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Nelson Junior
10 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 9 ano
O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico. O podcast é um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma presencial. O Projeto Uma maneira de criar um podcast é utilizar o software livre e gratuito Anchor. Essa ferramenta pode ser baixada e trabalhada no formato online, ou seja, precisa de conexão com a internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo. Outra possibilidade são os aplicativos de gravação de voz dos próprios aparelhos celulares, que permitem gravação e edição. Além disso, os arquivos gerados podem ser guardados em drives. I. O primeiro passo é a leitura do livro "Crônicas Para Ler e Pensar - Volume 1", de Felipe Lemos, organizando no caderno os pontos principais das crônicas. Espera-se que os seguintes pontos estejam: A) que o podcast precisa trazer as principais informações da notícia de forma clara e objetiva? B) precisa ter uma estrutura: saudação, notícia, encerramento; C) qualidade da voz e boa dicção; D) linguagem culta, mas não tão formal; E) cuidado com uso de marcas da oralidade; F) fala fluente, sem que se perceba apenas a leitura do conteúdo. II. O próximo passo é criação do roteiro de produção no caderno. A) Primeiro defina claramente o objetivo do seu podcast e qual será o público-alvo. Antes de começar a planejar, é importante saber para quem você está criando o podcast e o que você quer transmitir de conhecimento para este público. B) Defina um tema principal: será muito importante que todos os episódios tenham uma ligação com o tema principal do seu podcast. C) Crie uma estrutura básica de cada episódio. Defina qual será a duração de cada episódio, se terá seções fixas e como será a introdução e o encerramento. Manter um padrão ajuda a criar uma conexão mais frequente com seu público alvo. D) Faça um planejamento do conteúdo. Crie uma lista de assuntos que você quer abordar em cada episódio, deixando margem para improviso e novidades. O Podcast também precisa ser natural e os improvisos fazem parte do conteúdo. E) Se for ter convidados no seu podcast, escolha convidados relevantes e interessantes para seus episódios e que já tenham alguma familiaridade com a comunicação em público ou vídeo, isso ajuda muito a fluir o episódio. F) Para um conteúdo de valor, pesquise e leia sobre o assunto antes de começar a gravar o episódio. Se aprofundar no assunto é importante para gerar valor ao ouvinte. G) Caso ocorra algum imprevisto, tenha um plano B: caso algo dê errado durante a gravação, tenha um plano de contingência para não perder o trabalho dedicado naquele episódio. H) Edição do áudio. Após a gravação, é importante editar o áudio para remover falhas e garantir uma boa qualidade do conteúdo. Existem vários softwares no mercado, alguns gratuitos e outros pagos que podem te ajudar com isso. I) Selecione uma plataforma: escolha um aplicativo para publicar seu podcast, como Spotify, Apple Podcasts, Anchor ou Soundcloud. III. A duração do áudio ou vídeo será de 3 min a 5 min. O aluno deverá compartilhar o link nos comentários deste post. IV. Data de entrega: 19/05. Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
[9E] Podcast: "Crônicas Para Ler e Pensar" content media
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Nelson Junior
10 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 9 ano
O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico. O podcast é um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma presencial. O Projeto Uma maneira de criar um podcast é utilizar o software livre e gratuito Anchor. Essa ferramenta pode ser baixada e trabalhada no formato online, ou seja, precisa de conexão com a internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo. Outra possibilidade são os aplicativos de gravação de voz dos próprios aparelhos celulares, que permitem gravação e edição. Além disso, os arquivos gerados podem ser guardados em drives. I. O primeiro passo é a leitura do livro "Crônicas Para Ler e Pensar - Volume 1", de Felipe Lemos, organizando no caderno os pontos principais das crônicas. Espera-se que os seguintes pontos estejam: A) que o podcast precisa trazer as principais informações da notícia de forma clara e objetiva? B) precisa ter uma estrutura: saudação, notícia, encerramento; C) qualidade da voz e boa dicção; D) linguagem culta, mas não tão formal; E)cuidado com uso de marcas da oralidade; F) fala fluente, sem que se perceba apenas a leitura do conteúdo. II. O próximo passo é criação do roteiro de produção no caderno. A) Primeiro defina claramente o objetivo do seu podcast e qual será o público-alvo. Antes de começar a planejar, é importante saber para quem você está criando o podcast e o que você quer transmitir de conhecimento para este público. B) Defina um tema principal: será muito importante que todos os episódios tenham uma ligação com o tema principal do seu podcast. C) Crie uma estrutura básica de cada episódio. Defina qual será a duração de cada episódio, se terá seções fixas e como será a introdução e o encerramento. Manter um padrão ajuda a criar uma conexão mais frequente com seu público alvo. D) Faça um planejamento do conteúdo. Crie uma lista de assuntos que você quer abordar em cada episódio, deixando margem para improviso e novidades. O Podcast também precisa ser natural e os improvisos fazem parte do conteúdo. E) Se for ter convidados no seu podcast, escolha convidados relevantes e interessantes para seus episódios e que já tenham alguma familiaridade com a comunicação em público ou vídeo, isso