuma a ideia central de cada parágrafo em uma frase. Isso ajuda a construir o panorama geral do texto.
Palavras-chave: Destaque palavras ou expressões que se repetem ou que parecem centrais para o desenvolvimento do assunto.
Análise do título e da introdução: O título e a introdução geralmente fornecem pistas importantes sobre o tema.
Perguntas-chave: Sobre o que o texto fala principalmente? Qual a mensagem central que o autor quer transmitir?
Síntese: Após a leitura, tente resumir o texto em uma única frase que expresse o tema central.
Diferenças entre título, assunto e tema
Título: É o nome dado ao texto, buscando atrair a atenção do leitor e geralmente indicando o assunto abordado.
Assunto: É o tema geral abordado no texto, mais amplo e abrangente.
Tema: É o recorte específico dentro do assunto, a ideia central desenvolvida pelo autor.
CONHECENDO O DESCRITOR
D6 - Identificar o tema de um texto: Reconhecer a ideia central do texto, o assunto principal que está sendo abordado.
Por fim, o D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato é essencial para desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Um fato é algo verificável, como "O Brasil é o maior produtor de café do mundo."
Já uma opinião é um ponto de vista, como "O café brasileiro é o melhor do mundo." Ensinar essa distinção ajuda os alunos a reconhecerem quando um texto apresenta informações objetivas ou tenta persuadi-los com argumentos subjetivos.

Por que é importante?
Desenvolvimento do pensamento crítico: Ao distinguir fatos de opiniões, é possível analisar as informações de forma objetiva, separando o que é comprovado do que é apenas uma interpretação.
Melhora na compreensão textual: A diferenciação entre fatos e opiniões ajuda a entender a intenção do autor e a identificar possíveis vieses ou manipulações.
Tomada de decisões informadas: Ao basear decisões em fatos concretos, em vez de opiniões, é possível evitar erros e escolhas equivocadas.
Preparo para a vida em sociedade: Em um mundo com excesso de informações, é essencial saber discernir fatos de opiniões para formar uma visão própria e participar de debates de forma construtiva.
#FICAADICA
Verificabilidade: Pergunte-se: essa informação pode ser comprovada? Se a resposta for sim, é um fato. Se for uma interpretação ou julgamento, é uma opinião.
Objetividade vs. Subjetividade: Fatos são objetivos, descrevendo a realidade como ela é. Opiniões são subjetivas, expressando o ponto de vista de alguém.
Marcas linguísticas: Preste atenção em palavras e expressões que indicam opinião:
Adjetivos qualificativos: "ótimo", "péssimo", "interessante", "horrível".
Advérbios de modo: "claramente", "obviamente", "infelizmente".
Verbos de opinião: "acreditar", "achar", "considerar", "parecer".
Expressões de julgamento: "na minha opinião", "eu acredito que", "é importante ressaltar".
Contexto: Analise o contexto em que a informação está inserida. Em textos jornalísticos, espera-se mais fatos, enquanto em artigos de opinião, a predominância é de opiniões.
CONHECENDO O DESCRITOR
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato: Diferenciar entre o que é comprovadamente verdadeiro (fato) e o que representa um ponto de vista pessoal (opinião).
Compreender esses descritores não apenas ajuda os alunos a realizarem provas e atividades, mas também os prepara para a leitura crítica e consciente em diversas situações da vida cotidiana. Afinal, ler é mais do que decifrar palavras; é dialogar com o texto, interpretando, questionando e aprendendo com ele.
Fórum: Opinar, compartilhar e refletir
Promover a reflexão e a troca de ideias entre os alunos sobre os principais descritores de leitura e interpretação textual abordados na aula, incentivando a argumentação e a interação entre os participantes.
Instruções
Leitura Atenta: Releia o texto da aula "[AULA 1] Procedimentos de Leitura - 9º ano" com atenção, focando nos descritores D1, D3, D4, D6 e D14.
Escolha um Descritor: Selecione um dos descritores (D1, D3, D4, D6 ou D14) que mais chamou sua atenção ou que você considera mais desafiador.
Compartilhe sua Experiência: Escreva uma postagem no fórum respondendo aos seguintes questionamentos:
A) O que você entendeu sobre o descritor? B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica? C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto. D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido. E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Interaja com os Colegas: Comente a postagem de pelo menos dois colegas, trazendo um novo ponto de vista, complementando a ideia ou questionando de forma construtiva.
Reflexão Final: Após a interação com os colegas, faça uma reflexão final sobre o que você aprendeu com a atividade e como ela contribuiu para o seu desenvolvimento como leitor crítico.
Critérios de Avaliação:
Compreensão dos descritores de leitura.
Capacidade de reflexão e análise crítica.
Participação ativa e interação com os colegas no fórum.
Clareza e organização das ideias.
Capacidade de exemplificação e aplicação dos descritores.
Dica: Para enriquecer sua participação, traga exemplos do seu cotidiano, como situações em que você precisou localizar informações em um texto, inferir um significado ou diferenciar fato de opinião. Quanto mais concreta e reflexiva for sua postagem, mais significativa será sua participação!
PRATIQUE!
D1 - (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
A pipoca surgiu há mais de mil anos, na América, mas ninguém sabe ao certo como foi. Um nativo pode ter deixado grãos de milho perto do fogo e, de repente: POP! POP!, eles estouraram e viraram flocos brancos e fofos.
Que susto!
Quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, no século 15, eles conheceram a pipoca como um salgado feito de milho e usado pelos índios como alimento e enfeite de cabelo e colares.
Arqueólogos também encontraram sementes de milho de pipoca no Peru e no atual estado de Utah, nos Estados Unidos. Por isso, acreditam que ela já fazia parte da alimentação de vários povos da América no passado.
Disponível em: <www.recreionline.abril.com.br>
Questão 1. De acordo com esse texto, no século 15, chegaram ao continente americano os
A) nativos.
B) índios.
C) europeus.
D) arqueólogos.
D1 - Leia o texto abaixo e responda à questão.
Caipora
É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br
Questão 2. De acordo com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para
A) atrair suas vítimas
B) despistar caçadores
C) montar um porco do mato
D) proteger as matas
D1 - Leia o texto para responder a questão a seguir:

Questão 3. O garoto da tirinha é o Calvin. Pelo texto podemos perceber que Calvin
A) é um menino muito organizado e calmo.
B) guarda sua jaqueta dentro do armário.
C) procura tranquilamente por sua jaqueta.
D) acha estranho guardar as roupas no armário
D3 - Leia o texto para responder a questão a seguir:

Questão 4. A expressão da personagem feminina - Mafalda -, no primeiro quadrinho, reforça
A) a gravidade da doença revelada no 4° quadrinho.
B) a objetividade da resposta do personagem feminino no 2° quadrinho .
C) as falas dos personagens no 3° quadrinho.
D) a preocupação da pergunta do personagem masculino no 2° quadrinho.
D3 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
A Casa da Moeda do Brasil
Se o governo brasileiro precisa emitir dinheiro, você sabe quem se encarregará de produzi-lo? A Casa da Moeda do Brasil. Além de cédulas e moedas, ela confecciona selos e medalhas.
A Casa da Moeda foi fundada em Salvador, em 1694, por ordem do governo português, para cunhar moedas com o ouro extraído da mineração. Inicialmente, foram cunhadas somente moedas de ouro e prata, mas depois se passou a produzir moedas de cobre para pequenos valores.
[...] Ela compreende quatro repartições: o Departamento de células, o de Moedas e Medalhas, a Gráfica Geral e o Departamento de Engenharia de Produtos e o desenvolvimento de Matrizes, que é o responsável pela concepção técnica e artística dos artigos elaborados pela instituição.
O Estado de S. Paulo. 20 fev. 2007. Estadinho. (Fragmento).
Questão 5. O terceiro parágrafo do texto é iniciado pela palavra “Ela...”. Esta palavra substitui o seguinte termo
A) A Casa da Moeda. (2° parágrafo)
B) da mineração. (2° parágrafo)
C) a Gráfica Geral. (3° parágrafo)
D) concepção técnica e artística. (3° parágrafo)
D3 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
Por que a girafa não tem voz
[...] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que ia vencer, convocou todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.
Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.
A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã.
Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.
Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.
Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.
As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.
Barbosa, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar. SP:Editora do Brasil, 200
Questão 6. No trecho “... mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável,” a expressão destacada
A) revela um tipo de música cantada pela girafa.
B) ressalta o falatório da girafa.
C) ratifica o grito de vitória da girafa.
D) reforça a decepção dos animais com a vitória da girafa.
D4 - Leia o texto para responder a questão abaixo:
A canícula, de Artur Xexéo
A cena aconteceu num restaurante do Flamengo. Cinco pessoas à mesa comentavam o calor que fazia lá fora – e alguém comenta alguma outra coisa ultimamente na cidade?[...]
Desde então, não penso em outra coisa. Que fim levou o ventinho que fazia parte do verão carioca? Foi sugado pelo aquecimento global? Escapou pelo buraco da camada de ozônio? Cadê aqueles tempos em que, no auge do calor, a gente ia se refrescar à beira–mar? [...]
Que fim levou o cine Metro-Copacabana? Mais precisamente, que fim levou o ar refrigerado “com clima de montanha” que tornava as matinês de quintafeira, dia em que mudava o filme em cartaz, num oásis contra a canícula?[...]
Questão 7. Considerando o tema do texto e a necessidade de um oásis (3 ° parágrafo), pode-se entender que o significado do título “A canícula” é
A) O calor muito forte.
B) A brisa refrescante.
C) A matinê de quinta-feira.
D) O aquecimento global
D4 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.
(MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro.Vestibular do português).
Vocabulário: Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.
Questão 8. Ao ler o texto, concluímos que
A) as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas.
B) as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo.
C) o português do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.
D) os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência européia.
D4 - (Equipe PIP). Leia o texto abaixo.
O IMPÉRIO DA VAIDADE
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia?
Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes. O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça - a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada -, e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida - isso é prazer.
Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.
Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.
O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo.
LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.
Questão 9. O autor pretende influenciar os leitores para que eles:
A) sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo pela mídia.
B) excluam de sua vida todas as atividade incentivadas pela mídia.
C) fiquem mais em casa e voltem a fazer os programas de antigamente.
D) evitem todos os prazeres cuja obtenção depende de dinheiro.
D6 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
O Amazonas, com mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados (1.500.000 km²) de belezas naturais, é o maior estado da Região Norte.
A capital do estado é Manaus, principal portão de entrada do Amazonas e que se destaca pelas inúmeras oportunidades turísticas. A cidade oferece passeios pelo Rio Amazonas e seus afluentes, pesca esportiva e hospedagem nos hotéis da selva.
Por causa da grandiosidade do Rio Amazonas e da magnífica floresta tropical, o Estado do Amazonas é um pólo do ecoturismo, isto é, o turismo voltado para a ecologia e a natureza.
A mais conhecida praia de Manaus é a da Ponta Negra onde há grande número de bares e restaurantes com comidas típicas ou não.
É possível também conhecer um pouco da fauna local no Zoológico, mantido pelo Exército Brasileiro e que abriga mais de setenta (70) espécies.
Há, ainda, o Jardim Botânico com trilhas para caminhadas e vegetação variada.
Manaus guarda, em muitos edifícios, em palácios e no Teatro Amazonas, a memória de uma época de riqueza – o Ciclo da Borracha.
Conhecer Manaus é um privilégio, e os turistas estrangeiros ficam deslumbrados com tudo o que a cidade oferece.
Revista Isto é - Férias no Brasil/4.Norte e Centro-Oeste. (adaptação)
Questão 10. O texto fala principalmente sobre:
A) a Cidade de Manaus.
B) a Região Norte.
C) o Rio Amazonas.
D) uma cidade nova.
D6 - Leia o texto abaixo e responda.
Londres, 29 de junho de 1894
Lenora, minha prima
Perdi o sono, por que será? Mamãe uma visita diferente. Depois do jantar ouvimos um barulho enorme. Eram cavalos relinchando. Alguém bateu à porta. Watson, nosso mordomo, foi abrir.
Era um homem esquisito: branco, magro, vestido de preto. Meu cão Brutus começou a latir. O homem ficou parado na porta. Disse Watson que uma roda de sua carruagem havia se quebrado. Mamãe convidou o desconhecido para entrar. Ele deu um sorriso largo, estranho.
Talvez eu estivesse com sono, mas quando ele passou diante do espelho, ele não apareceu. Mamãe ofereceu chá ao estrangeiro. Ele disso que seu nome era Drácula e que morava num lugar chama Transilvânia. E dá dormir com tudo isso? Escreve.
Edgard
Questão 11. A carta informa Lenora sobre
A) um acidente com uma carruagem.
B) uma estranha visita que seu primo recebeu.
C) um espelho que não refletia.
D) um lugar chamado Transilvânia.
D6 - Leia o texto abaixo e responda.
A bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. (...)
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
— Como é que liga? – perguntou.
— Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
— Não precisa manual de instrução.
— O que é que ela faz?
— Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
— O quê?
— Controla, chuta...
— Ah, então é uma bola.
— Claro que é uma bola.
— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
— Você pensou que fosse o quê?
— Nada não...
(Luis Fernando Veríssimo – Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001,pp. 41-42.)
Questão 12. O tema do texto está presente em
A) O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros.
B) Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai.
C) O garoto agradeceu, desembrulhou a bola...
D) O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
D14 - (SAERS). Leia o texto abaixo.

Questão 13. Na última fala, o ponto de interrogação sugere
A) admiração.
B) desprezo.
C) indignação.
D) medo.
D14 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
Sai o primeiro condomínio com energia eólica
O primeiro empreendimento imobiliário com produção de energia eólica no Brasil é residencial e será lançado este mês, em Florianópolis. O projeto, batizado de Neo, prevê a instalação de duas turbinas de vento, uma em cada torre. Elas farão o aquecimento de toda a água que será consumida pelos 24 apartamentos do condomínio, cuja entrega está prevista para março de 2012.
[...]
“A tecnologia será capaz de produzir 100% da energia que será usada no condomínio, que não utilizará nenhum tipo de combustível fóssil. Hoje, apenas o aquecimento da água representa 50% do gasto com energia nas regiões Sul e Sudeste”, diz Suchodolski. [...]
Ainda segundo Suchodolski, o empreendimento terá outros dispositivos sustentáveis, como uma estação de tratamento de esgoto, com direito a uma cisterna específica para água a ser reutilizada, destinada, por exemplo, à irrigação das áreas verdes. Dessa forma, completa ele, o consumo será reduzido em 50%: “Além disso, o condomínio usará madeira de reflorestamento certificada, tintas e vernizes à base de água.”
http://www.zap.com.br/revista/imoveis/condominio
Questão 14. O condomínio a ser construído tem a finalidade de
A) divulgar uma nova tecnologia.
B) conter a expansão imobiliária na região.
C) preservar o meio ambiente.
D) diminuir o alto consumo de energia.
D14 - Leia o texto para responder a questão a seguir:
Bom tempo, sem tempo
Não chovia, meses a fio. Ou chovia demais. As plantas secavam, os animais morriam, os moradores emigravam. As plantas submergiam, os animais morriam, as pessoas não tinham tempo de emigrar. Assim era a vida naquele lugar privilegiado, onde medrava tudo para todos, havendo bom tempo. Mas não havia bom tempo. Havia o exagero dos elementos.
O mágico chegou para reorganizar a vida, e mandou que as chuvas cessassem.
Cessaram. Ordenou que a seca findasse. Findou. Sobreveio um tempo temperado, ameno, bom para tudo, e os moradores estranharam. Assim também não é possível, diziam.
Podemos fazer tantas coisas boas ao mesmo tempo que não há tempo para fazê-las. Antes, quando estiava ou chovia um pouco - isto é, no intervalo das grandes enchentes ou das grandes secas -, a gente aproveitava para fazer alguma coisa. Se o sol abrasava, podíamos fugir. Se a água vinha em catadupa, os que escapavam tinham o que contar. Quem voltasse do êxodo vinha de alma nova. Quem sobrevivesse à enchente era proclamado herói. Mas agora, tudo normal, como aproveitar tantas condições estupendas, se não temos capacidade para isto?
Queriam linchar o mágico, mas ele fugiu a toda.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. São Paulo, Record: 2006.
Glossário
Catadupa – cachoeira
Êxodo – emigração de todo um povo ou saída de pessoas em massa.
Questão 15. O fato que motiva a história é
A) a chegada do mágico.
B) a falta de chuva.
C) a chuva muito frequente.
D) o mágico fugir correndo.
Gabarito
Felipe Borges 9 d
A) O que você entendeu sobre o descritor?
O descritor exige que o leitor encontre dados que estão claramente escritos no texto. Trata-se de identificar nomes, datas, lugares ou qualquer elemento textual que não necessite de interpretação adicional.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
Para a compreensao profunda,desenvolvimento do pensamento critico, leitura autonoma e melhor desempenho em provas e vestibulares
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Por exemplo, em uma notícia que menciona: "O evento ocorrerá no dia 20 de dezembro, às 18 horas, no ginásio municipal", localizar a data e o local do evento é uma aplicação direta deste descritor. É como procurar um "tesouro" que está à vista, bastando atenção para identificá-lo.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Imagine que você está procurando uma receita especial no livro de culinária da sua avó. Para encontrar a receita certa, você precisa localizar palavras-chave como "bolo de chocolate", "ingredientes" e "modo de preparo". É exatamente isso que fazemos quando lemos qualquer tipo de texto: buscamos as informações que são importantes para entender o que está sendo dito.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Questões que pedem por informações implícitas podem levar a marcar a alternativa errada.
Gustavo sá 9 d
A) O que você entendeu sobre o descritor? O descritor é uma orientação ou parâmetro usado para avaliar ou direcionar a compreensão e análise de um texto. Ele especifica um conjunto de competências que devem ser observadas durante o processo de leitura crítica, como a capacidade de identificar argumentos, reconhecer a estrutura do texto, avaliar a coerência das ideias e refletir sobre a intenção do autor.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica? O descritor é fundamental para a leitura crítica porque ajuda o leitor a se concentrar em aspectos específicos do texto, como a clareza dos argumentos, a lógica do raciocínio e a validade das informações apresentadas. Ele guia a análise do conteúdo de maneira estruturada e possibilita que o leitor forme uma opinião mais informada, questionando, comparando e contextualizando as ideias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto. Em um artigo sobre mudanças climáticas, eu aplicaria o descritor ao identificar se o autor apresenta dados científicos relevantes para sustentar suas afirmações. Eu verificaria também se há uma argumentação coerente, se o autor reconhece as diversas perspectivas sobre o tema e se utiliza fontes confiáveis. Caso contrário, eu analisaria como isso comprometeria a credibilidade do texto.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido. Um exemplo seria um editorial sobre a importância da educação digital nas escolas. O descritor poderia ser aplicado ao avaliar se o autor usa evidências sólidas para apoiar suas opiniões, se apresenta uma visão equilibrada e se reflete sobre as implicações futuras dessa mudança. Analisaria ainda a estrutura do texto, como a introdução, desenvolvimento e conclusão, para garantir que o raciocínio esteja bem organizado.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor. Uma dificuldade que eu encontro ao aplicar o descritor é quando o texto apresenta muitos dados ou informações sem uma explicação clara sobre como esses dados foram obtidos ou contextualizados. Isso pode dificultar a avaliação da veracidade das afirmações e prejudicar a aplicação crítica do descritor, pois fica mais difícil discernir se os argumentos são realmente sólidos ou se estão sendo utilizados de forma manipulativa.