ajuda muito a fluir o episódio. F) Para um conteúdo de valor, pesquise e leia sobre o assunto antes de começar a gravar o episódio. Se aprofundar no assunto é importante para gerar valor ao ouvinte. G) Caso ocorra algum imprevisto, tenha um plano B: caso algo dê errado durante a gravação, tenha um plano de contingência para não perder o trabalho dedicado naquele episódio. H) Edição do áudio. Após a gravação, é importante editar o áudio para remover falhas e garantir uma boa qualidade do conteúdo. Existem vários softwares no mercado, alguns gratuitos e outros pagos que podem te ajudar com isso. I) Selecione uma plataforma: escolha um aplicativo para publicar seu podcast, como Spotify, Apple Podcasts, Anchor ou Soundcloud. III. A duração do áudio ou vídeo será de 3 min a 5 min. O aluno deverá compartilhar o link nos comentários deste post. IV. Data de entrega: 19/05. Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
[9D] Podcast: "Crônicas Para Ler e Pensar" content media
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Nelson Junior
04 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
Projeto Bebê de Arroz - 8F content media
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Nelson Junior
04 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
Projeto Bebê de Arroz - 8E content media
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Nelson Junior
04 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
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Nelson Junior
04 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
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Nelson Junior
04 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
Projeto Bebê de Arroz - 8B content media
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Nelson Junior
03 de abr. de 2023
In 2 Bim/23 - 8 ano
Justificativa A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos). A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986). Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000). No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto. Gênero Textual - Relato de Experiência O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Objetivos • Conceituar gravidez e adolescência; • Entender como acontece a Reprodução Humana; • Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma; • Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas. • Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz; • Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice; • Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação; • Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país; • Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida; • Conhecer o plano de Deus para a construção da família; • Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar; • Entender o momento ideal para construir e planejar uma família; • Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade. Metodologia • O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações: Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos. Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor. Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes. Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão. Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções. Data de entrega 24/04 a 28/04 Clique aqui para baixar o arquivo⤵️ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990. SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000. TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
Projeto Bebê de Arroz - 8A content media
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Nelson Junior
01 de mar. de 2023
In Gabarito
Questão 1. No trecho: “[...] que até parece que só se as viu depois que tombaram [...]”, o elemento em negrito tem a função coesiva de retomada do referente. Assim, pode-se dizer que tal elemento desempenha, nesse sentido, o papel de: A) conector; B) elipse; C) hiperônimo; D) catáfora; E) anáfora. Questão 2. A anáfora é um elemento linguístico que faz referência a um termo anteriormente existente no texto. Identifique o termo a que se refere o pronome “Ele”, destacado no segundo parágrafo do texto: A) operário; B) Sísifo; C) absurdo; D) destino; E) proletário. Questão 3. O problema gramatical que constrói o humorismo dessa tirinha é: A) identificação equivocada do referente de um anafórico. B) uso indevido de um pronome demonstrativo. C) emprego incorreto de vírgula. D) colocação pronominal errada. Questão 4. Em relação ao recurso/procedimento linguístico de uso dos termos “o aparelho”, “dele”, “o dispositivo” e “o aparelhinho”, destacados no texto, pode-se afirmar que, em todos os casos, se trata de: A) catáfora. B) zeugma. C) anáfora. D) anacoluto. Questão 5. (TJ/SP – 2010 – VUNESP)3- A palavra “a”, em –...no entanto, não foi a esperada.(3.º parágrafo), refere-se a: A) candidatos. B) pergunta. C) reação. D) falar. Questão 6. Os elementos em destaque no texto fazem uma referenciação: A) anafórica. B) catafórica. C) anafórica indireta. D) anafórica associativa. Questão 7. Observe que foram empregados, no texto, diferentes recursos anafóricos para a referência ao Martin Luther King. Identifique um exemplo para cada um deles: A) omissão de termo, sinalizada pela desinência verbal: “Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas [...]” B) substituição de termo por intermédio de pronome possessivo: “Em 1959, King voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai.” C) repetição de termo: “Em 1954, Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery [...]” Questão 8. (FGV) "Mas, enquanto isso, no mercado financeiro, os bancos pensam em como superar um dilema." O pronome grifado exerce uma função anafórica. Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorra. A) Chegamos no dia 23 às 22 horas. Nessa noite, as estrelas pareciam brilhar mais do que o costume. B) Nossas dúvidas residem nisto: não saber equacionar problemas. C) Os sistemas de busca estão atualizados. Em tais sistemas, é possível selecionar o idioma de preferência. D) Nada há para julgar. Isso resolve mais facilmente o nosso problema. E) Os amantes e os amados vivem em desencontros. Estes vivem, sem dúvida, mais perdidos que aqueles. Questão 9. (FGV) No segundo quadrinho, o pronome essa tem valor A) anafórico. B) catafórico. C) dêitico. D) relativo. E) expletivo. Questão 10. (FGV) É comum na estruturação dos textos a presença da anáfora. Assinale a alternativa que apresenta a frade em que ocorre a presença da anáfora associativa aquela que é realizada por meio de uma associação a um referente mencionado numa expressão anterior. A) Ao longe, via-se uma igreja. A entrada estava iluminada e os vitrais brilhavam. B) Os estudantes chegaram na hora marcada para o passeio. Poucos alunos, porém, haviam chegado bem antes C) O Brasil teve um pequeno crescimento do PIB. Nosso país deve mudar os rumos da política econômica. D) As palmeiras estavam murchas sob o aguaceiro, assim, como todas as árvores do Jardim Botânico. E) Todos os formandos estavam felizes e a felicidade iria durar durante toda a solenidade de formatura.
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Nelson Junior
28 de fev. de 2023
In Gabarito
Questão 1. Assinale a alternativa em que o adjetivo grifado funciona como adjunto adnominal. A) Homem FELIZ é aquele que ama o próximo. B) Sempre que a via, sentia-me bastante FELIZ. C) Todos afirmavam que era muito FELIZ. D) A carta do amigo deixou-o bastante FELIZ. E) O jovem inteligente considerava-se APTO para o trabalho. Questão 2. (UFSE) - Identifique a alternativa em que todos os dois termos destacados têm a função de adjunto adnominal. A) As funcionárias estavam absolutamente impossibilitadas de reagir. B) Traga-o até aqui, com todas as bagagens. C) Belíssimas gravuras foram vendidas por eles. D) Eles chegaram muito tarde e jantaram sozinhos. E) Os pareceres dos técnicos lhe foram plenamente favoráveis. Questão 3. (UFSC) - Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal: A) “... anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.” B) O peixe cai-lhe na rede. C) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais. D) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã. E) Sim, alguém lhe propôs emprego. Questão 4. Em cada oração, substitua os destaques por um adjunto adnominal. A) Os clientes incompreensivos saíram. B) Os jovens brasileiros são muito alegres. C) O funcionário gripado foi embora mais cedo. D) Os alunos malcomportados foram castigados. E) As pessoas analfabetas enfrentam problemas diários. Questão 5. Indique quais orações são verdadeiras ou falsas. Alternativas verdadeiras: B) A função do adjunto adnominal é caracterizar ou determinar um substantivo. C) O adjunto adnominal pode ser representado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, numerais adjetivos e pronomes adjetivos. D) Uma das diferenças entre adjunto adnominal e complemento nominal é que o adjunto adnominal tem sentido ativo e o complemento nominal, passivo. Alternativas falsas: A) Adjunto adnominal é um termo integrante da oração. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração, o que significa, que se ele for removido, a estrutura sintática da oração permanece a mesma. E) Enquanto o adjunto adnominal modifica o verbo, o adjunto adverbial caracteriza um substantivo. Ocorre justamente o contrário, ou seja, o adjunto adverbial tem a função de modificar o verbo ou intensificar o verbo, o adjetivo ou o advérbio nas orações. Enquanto isso, o adjunto adnominal tem a função de caracterizar o substantivo. Questão 6. Indique a oração em que o termo em destaque exerce a função de adjunto adnominal. Alternativas certas: A) Os investimentos do governo na saúde deveriam aumentar. "do governo" é adjunto adnominal, porque determina o substantivo "investimentos", que é o núcleo do sujeito nesta oração. Repare que mesmo sem o adjunto adnominal - que é um termo acessório da oração - "investimentos" continua sendo o núcleo do sujeito. "na saúde" é complemento nominal, porque completa o sentido do substantivo "investimento", sem o qual a oração ficaria inacabada. C) Todos os meus estimados alunos faltaram. "Todos", assim como "os, meus, estimados" são adjuntos adnominais, porque eles determinam ou caracterizam o substantivo "alunos", que é o núcleo do sujeito nesta oração. Repare que mesmo sem os adjuntos adnominais - que são termos acessórios da oração - "alunos" continua sendo o núcleo do sujeito. Questão 7. Quantos adjuntos adnominais há em cada oração abaixo? Identifique-os. A) Os filhos gêmeos da Joana já se formaram. 3 adjuntos adnominais: os, gêmeos, da Joana. B) A nova série parece interessante. 2 adjuntos adnominais: a, nova. C) O professor foi homenageado pelos alunos. 2 adjuntos adnominais: o, os. D) Escreveu livros que eram encantadores. 0 adjunto adnominal. "Encantadores" é predicativo do sujeito "livros", pois além de caracterizar o sujeito, oferece uma informação essencial, ou seja, que não pode ser removida desta oração: "Escreveu livros que eram ... .". E) Os leitores ficaram encantados. 1 adjunto adnominal: os. Questão 8. Identifique a oração em que TODOS os termos em destaque são adjuntos adnominais.Alternativa certa: C) Desejou que um forte raio atingisse a sua terrível cabeça.