D14
a) entendi que um ponto de vista é diferente de um fato, e que muitas pessoas confundem isso.
b) eu acho importante para criar um senso critico, e ter sua própria opinião.
c) eu estava conversando com o meu amigo, então entramos no assunto do etanol, ele falou que preferia gasolina do que etanol, ai eu falei que o etanol era um dos mais exportados no brasil ele concordou comigo.
d) ``o etanol é um dos mais exportados do Brasil´´ ``eu acho o etanol pior que gasolina´´
f) tenho dificuldade em diferenciar um ponto de vista de um fato
Thaylor Oliveira 9 D
Marcela de Faria - 9 D
O D4 fala sobre inferir uma informação implícita no texto, ou seja, é a capacidade de ler nas entrelinhas e tirar informações do texto sem ter as lido, mas sim deduzido, se trata daquilo que está implícito no texto, algo que depende de interpretar e inferir o sentido no texto, e deduzir as informações presentes nele. Ele é importante pois permite uma compreensão mais profunda do texto, explorando sentidos muitas vezes não escritos, porém presentes no texto implicitamente, assim é possível compreender o texto em sua totalidade, e compreendendo o que foi escrito de modo total, o leitor se torna capaz de desenvolver uma opinião consistente, ou seja, ter um senso crítico bem desenvolvido a respeito do que foi escrito, além disso esta habilidade é muito útil em provas e vestibulares e melhora o desempenho de estudantes em suas avaliações, pois facilita a compreensão do texto, um exemplo prático pode ser aplicado com a seguinte oração '' Filha, levante rápido, venha tomar café, e arrume sua mochila, não se esqueça de colocar o casaco dentro dela'', por mais que não esteja escrito é possível deduzir que fazia frio devido à necessidade do casaco. Outro exemplo pode ser visto em ''A fila da montanha russa tem tempo de espera de mais de duas horas'' podemos inferir que o local estava lotado devido ao grande tempo de espera. A maior dificuldade é inferir as informações, pois é uma tarefa muito subjetiva que requer uma leitura bem atenta.
Respostas:
A) O descritor D14 me chamou atenção pelo fato de ser algo que é importante na vida do estudante, além de eu ter entendido que a opinião é subjetiva e um ponto de vista pessoal, diferentemente do fato que é objetivo e é comprovado. Para eu saber se é um fato devo perguntar se é comprovado, se não, é uma opinião pessoal. Um exemplo de palavras que comprovam uma opinião são adjetivos de qualidade, como: "ótimo", "péssimo", "interessante", "horrível". Existem certos tipos de locais que posso encontrar fatos (textos jornalísticos) e opiniões (artigos de opinião).
B) Eu acho importante, pois posso melhorar minha compreensão com textos e me preparar para a avida social, sabendo que existem muitas informações, que sem uma interpretação correta, é possível errar na escrita e na leitura. Além de pensar de forma críticas as situações que são fatos e opiniões, para não me equivocar em certas decisões.
C) Eu colocaria um fato com provas, por exemplo: citações, dados, alusão histórica, entre outros tipos de comprovações, Já a opinião, implementaria com o pronome "Eu" e marcas linguísticas, como: verbos de opinião, expressões de julgamento, adjetivos qualificativos e advérbios de modo. Para ter um texto mais claro e simples de compreensão.
D) Artigos de Opinião e textos jornalísticos, pois em um se baseia em uma opinião concreta de alguém, e na outra um fato necessário para o texto referido. E) Acredito que expor a opinião ao leitor, pelo fato de muitos quererem uma prova concreta por não saberem se é um fato. Dessa forma, leva o escritor à mudar a escrita para o melhor entendimento de quem está lendo.
D14
a) entendi que um ponto de vista é diferente de um fato, e que muitas pessoas confundem isso.
b) eu acho importante para criar um senso critico, e ter sua própria opinião.
c) eu estava conversando com o meu amigo, então entramos no assunto do etanol, ele falou que preferia gasolina do que etanol, ai eu falei que o etanol era um dos mais exportados no brasil ele concordou comigo.
d) ``o etanol é um dos mais exportados do Brasil´´ ``eu acho o etanol pior que gasolina´´
f) tenho dificuldade em diferenciar um ponto de vista de um fato
Maria eduarda rocha silva
texto escolhido: D4
A) O que você entendeu sobre o descritor?O descritor D4 envolve inferir informações implícitas em um texto, ou seja, entender o que não está explicitamente dito, mas pode ser deduzido a partir das pistas no texto.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?É importante porque permite uma análise mais profunda do texto, ajudando a perceber mensagens ocultas e questionar a intenção do autor.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.Exemplo: "Ela entrou sem fazer barulho e olhou em volta com cautela." Isso sugere que a pessoa estava insegura ou desconfiada, embora não seja dito diretamente.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.Exemplo: "O mercado estava cheio, mas todos estavam com o olhar fixo nas prateleiras, sem conversar uns com os outros." Podemos inferir que as pessoas estavam estressadas ou apressadas.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.A dificuldade é interpretar de forma subjetiva demais, projetando ideias próprias que não são suportadas pelo texto.
D4-inserir uma informação implícita em um texto
a) Entendi q inserir essas informações é importante para um bom desenvolvimento da leitura, para entender melhor.
b) Para entender o que não foi dito diretamente no texto, ter uma leitura mais analítica.
c) Ao assistir a tv e ver o noticiario, a personagem viu q iria baixar a temperatura a semana toda, então na hora de sair para trabalhar, pega um casaco.
d)"Me arrumei para o trabalho, logo me prontifiquei e peguei um casaco"
e) Pode ser dificil aplicar esse descritor sem antes mencionar o clima, por exemplo.
A) O que você entendeu sobre o descritor? O descritor é uma orientação ou parâmetro usado para avaliar ou direcionar a compreensão e análise de um texto. Ele especifica um conjunto de competências que devem ser observadas durante o processo de leitura crítica, como a capacidade de identificar argumentos, reconhecer a estrutura do texto, avaliar a coerência das ideias e refletir sobre a intenção do autor.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica? O descritor é fundamental para a leitura crítica porque ajuda o leitor a se concentrar em aspectos específicos do texto, como a clareza dos argumentos, a lógica do raciocínio e a validade das informações apresentadas. Ele guia a análise do conteúdo de maneira estruturada e possibilita que o leitor forme uma opinião mais informada, questionando, comparando e contextualizando as ideias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto. Em um artigo sobre mudanças climáticas, eu aplicaria o descritor ao identificar se o autor apresenta dados científicos relevantes para sustentar suas afirmações. Eu verificaria também se há uma argumentação coerente, se o autor reconhece as diversas perspectivas sobre o tema e se utiliza fontes confiáveis. Caso contrário, eu analisaria como isso comprometeria a credibilidade do texto.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido. Um exemplo seria um editorial sobre a importância da educação digital nas escolas. O descritor poderia ser aplicado ao avaliar se o autor usa evidências sólidas para apoiar suas opiniões, se apresenta uma visão equilibrada e se reflete sobre as implicações futuras dessa mudança. Analisaria ainda a estrutura do texto, como a introdução, desenvolvimento e conclusão, para garantir que o raciocínio esteja bem organizado.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor. Uma dificuldade que eu encontro ao aplicar o descritor é quando o texto apresenta muitos dados ou informações sem uma explicação clara sobre como esses dados foram obtidos ou contextualizados. Isso pode dificultar a avaliação da veracidade das afirmações e prejudicar a aplicação crítica do descritor, pois fica mais difícil discernir se os argumentos são realmente sólidos ou se estão sendo utilizados de forma manipulativa.
a) Entendi que é bastante importante e essencial, pois sem esse descritor não é possível entender nem as informações mais básicas em um texto.
b) Para entender qualquer texto, é realmente necessário saber identificar as informações mais explícitas para depois conseguir encontrar as que estão ocultas.
c) Ao ler uma notícia, por exemplo, iniciamos pelo título, em seguida temos o lide, que pode trazer informações como onde, quando, quem, por quê e o autor da notícia. Assim já é e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações pelo texto de forma que não fique tão repetitivo ou cansativo.possível identificar a maioria das informações.
d) Notícias, crônicas, artigo de opinião, entre outros.
Yago mateus De Camargo A. 9F
A) O que você entendeu sobre o descritor? Daniel de Souza 9°F
Esse descritor se refere à capacidade de identificar e diferenciar um fato de uma opinião relacionada a esse fato. Um fato é algo verificável, que pode ser comprovado através de evidências ou fontes confiáveis. Já uma opinião é uma interpretação ou juízo pessoal sobre esse fato, que não pode ser provado, sendo subjetiva e baseada em pontos de vista individuais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
A distinção entre fato e opinião é crucial para uma leitura crítica porque permite que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais clara e precisa. Ao separar informações objetivas de julgamentos pessoais, o leitor consegue analisar melhor a credibilidade da fonte, avaliar argumentos e tomar decisões mais fundamentadas. Além disso, essa habilidade é fundamental para evitar a manipulação de informações ou a construção de falácias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Em um texto jornalístico, por exemplo, se o jornalista diz que "a temperatura média global aumentou 1,2°C nos últimos 100 anos" (fato), isso pode ser comprovado por dados climáticos. No entanto, se ele escreve "O aumento da temperatura global é alarmante e pode levar à destruição de ecossistemas inteiros" (opinião), está expressando uma visão pessoal sobre o fato. Para aplicar o descritor, o leitor precisaria reconhecer o primeiro enunciado como fato e o segundo como opinião.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Um exemplo seria um artigo sobre mudanças climáticas. O texto pode trazer dados, como a elevação do nível do mar ou as temperaturas médias, que são fatos mensuráveis. Porém, também pode incluir comentários como "é crucial que tomemos medidas agora para evitar um futuro catastrófico", que seriam opiniões sobre as consequências desses fatos.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Uma dificuldade comum ao aplicar esse descritor é que muitos textos podem combinar fatos e opiniões de maneira sutil, o que torna mais difícil distinguir entre ambos. Além disso, em contextos onde os dados podem ser interpretados de diferentes formas, separar uma opinião de uma análise dos fatos nem sempre é uma tarefa simples.
Descritor D1 - Localizar informações explícitas em um texto
a) é bastante importante e essencial, pois sem esse descritor não é possível entender nem as informações mais básicas em um texto.
b) Para entender qualquer texto, é realmente necessário saber identificar as informações mais explícitas para depois conseguir encontrar as que estão ocultas.
c) Ao ler uma notícia, por exemplo, iniciamos pelo título, em seguida temos o lide, que pode trazer informações como onde, quando, quem, por quê e o autor da notícia. Assim já é e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações pelo texto de forma que não fique tão repetitivo ou cansativo.possível identificar a maioria das informações.
d) Notícias, crônicas, artigo de opinião, entre outros.
e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações no texto de forma que não fique repetitivo ou cansativo.
A) O que você entendeu sobre o descritor? Ele se refere à habilidade de diferenciar fatos, que são verificáveis, de opiniões, que são subjetivas e baseadas em interpretações pessoais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica? Essa distinção é essencial para avaliar a credibilidade das informações, compreender melhor os textos e evitar manipulações.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto. Em um texto jornalístico, "a temperatura global subiu 1,2°C em 100 anos" é um fato, enquanto "esse aumento é alarmante" é uma opinião. O leitor deve saber diferenciá-los.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido. Um artigo sobre mudanças climáticas pode apresentar fatos, como dados científicos, e opiniões, como julgamentos sobre a urgência de medidas.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor. A dificuldade está em identificar opiniões disfarçadas de fatos, principalmente quando há subjetividade sutil na forma como a informação é apresentada.
Joao Guilherme 9F
Helena Ribeiro 9-F
Texto escolhido; D4.
A) O descritor D4 trata da habilidade de inferir informações implícitas em um texto, ou seja, deduzir significados que não estão explicitamente escritos, mas que podem ser percebidos a partir de pistas fornecidas pelo autor.
B) Ele é importante para a leitura crítica porque permite ao leitor compreender o texto de maneira mais profunda, identificando intenções do autor, avaliando a veracidade das informações e conectando ideias além do que está escrito.
C) Se um texto diz: "João pegou um cobertor e uma xícara de chá antes de se sentar para assistir TV", posso entender que está frio, mesmo sem essa informação explícita.
D) Um exemplo seria: "Mariana olhou para o relógio e saiu apressada, sem tomar café." Coloca a possível possibilidade que ela estava atrasada.
E) Uma dificuldade é identificar corretamente as pistas no texto, principalmente quando ele contém informações subjetivas ou ambíguas.
a) Entendi que é bastante importante e essencial, pois sem esse descritor não é possível entender nem as informações mais básicas em um texto.
b) Para entender qualquer texto, é realmente necessário saber identificar as informações mais explícitas para depois conseguir encontrar as que estão ocultas.
c) Ao ler uma notícia, por exemplo, iniciamos pelo título, em seguida temos o lide, que pode trazer informações como onde, quando, quem, por quê e o autor da notícia. Assim já é e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações pelo texto de forma que não fique tão repetitivo ou cansativo.possível identificar a maioria das informações.
d) Notícias, crônicas, artigo de opinião, entre outros.
e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações no texto de forma que não fique repetitivo ou cansativo.
julia mitiko 9f
Luana Brandão 9- F
A) O que você entendeu sobre o descritor? Ele se refere à habilidade de diferenciar fatos, que são verificáveis, de opiniões, que são subjetivas e baseadas em interpretações pessoais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica? Essa distinção é essencial para avaliar a credibilidade das informações, compreender melhor os textos e evitar manipulações.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto. Em um texto jornalístico, "a temperatura global subiu 1,2°C em 100 anos" é um fato, enquanto "esse aumento é alarmante" é uma opinião. O leitor deve saber diferenciá-los.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido. Um artigo sobre mudanças climáticas pode apresentar fatos, como dados científicos, e opiniões, como julgamentos sobre a urgência de medidas.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor. A dificuldade está em identificar opiniões disfarçadas de fatos, principalmente quando há subjetividade sutil na forma como a informação é apresentada.
A) O que você entendeu sobre o descritor?
Esse descritor se refere à capacidade de identificar e diferenciar um fato de uma opinião relacionada a esse fato. Um fato é algo verificável, que pode ser comprovado através de evidências ou fontes confiáveis. Já uma opinião é uma interpretação ou juízo pessoal sobre esse fato, que não pode ser provado, sendo subjetiva e baseada em pontos de vista individuais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
A distinção entre fato e opinião é crucial para uma leitura crítica porque permite que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais clara e precisa. Ao separar informações objetivas de julgamentos pessoais, o leitor consegue analisar melhor a credibilidade da fonte, avaliar argumentos e tomar decisões mais fundamentadas. Além disso, essa habilidade é fundamental para evitar a manipulação de informações ou a construção de falácias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Em um texto jornalístico, por exemplo, se o jornalista diz que "a temperatura média global aumentou 1,2°C nos últimos 100 anos" (fato), isso pode ser comprovado por dados climáticos. No entanto, se ele escreve "O aumento da temperatura global é alarmante e pode levar à destruição de ecossistemas inteiros" (opinião), está expressando uma visão pessoal sobre o fato. Para aplicar o descritor, o leitor precisaria reconhecer o primeiro enunciado como fato e o segundo como opinião.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Um exemplo seria um artigo sobre mudanças climáticas. O texto pode trazer dados, como a elevação do nível do mar ou as temperaturas médias, que são fatos mensuráveis. Porém, também pode incluir comentários como "é crucial que tomemos medidas agora para evitar um futuro catastrófico", que seriam opiniões sobre as consequências desses fatos.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Uma dificuldade comum ao aplicar esse descritor é que muitos textos podem combinar fatos e opiniões de maneira sutil, o que torna mais difícil distinguir entre ambos. Além disso, em contextos onde os dados podem ser interpretados de diferentes formas, separar uma opinião de uma análise dos fatos nem sempre é uma tarefa simples.
amanda santos 9f
Sofhia Oliveira 9F
A) O que você entendeu sobre o descritor?
Esse descritor se refere à capacidade de identificar e diferenciar um fato de uma opinião relacionada a esse fato. Um fato é algo verificável, que pode ser comprovado através de evidências ou fontes confiáveis. Já uma opinião é uma interpretação ou juízo pessoal sobre esse fato, que não pode ser provado, sendo subjetiva e baseada em pontos de vista individuais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
A distinção entre fato e opinião é crucial para uma leitura crítica porque permite que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais clara e precisa. Ao separar informações objetivas de julgamentos pessoais, o leitor consegue analisar melhor a credibilidade da fonte, avaliar argumentos e tomar decisões mais fundamentadas. Além disso, essa habilidade é fundamental para evitar a manipulação de informações ou a construção de falácias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Em um texto jornalístico, por exemplo, se o jornalista diz que "a temperatura média global aumentou 1,2°C nos últimos 100 anos" (fato), isso pode ser comprovado por dados climáticos. No entanto, se ele escreve "O aumento da temperatura global é alarmante e pode levar à destruição de ecossistemas inteiros" (opinião), está expressando uma visão pessoal sobre o fato. Para aplicar o descritor, o leitor precisaria reconhecer o primeiro enunciado como fato e o segundo como opinião.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Um exemplo seria um artigo sobre mudanças climáticas. O texto pode trazer dados, como a elevação do nível do mar ou as temperaturas médias, que são fatos mensuráveis. Porém, também pode incluir comentários como "é crucial que tomemos medidas agora para evitar um futuro catastrófico", que seriam opiniões sobre as consequências desses fatos.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Uma dificuldade comum ao aplicar esse descritor é que muitos textos podem combinar fatos e opiniões de maneira sutil, o que torna mais difícil distinguir entre ambos. Além disso, em contextos onde os dados podem ser interpretados de diferentes formas, separar uma opinião de uma análise dos fatos nem sempre é uma tarefa simples
Pedro Ferreira Sousa 9F
A) O que você entendeu sobre o descritor?
Esse descritor se refere à capacidade de identificar e diferenciar um fato de uma opinião relacionada a esse fato. Um fato é algo verificável, que pode ser comprovado através de evidências ou fontes confiáveis. Já uma opinião é uma interpretação ou juízo pessoal sobre esse fato, que não pode ser provado, sendo subjetiva e baseada em pontos de vista individuais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
A distinção entre fato e opinião é crucial para uma leitura crítica porque permite que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais clara e precisa. Ao separar informações objetivas de julgamentos pessoais, o leitor consegue analisar melhor a credibilidade da fonte, avaliar argumentos e tomar decisões mais fundamentadas. Além disso, essa habilidade é fundamental para evitar a manipulação de informações ou a construção de falácias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Em um texto jornalístico, por exemplo, se o jornalista diz que "a temperatura média global aumentou 1,2°C nos últimos 100 anos" (fato), isso pode ser comprovado por dados climáticos. No entanto, se ele escreve "O aumento da temperatura global é alarmante e pode levar à destruição de ecossistemas inteiros" (opinião), está expressando uma visão pessoal sobre o fato. Para aplicar o descritor, o leitor precisaria reconhecer o primeiro enunciado como fato e o segundo como opinião.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Um exemplo seria um artigo sobre mudanças climáticas. O texto pode trazer dados, como a elevação do nível do mar ou as temperaturas médias, que são fatos mensuráveis. Porém, também pode incluir comentários como "é crucial que tomemos medidas agora para evitar um futuro catastrófico", que seriam opiniões sobre as consequências desses fatos.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Uma dificuldade comum ao aplicar esse descritor é que muitos textos podem combinar fatos e opiniões de maneira sutil, o que torna mais difícil distinguir entre ambos. Além disso, em contextos onde os dados podem ser interpretados de diferentes formas, separar uma opinião de uma análise dos fatos nem sempre é uma tarefa simples.
A): Compreendi que esse descritor trata de como identificar o tema de um texto, algo essencial para que o texto seja bem estruturado e coerente.
B): Ele é relevante para a leitura crítica, pois sem um tema definido ou com um tema desconexo, o texto pode ficar sem sentido ou pouco eficaz.
C): Você pode aplicá-lo lendo o texto, pois, ao compreender o conteúdo, será possível identificar o tema de maneira mais clara.
D): Exemplo de um texto em que o tema pode ser facilmente identificado: "Um atleta se prepara para bater um pênalti, respira profundamente, chuta e marca um belo gol, garantindo a vitória para sua equipe. Depois, ele vai para casa, toma um banho e, ainda não satisfeito com a conquista, treina para melhorar cada vez mais". Nesse exemplo, é possível perceber que o tema é "Futebol", mesmo sendo um texto simples e breve. As palavras como "gol", "atleta", "vitória" facilitam a identificação do tema.
E): Minha dificuldade está na interpretação de textos, mas, ao ler com atenção, é possível compreender a mensagem com muita facilidade
Conclusão do colega 1: "O tema é algo desafiador quando a pessoa tenta abordar diversos assuntos ao mesmo tempo."
Conclusão do colega 2: "É fundamental aprimorar a interpretação para melhorar a qualidade do texto."
Julia Firmo de Souza 9B A) O que você entendeu sobre o descritor?
Esse descritor se refere à capacidade de identificar e diferenciar um fato de uma opinião relacionada a esse fato. Um fato é algo verificável, que pode ser comprovado através de evidências ou fontes confiáveis. Já uma opinião é uma interpretação ou juízo pessoal sobre esse fato, que não pode ser provado, sendo subjetiva e baseada em pontos de vista individuais.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
A distinção entre fato e opinião é crucial para uma leitura crítica porque permite que o leitor entenda o conteúdo de maneira mais clara e precisa. Ao separar informações objetivas de julgamentos pessoais, o leitor consegue analisar melhor a credibilidade da fonte, avaliar argumentos e tomar decisões mais fundamentadas. Além disso, essa habilidade é fundamental para evitar a manipulação de informações ou a construção de falácias.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Em um texto jornalístico, por exemplo, se o jornalista diz que "a temperatura média global aumentou 1,2°C nos últimos 100 anos" (fato), isso pode ser comprovado por dados climáticos. No entanto, se ele escreve "O aumento da temperatura global é alarmante e pode levar à destruição de ecossistemas inteiros" (opinião), está expressando uma visão pessoal sobre o fato. Para aplicar o descritor, o leitor precisaria reconhecer o primeiro enunciado como fato e o segundo como opinião.
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido.
Um exemplo seria um artigo sobre mudanças climáticas. O texto pode trazer dados, como a elevação do nível do mar ou as temperaturas médias, que são fatos mensuráveis. Porém, também pode incluir comentários como "é crucial que tomemos medidas agora para evitar um futuro catastrófico", que seriam opiniões sobre as consequências desses fatos.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.
Uma dificuldade comum ao aplicar esse descritor é que muitos textos podem combinar fatos e opiniões de maneira sutil, o que torna mais difícil distinguir entre ambos. Além disso, em contextos onde os dados podem ser interpretados de diferentes formas, separar uma opinião de uma análise dos fatos nem sempre é uma tarefa simples.
Gabriela Melo 9b A) O que você entendeu sobre o descritor?O descritor D14 trata da capacidade de diferenciar fatos de opiniões dentro de um texto. Um fato é uma informação objetiva e verificável, enquanto uma opinião expressa um julgamento ou sentimento de alguém sobre o assunto.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?Distinguir fatos de opiniões é essencial para a leitura crítica porque permite que o leitor avalie a credibilidade das informações, identifique possíveis vieses no texto e desenvolva um pensamento mais analítico. Isso ajuda a evitar manipulações e a formar opiniões mais embasadas.
C) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.Se eu estivesse lendo uma notícia sobre mudanças climáticas, poderia identificar frases como:
Fato: "O ano de 2023 foi um dos mais quentes da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial." (Essa informação pode ser verificada por meio de dados científicos).
Opinião: "As autoridades não estão fazendo o suficiente para combater as mudanças climáticas." (Aqui, há um julgamento sobre a atuação das autoridades).
D) Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido."Os avanços da tecnologia transformaram a forma como as pessoas se comunicam. Hoje, é possível enviar mensagens instantâneas para qualquer parte do mundo em segundos. No entanto, algumas pessoas acreditam que o uso excessivo da tecnologia prejudica as relações interpessoais."
Nesse texto, a primeira parte apresenta um fato verificável sobre a evolução da comunicação, enquanto a segunda traz uma opinião, pois reflete um julgamento sobre o impacto da tecnologia nas relações interpessoais.
E) Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor.Uma dificuldade comum é identificar opiniões disfarçadas de fatos. Às vezes, um texto pode apresentar um julgamento como se fosse uma verdade absoluta, tornando mais difícil perceber que se trata de uma opinião. Além disso, alguns textos misturam fatos e opiniões de maneira sutil, exigindo uma leitura atenta e crítica.
D3
a) O que você entendeu sobre o descritor?
Tem o objetivo de fazer entender uma palavra ou expressão a partir do contexto apresentado, sem precisar de ajuda de dicionario.
b) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
Para uma compreensão certa sem necessitar de ajuda.
c) Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto.
Mariaestá cheia de anseio pelo dia seguinte - o que pode se entender, é que Maria está angustiada ou ânsia pelo dia de amanhã
d) Livros, revistas, notícias, crônicas, sites, etc
e) No entendimento de certas palavras.
pedro alexandre 9b
苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车苏联先进技术奶油自行车
苏联先进技术
苏联先进技术
苏联先进技术
苏联先进技术苏联先进技术苏联先进技术 苏联先进技术苏联先进技术苏联先进技术苏联先进技术
苏联先进技术苏联先进技术苏联先进技术苏联先进技术
苏联先进技术苏联先进技术
Pedro Yan
9 ano B
A)O descritor D3 trata da habilidade de entender o significado de palavras ou expressões a partir do contexto em que elas estão inseridas. Em vez de depender apenas do dicionário, o leitor deve observar o que está ao redor da palavra ou expressão para deduzir seu sentido. Essa prática ajuda a ampliar a compreensão do texto, permitindo que o leitor compreenda não apenas o que está explicitamente escrito, mas também os significados implícitos.
B)Este descritor é essencial para a leitura crítica porque permite que o leitor vá além do texto literal. Ao inferir significados, o leitor não só entende a superfície do conteúdo, mas também capta as nuances, como emoções, intenções ou mensagens subentendidas pelo autor. Isso aprimora a interpretação e a capacidade de questionar o que está sendo transmitido no texto.
C)Suponha que o texto diga: "Maria entrou na sala, e ao olhar para a janela, seus olhos brilharam." A palavra "brilharam" não se refere ao brilho físico dos olhos, mas sim a uma expressão de emoção, como felicidade ou entusiasmo. Nesse caso, o contexto da frase sugere que ela está emocionada, e isso é o que devemos inferir ao ler a palavra "brilharam".
D)Texto: "Pedro estava exausto, mas ao ver o sorriso da sua mãe, sentiu-se revigorado, como se tivesse ganhado uma nova energia."Aqui, a palavra "revigorado" pode ser entendida no contexto como um sentimento renovado de força e alegria, embora a palavra não esteja se referindo diretamente a uma revigorante física.
E)A maior dificuldade que enfrento ao aplicar esse descritor é quando as palavras têm múltiplos significados possíveis e o contexto não deixa claro qual deles é o correto. Em alguns casos, o texto pode ser ambíguo ou não oferecer pistas suficientes, o que torna a interpretação mais difícil.
Interação com os colegas:
Comentário 1:Gostei muito da sua postagem sobre o descritor D1. Você trouxe um exemplo claro de como encontrar informações explícitas no texto. Eu também costumo usar palavras-chave para localizar rapidamente o que preciso. Eu acho que o D1 é uma base essencial, porque sem ser capaz de identificar as informações diretamente, fica mais difícil entender o texto em sua totalidade.
Comentário 2:Achei interessante sua escolha do descritor D6. Identificar o tema é fundamental para entender a mensagem principal de um texto. Eu costumo usar os parágrafos iniciais e o título como pistas para descobrir o tema central. Mas, como você mencionou, é interessante refletir sobre a diferença entre "assunto" e "tema" — essa distinção ajuda a não se perder no foco principal do texto.
Reflexão Final:Essa atividade foi muito útil para aprofundar a compreensão sobre os diferentes descritores de leitura. Entender a diferença entre localizar informações explícitas, inferir significados e identificar o tema me ajuda a desenvolver uma leitura mais crítica e precisa. A interação com os colegas também foi enriquecedora, pois trouxe novas perspectivas sobre como aplicar essas habilidades em textos diversos. Essa prática me motiva a continuar aprimorando minhas capacidades de leitura e interpretação.
O descritor D1, Localizar informações explícitas em um texto", envolve identificar dados que estão claramente apresentados no texto, como nomes, datas, lugares e outros elementos que não requerem interpretação adicional. Esse descritor é fundamental para a compreensão inicial de qualquer texto, pois permite ao leitor encontrar as informações essenciais de forma objetiva e direta. Aplicá-lo ajuda a estruturar o entendimento do conteúdo, facilitando a leitura crítica e a análise mais profunda.
A importância desse descritor está em sua capacidade de fornecer clareza sobre os fatos descritos, sendo a base para interpretar outros aspectos implícitos do texto. Ele também é útil para responder perguntas objetivas e facilita o processo de busca por informações relevantes.
Exemplo prático: ao ler uma biografia, podemos destacar a data de nascimento e falecimento do autor. Outro exemplo seria um texto sobre a reabertura de um museu, onde as informações explícitas incluem a data da reabertura, o local e o tipo de evento.
A dificuldade ao aplicar esse descritor pode ocorrer quando as informações explícitas estão dispersas ou misturadas com dados implícitos, o que exige mais atenção para diferenciá-los corretamente. Para facilitar, é recomendável sublinhar as palavras-chave e fazer anotações enquanto lê.
Curtir
Responder
O descritor D1, Localizar informações explícitas em um texto", envolve identificar dados que estão claramente apresentados no texto, como nomes, datas, lugares e outros elementos que não requerem interpretação adicional. Esse descritor é fundamental para a compreensão inicial de qualquer texto, pois permite ao leitor encontrar as informações essenciais de forma objetiva e direta. Aplicá-lo ajuda a estruturar o entendimento do conteúdo, facilitando a leitura crítica e a análise mais profunda.
A importância desse descritor está em sua capacidade de fornecer clareza sobre os fatos descritos, sendo a base para interpretar outros aspectos implícitos do texto. Ele também é útil para responder perguntas objetivas e facilita o processo de busca por informações relevantes.
Exemplo prático: ao ler uma biografia, podemos destacar a data de nascimento e falecimento do autor. Outro exemplo seria um texto sobre a reabertura de um museu, onde as informações explícitas incluem a data da reabertura, o local e o tipo de evento.
A dificuldade ao aplicar esse descritor pode ocorrer quando as informações explícitas estão dispersas ou misturadas com dados implícitos, o que exige mais atenção para diferenciá-los corretamente. Para facilitar, é recomendável sublinhar as palavras-chave e fazer anotações enquanto lê.
Descritor D1 - Localizar informações explícitas em um texto
a) Entendi que é bastante importante e essencial, pois sem esse descritor não é possível entender nem as informações mais básicas em um texto.
b) Para entender qualquer texto, é realmente necessário saber identificar as informações mais explícitas para depois conseguir encontrar as que estão ocultas.
c) Ao ler uma notícia, por exemplo, iniciamos pelo título, em seguida temos o lide, que pode trazer informações como onde, quando, quem, por quê e o autor da notícia. Assim já é e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações pelo texto de forma que não fique tão repetitivo ou cansativo.possível identificar a maioria das informações.
d) Notícias, crônicas, artigo de opinião, entre outros.
e) As vezes pode ser difícil distribuir as informações no texto de forma que não fique repetitivo ou cansativo.
Manuella 9b
Escolhi o descritor D4, que trata da identificação da intenção do autor no texto. Ele é essencial para a leitura crítica, pois permite analisar a mensagem além do conteúdo explícito, ajudando a detectar vieses e avaliar a credibilidade das informações.
Um exemplo de aplicação seria em um artigo de opinião sobre mudanças climáticas, onde podemos identificar se o autor quer persuadir, informar ou mobilizar. Um texto adequado para essa análise seria um editorial político, onde a intenção pode ser persuasiva.
Minha maior dificuldade com esse descritor é quando a intenção do autor não é clara, exigindo uma interpretação mais cuidadosa.
Reflexão Final: Após interagir com os colegas, percebi a importância de analisar não apenas o que o texto diz, mas também como e por que ele diz. Isso fortalece a leitura crítica e melhora a compreensão dos textos em profundidade.
Samuel Neves Lopes
A):Entendi que esse descritor fala sobre como identificar o tema de um texto algo muito importante para ter um texto bom e coerente.
B):Ele e importante para a leitura critica pois sem um tema ou tendo um tema diverso o texto pode não ficar muito bom.
C):Você pode aplica-lo lendo o texto após ler ele você conhecerá o ele e poderá identificar o tema do seu texto.
D):Exemplo de um texto onde se pode se identificar facilmente o tema:"Um jogador se prepara pra cobrar um pênalti,ele respira fundo chuta e marca um golaço,trazendo a vitoria para seu time,apos isso ele vai para casa,toma um banho e não satisfeito com essa vitoria ele treina para ser melhor e melhor a cada dia",esse texto já se pode identificar um tema o "Futebol",mesmo sendo pequeno e muito simples,e fácil pois você conheceu o tema com varias palavras(golaço,Jogador,etc...)
E):Minha dificuldade e interpretação de texto,porém lendo com cuidado,você consegue entender facilmente.
Conclusão do colega 1:"O tema e algo complicado de lidar quando a pessoa quer expressar muitas coisas"
Conclusão do colega 2:"é muito importante aumentar a interpretação para a melhora do texto"
A) O descritor D1, consiste em identificar dados claros e diretos no texto, como datas, nomes e lugares, sem necessidade de interpretação. O objetivo é desenvolver a habilidade de encontrar rapidamente informações objetivas, como no exemplo de localizar a data e o local de um evento.
B) O descritor D1 é essencial para a leitura crítica porque permite ao leitor identificar informações explícitas com precisão, servindo de base para interpretações corretas. Isso evita suposições equivocadas e ajuda a analisar textos com mais consciência, especialmente em um contexto de desinformação.
C) Texto:
"A Feira do Livro acontecerá no dia 15 de abril, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal. O evento contará com palestras, sessões de autógrafos e um espaço interativo para crianças."
Atividade:
Pergunta: Onde e quando acontecerá a Feira do Livro?
D) Texto para aplicar o descritor D1:
"No último sábado, dia 10 de março, a cidade de Belo Vista realizou a 5ª edição da Corrida Solidária. O evento teve início às 7h na Praça Central e reuniu mais de 500 participantes. A corrida teve um percurso de 10 km e arrecadou alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade."
Atividade:
Em que data ocorreu a Corrida Solidária?
Onde foi o ponto de partida do evento?
Qual foi o percurso total da corrida?
E)Uma dificuldade ao aplicar o descritor D1 é quando os alunos não conseguem distinguir entre informações explícitas e inferências. Muitos tendem a responder com base no que deduzem, em vez de localizar exatamente o que está no texto.
Por exemplo, se o texto diz: "A feira começou às 9h e terminou às 17h", e a pergunta for "Que horas a feira começou?", alguns alunos podem responder: "De manhã", em vez de "Às 9h".
Isso mostra a necessidade de reforçar que o descritor exige respostas baseadas exclusivamente no que está claramente escrito no texto, sem interpretações adicionais. Pedro Cerqueira Gomes (9 A D1)
D6
A)
O D6 indica a ideia principal do texto, o núcleo, O que junta todas as partes principais do texto para identificar o tema dele/assunto principal
B)
é identificar sua ideia central, compreendendo a ideia central do texto fica mais fácil entender o propósito do texto e o significado completo dele, ou em narrativas onde a história toda é contada mais algumas partes contam o sentido principal
C)
Em exemplo na gestão de empresas onde fica mais prático organizar os textos com tópicos ou destacar as partes mais importantes onde ficaria a ideia central da ideia.
D) A preguiça-de-coleira faz parte do gênero científico Bradypus, que inclui as preguiças-de-três-dedos (três garras na frente e atrás). A preguiça-de-coleira é altamente – e incrivelmente – adaptada a viver na copa das árvores, caracterizando o que chamamos de hábito arborícola. ( ideia principal é A preguiça de coleira)
E)
identificar um jeito prático de aplicar o descritor de maneira correta
Julia victória 9a
A- O descritor D6 se refere à habilidade de identificar o tema de um texto, ou seja, reconhecer a ideia central que une todas as informações apresentadas.
B - Porque permite compreender a mensagem principal do texto, ajudando a interpretar melhor as informações e evitar confusões com detalhes secundários.
C -Se um texto fala sobre os efeitos da poluição e cita a contaminação dos rios, a poluição do ar e o impacto na fauna, o tema principal seria "os impactos ambientais da poluição".
D -"O aumento da poluição tem causado graves problemas ambientais, afetando a qualidade do ar e destruindo habitats naturais."Tema: Os impactos da poluição no meio ambiente.
E - Às vezes, confundo os detalhes com o tema principal, o que pode dificultar a identificação correta da ideia central.
Oque eu e meu amigo discutimos: Meu amigo destacou que identificar o tema evita confundir detalhes com a ideia central. Ele escolheu essa ideia porque percebe que muitos focam nos exemplos em vez do tema. Isso ajuda na interpretação e leitura crítica, algo essencial para entender o texto corretamente.
Pedro Henrique Hermínio da Silva Fontenele 9°A
D14
A) O descritor a aborda sobre como distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato e a importância disso para ter uma interpretação crítica sobre o texto.
B) Porque esse descritor permite separar o os fatos de opiniões, oque melhora o pensamento crítico, e a interpretar as intenções que o autor e a identificar possíveis vieses ou manipulações.
C) "O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014 (fato). Foi a melhor Copa de todos os tempos! (opinião)."
D) A pipoca surgiu há mais de mil anos, na América, mas ninguém sabe ao certo como foi.(fato) Um nativo pode ter deixado grãos de milho perto do fogo e, de repente: POP! POP!, eles estouraram e viraram flocos brancos e fofos.(opinião)
Que susto!(opinião)
Quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, no século 15, eles conheceram a pipoca como um salgado feito de milho e usado pelos índios como alimento e enfeite de cabelo e colares.(fato)
Arqueólogos também encontraram sementes de milho de pipoca no Peru e no atual estado de Utah, nos Estados Unidos.(fato) Por isso, acreditam que ela já fazia parte da alimentação de vários povos da América no passado.(opinião)
E) As vezes, não consigo diferenciar opiniões de fatos ao ler o texto, pois algumas opiniões estão entre as explicações dos fatos.
Minha Visão: Acredito que esse descritor seja o mais importante para nossa sociedade atual, pois atualmente, muitas pessoas brigam por não saber separar fatos de opiniões.
Visão do colega: Ele tem idéias similares em relação a importância desse descritor.
Conclusão: O descritor citado anteriormente é essencial para uma construção de um debate saudável.
D6; identificar o tema de um texto
A) o que você entendeu sobre o descritor?
eu tendi que o descritor mostra sobre a importância de entender sobre o tema de um texto mostrando suas importâncias em muitas situações
B) porque você acha que ele é importante para a leitura crítica?
é importante para uma boa interpretação de texto em provas, ou leituras de livros por exemplo
C) compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto
eu aplicaria em um texto em que fosse preciso saber sobre o tema para entender o que esta sendo dito dessa forma as pessoas teriam que saber sobre o tema
D) em um texto cujo o tema e preciso ler sobre
E) encontrar um tema difícil de entender e desconhecido
LUCAS MIRANDA CARDOSO 9A
D6-Enzo Gregorio 9A
A):Entendi que esse descritor fala sobre como identificar o tema de um texto algo muito importante para ter um texto bom e coerente.
B):Ele e importante para a leitura critica pois sem um tema ou tendo um tema diverso o texto pode não ficar muito bom.
C):Você pode aplica-lo lendo o texto após ler ele você conhecerá o ele e poderá identificar o tema do seu texto.
D):Exemplo de um texto onde se pode se identificar facilmente o tema:"Um jogador se prepara pra cobrar um pênalti,ele respira fundo chuta e marca um golaço,trazendo a vitoria para seu time,apos isso ele vai para casa,toma um banho e não satisfeito com essa vitoria ele treina para ser melhor e melhor a cada dia",esse texto já se pode identificar um tema o "Futebol",mesmo sendo pequeno e muito simples,e fácil pois você conheceu o tema com varias palavras(golaço,Jogador,etc...)
E):Minha dificuldade e interpretação de texto,porém lendo com cuidado,você consegue entender facilmente.
Conclusão do colega 1:"O tema e algo complicado de lidar quando a pessoa quer expressar muitas coisas"
Conclusão do colega 2:"é muito importante aumentar a interpretação para a melhora do texto"
Descritor: D3
Guilherme Salles Vargas 9A
A) Entendi que é importante, porque nos ajuda a compreender novas palavras que não são muito comuns no dia a dia das pessoas.
B) Acredito ser muito importante porque ele traz sentido na palavras sem a obrigação de ver no dicionário ou na internet, tendo uma leitura mais fácil.
C) Aprender a forma como a população de outro estado se comunica no dia a dia.
D) Podem ser encontradas em artigos, livros, notícias, pesquisas, entre outros.
E) Entender dialetos diferentes do meu.
Gabarito Augusth Nunes Novais
Descritor (D1)
a) o que eu entendi sobre o descritor?
o descritor se refere à habilidade de interpretar textos levando em conta elementos históricos, culturais e sociais. no caso do texto sobre a pipoca, isso significa relacionar sua história com a tradição dos povos indígenas e a chegada dos europeus.
b) por que ele é importante para a leitura crítica?
esse descritor é fundamental para desenvolver uma leitura crítica, pois nos ajuda a perceber o contexto em que o texto foi escrito, bem como as intenções do autor. assim, conseguimos formar opiniões mais bem fundamentadas.
c) exemplo prático de aplicação do descritor em um texto:
ao ler um texto sobre a origem da pipoca, além de entender os fatos históricos, eu analisaria sua relevância cultural em diferentes sociedades. isso me permitiria perceber que a pipoca não é apenas um alimento, mas também um símbolo de tradição e identidade para alguns povos.
d) exemplo de texto onde se pode aplicar esse descritor:
um bom exemplo seria um artigo sobre a alimentação indígena e seu papel na cultura de diferentes povos. esse tipo de texto permite compreender como certos alimentos, como a pipoca, carregam significados que vão além da nutrição.
e) dificuldade ao aplicar esse descritor:
uma das dificuldades que enfrento é focar apenas nos fatos e deixar de lado uma análise mais profunda do contexto cultural e histórico que envolve o texto.
reflexão final:
ao discutir a atividade com meus colegas, percebi como diferentes interpretações enriquecem a leitura. aprendi que a leitura crítica vai além de absorver informações, exigindo uma análise do contexto e da cultura por trás do texto. essa troca de ideias ampliou minha visão e melhorou minha interpretação.
Felipe Prado Sasaki 9A
D1
A) O que você entendeu sobre o descritor: Que ler informações explícitas muito vai fazer você conseguir saber qual são essas informações mais rapidamente e mais precisamente
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura critica: para você saber as palavras-chaves e entender as informações mais rapidamente e mais eficientemente
C)Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto: a organização de um texto.
D)Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido: "O garoto procurou dentro do papel de embrulho"
E)Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor: quando um texto não tem ordem, ou quando é só varias palavras e virgulas sem proposito
As respostas do meu amigo foram quase iguais as minhas, mas ele falou que tem também um problema com textos grandes.
A)
O descritor trata da habilidade de entender textos, considerando dados, história e cultura. No texto da pipoca, isso significa ligar a pipoca à história de nativos e europeus.
B)
Este descritor é importante para a leitura crítica, pois permite analisar o contexto e as intenções dos autores, formando opiniões mais informadas.
C)
Ao ler um texto sobre a história da pipoca, eu não apenas as informações sobre sua origem, mas também consideraria o impacto cultural da pipoca nas diferentes sociedades. Isso me ajudaria a entender melhor como esse alimento é mais do que apenas um lanche; ele carrega significados e tradições.
D):
Um exemplo seria um artigo que discute a importância da alimentação na cultura indígena. Esse tipo de texto permite explorar como diferentes alimentos, como a pipoca, estão entrelaçados com identidades culturais e práticas sociais.
E)Uma dificuldade ao aplicar esse descritor é a minha tendência a focar apenas nos dados factuais, sem considerar o contexto mais amplo.
Miguel Cita de Moraes 9A
D1
A) O que você entendeu sobre o descritor: Que ler informações explícitas muito vai fazer você conseguir saber qual são essas informações mais rapidamente e mais precisamente
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura critica: para você saber as palavras-chaves e entender as informações mais rapidamente e mais eficientemente
C)Compartilhe um exemplo prático de como você aplicaria esse descritor em um texto: a organização de um texto.
D)Compartilhe um exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido: "O garoto procurou dentro do papel de embrulho"
E)Compartilhe uma dificuldade que você tem ao aplicar esse descritor: quando um texto não tem ordem, ou quando é só varias palavras e virgulas sem proposito
(editei porque tinha escrito errado) Eu e meu amigo concordamos com o que eu respondi
D1
A) Entendo que o descritor se refere a informações simples e claras de identificar, como uma data específica ou um local determinado. Esses elementos são fundamentais para garantir a clareza e o contexto das informações.
B) Acredito que esses dados são essenciais em qualquer situação, pois são fáceis de entender e de perceber. Saber uma data ou um local é crucial para situar as pessoas no tempo e no espaço, o que torna qualquer explicação ou narrativa mais objetiva e acessível.
C) Para explicar esse conceito de forma prática, incluiria exemplos claros no texto, garantindo que a aplicação de datas e locais seja facilmente compreendida. A ideia é usar situações cotidianas que evidenciem a importância desses elementos de forma clara e concreta.
D) Um exemplo seria um artigo que discute a importância da alimentação na cultura indígena. Esse tipo de texto permite explorar como diferentes alimentos, como a pipoca, estão entrelaçados com identidades culturais e práticas sociais.
E) Não vejo dificuldades em aplicar esse descritor em um texto, pois é um conceito simples e direto, fácil de entender e inserir em qualquer contexto que envolva informações sobre tempo e lugar
Opinião :Eu entendi que cada um tem a sua opinião que o modo de que vive muda completamente a sua opinião e senso crítico, mas que mesmo com isso tem opiniões parecidas.
Nome: Gabriel Santana Santos
Série:9°A
D4
A) o que eu entendi sobre o escritor?O descritor é sobre entender o que as palavras realmente significam e as emoções que elas passam. No conto "O Homem que entrou pelo cano", isso é bem importante.
B) por que você acha que ele é importante para leitura crítica?
Esse descritor ajuda a perceber o que não está escrito claramente no texto. Ao analisar os personagens e os lugares, dá pra ler de forma mais profunda e prestar atenção nas entrelinhas.
C) exemplo prático de como eu aplicaria esse descritor em um texto:
Eu olharia não só as ações do protagonista, mas também o que ele está sentindo. No caso do "homem no cano", eu veria como ele se sente preso e sozinho, por exemplo.
D) exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido:
"A Metamorfose", de Franz Kafka. Nesse texto, dá pra entender bem os sentimentos do personagem, como ele se sente isolado e distante de tudo e todos.
E) dificuldade ao aplicar esse descritor:
Eu tenho dificuldade em entender as emoções dos personagens. Às vezes, fico na dúvida se estou interpretando certo ou se estou projetando minhas próprias experiências na história.
opinião:Percebi que cada pessoa interpreta um texto de uma maneira diferente. Aprendi que olhar para as emoções nas palavras ajuda a entender melhor a história.
Mariana de Paula 9°a
D-3 Victor Melo Albuquerque
a - o que você entendeu sobre o descritor?inferir significa entender significados implícitos em um texto, ou seja, deduzir informações que não são ditas diretamente, com base no contexto e no conhecimento prévio.
b - por que ele é importante para a leitura crítica?ele ajuda o leitor a entender o texto de forma mais profunda, identificando mensagens subentendidas e analisando intencionalidades do autor, além de permitir uma reflexão crítica sobre o que está sendo lido.
c - exemplo prático de como aplicar o descritor:ao ler um artigo sobre mudanças climáticas, podemos inferir que o autor está tentando persuadir o leitor, não apenas informar, com base em como ele apresenta os dados.
d - exemplo de texto para aplicar o descritor:em um romance, a frase “ele olhou para o relógio e suspirou, deixando cair os ombros como se tivesse carregado um peso o dia inteiro” nos permite inferir que o personagem está cansado, sem que isso seja dito explicitamente.
e - dificuldade ao aplicar o descritor:às vezes, quando o contexto é vago ou a informação é insuficiente, fica difícil fazer inferências precisas. também é difícil não deixar que meu conhecimento prévio interfira na interpretação.
reflexão final:essa atividade me ajudou a entender melhor como a inferência torna a leitura mais crítica e completa, além de perceber que diferentes interpretações podem surgir a partir de um mesmo texto.
D1 Localizar informações explicitas em um texto ;😯
a) Eu entendi que é um descritor bastante relevante, pois sem ele fica mais complicado compreender algumas informações mais difíceis de entender nos textos e narrativas.
b) Na minha opinião, ele é fundamental para uma leitura crítica, já que é preciso saber utilizá-lo, para que seja mais fácil compreender os textos e também auxilia na busca por outras informações mais implícitas.
c) Eu utilizaria esse descritor, por exemplo, em uma prova que tivesse uma questão pedindo para resumir a ideia principal do texto, o que tornaria essa tarefa mais simples, pois, ao aplicar esse descritor, eu já saberia melhor o que expressar.
d) Publicidade, artigo acadêmico, reportagem, entre outros.
e) Eu não encontro nenhuma dificuldade aparente no uso desse descritor, pois é algo simples e funcional.
Reflexão;
nos percebemos que empregar esse descritor pode ser vantajoso para um bom desempenho e compreensão do tema ou texto em questão
A) O que eu entendi sobre o descritor?
O descritor trata da habilidade de entender textos, considerando dados, história e cultura. No texto da pipoca, isso significa ligar a pipoca à história de nativos e europeus.
B) Por que você acha que ele é importante para a leitura crítica?
Este descritor é importante para a leitura crítica, pois permite analisar o contexto e as intenções dos autores, formando opiniões mais informadas e reflexivas.
C)Exemplo prático de como eu aplicaria esse descritor em um texto:
Ao ler um texto sobre a história da pipoca, eu analisaria não apenas as informações sobre sua origem, mas também consideraria o impacto cultural da pipoca nas diferentes sociedades. Isso me ajudaria a entender melhor como esse alimento é mais do que apenas um lanche; ele carrega significados e tradições.
D)Exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido:
Um exemplo seria um artigo que discute a importância da alimentação na cultura indígena. Esse tipo de texto permite explorar como diferentes alimentos, como a pipoca, estão entrelaçados com identidades culturais e práticas sociais.
E)Dificuldade ao aplicar esse descritor:
Uma dificuldade que enfrento ao aplicar esse descritor é a minha tendência a focar apenas nos dados factuais, sem considerar o contexto mais amplo.
leticia sintiii
Descritor: D1
A) Compreendo que o descritor se refere a elementos fáceis de entender e identificar, como uma data específica ou um local determinado. Esses são aspectos básicos, mas essenciais, para a clareza e o contexto de qualquer informação.
B) Considero que esses dados são fundamentais em qualquer contexto, pois são evidentes e de fácil compreensão. Conhecer uma data ou um local ajuda a situar as pessoas no tempo e no espaço, o que torna qualquer narrativa ou explicação mais objetiva e acessível.
C) Eu explicaria esse conceito de maneira prática, incluindo exemplos claros no texto, para garantir que a aplicação de datas e locais seja compreendida sem dificuldade. A ideia é utilizar situações do cotidiano que mostrem a importância desses elementos de forma concreta.
D) Hoje, 11/03/2025, minha turma e eu realizamos um trabalho no Colégio Adventista de Taboão da Serra. (Neste trecho que criei, a data "11/03/2025" está claramente destacada, assim como o nome do local "Colégio Adventista de Taboão da Serra". Esses detalhes deixam claro quando e onde a atividade foi realizada, proporcionando uma visão precisa e compreensível do evento.)
E) Não vejo grandes dificuldades em aplicar esse descritor em um texto, pois é algo simples e direto, fácil de entender e inserir em qualquer contexto que envolva informações de tempo e espaço.
Reflexão final: Ao longo do tempo, percebi que cada pessoa tem uma maneira distinta de interpretar os textos. Essa diversidade de perspectivas é fascinante e enriquece a experiência de leitura. Aprendi que, ao focar nas emoções expressas nas palavras, conseguimos captar nuances que muitas vezes passam despercebidas. Essa atenção aos sentimentos não apenas nos ajuda a entender melhor a história, mas também nos conecta de forma mais profunda com os personagens e suas vivências. Assim, a leitura se torna uma jornada mais rica e significativa, onde cada interpretação traz à tona novas camadas de significado.
D4
A) oque eu entendi sobre o descritor?
O descritor é sobre entender os significados e emoções em um texto. No conto "O Homem que entrou pelo cano", isso é importante.
B)Por que você acha que ele é importante para leitura crítica?
Esse descritor ajuda a ver coisas que não estão escritas diretamente. Analisando os personagens e os lugares, conseguimos ler melhor e prestar mais atenção.
C) exemplo pratico de como eu aplicaria esse escritor em um texto:
Eu olharia não só o que o protagonista faz, mas também como ele se sente. Por exemplo, no conto do homem no cano, eu veria como ele se sente preso e sozinho.
D) exemplo de texto onde se pode aplicar o descritor escolhido:
"A Metamorfose", de Franz Kafka. Esse texto mostra bem os sentimentos do personagem e como ele se sente isolado.
E) dificuldade ao aplicar esse descritor:
Eu tenho dificuldade em entender as emoções dos personagens. Às vezes, não sei se estou entendendo certo ou se estou colocando minhas próprias experiências.
Reflexão final:
Percebi que cada pessoa vê os textos de um jeito diferente. Aprendi que olhar para as emoções nas palavras ajuda a entender melhor a história.
Maria Eduarda Sodati 9b
DESCRITOR D1
A)Entendi que são informações claras de se encontrar no texto
B)Porque determina os dados principais no texto
C)Em uma notcia podemos encontrar exemplos como titulo,subtitulo,local,data e entre outros
D)Se encontra em textos que tem informações explicitas na escrita como:crônicas,noticias e recitas de culinaria
E)Ao aplicar esse descritor você pode acabar ignorando detalhes importantes ou confundir informações próximas