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Nelson Junior
20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 9 ano
A publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas. I. Como fazer? O aluno/grupo deverá criar uma campanha publicitária sobre "Sustentabilidade" colocando as definições e exemplos. Estes exemplos deverão ser títulos, subtítulos e trechos retirados de notícias e reportagens. A) Planejamento da Campanha: Cada aluno/grupo deve pensar junto nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a campanha ficar mais interessante? Vou colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Quem vou entrevistar? Quais recursos serão necessários?” II. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 05 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Data: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[9E] Campanha Publicitária - Sustentabilidade content media
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Nelson Junior
20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 9 ano
A publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas. I. Como fazer? O aluno/grupo deverá criar uma campanha publicitária sobre "Sustentabilidade" colocando as definições e exemplos. Estes exemplos deverão ser títulos, subtítulos e trechos retirados de notícias e reportagens. A) Planejamento da Campanha: Cada aluno/grupo deve pensar junto nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a campanha ficar mais interessante? Vou colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Quem vou entrevistar? Quais recursos serão necessários?” II. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 05 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Data: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[9D] Campanha Publicitária - Sustentabilidade content media
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Nelson Junior
20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 8 ano
O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[8F] Jornal Televisivo - I Bimestre content media
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20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 8 ano
telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: F) Participantes: 1 a 3 participantes
[8E] Jornal Televisivo - I Bimestre content media
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20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 8 ano
telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
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20 de jan. de 2023
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O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: 07/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[8B] Jornal Televisivo - I Bimestre content media
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Nelson Junior
20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 8 ano
O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[8A] Jornal Televisivo - I Bimestre content media
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Nelson Junior
20 de jan. de 2023
In 1 Bim/23 - 8 ano
O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. I. PRODUÇÃO Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem. A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado; B) A equipe deve decidir o nome do telejornal; C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático; II. ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante. A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar: “O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?” Roteiro de entrevista 1. Nome do entrevistado: 2. Nome do evento ou tema da entrevista: 3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista: 4. Tempo de duração: 5. Como é possível participar ou contribuir para... 6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior) 7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.) Roteiro para formular a notícia 1. Mencionar o fato (O que aconteceu?) 2. Onde aconteceu? 3. Quando? 4. Como? 5. Quais os envolvidos? 6. Qual o porquê do ocorrido? III. INFORMAÇÕES A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos. B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min. C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org). D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro) E) Entrega do vídeo: 27/02 a 03/03 F) Participantes: 1 a 3 participantes
[8C] Jornal Televisivo - I Bimestre content media
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Nelson Junior
14 de abr. de 2022
In 2 Bim/2022 - 7 ano
Introdução Este projeto foi planejado com o objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que são seres vivos e se reproduzem, apesar de esta reprodução ser diferente da reprodução animal em alguns aspectos. Os vegetais fazem parte do reino Plantae, sendo de suma importância para as relações que acontecem entre os seres vivos. A anatomia vegetal compreende as partes das plantas, e as principais são raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Cada um destes órgãos possui sua função no corpo da planta, e neste momento vamos focar as flores, como órgãos reprodutivos dos vegetais. Estratégia Em uma atividade prática de dissecação da flor do lírio ou de hibisco, realizada no laboratório, será apresentada aos alunos a anatomia da mesma, focando as partes que compõem o gineceu e androceu, nomeando-as e relacionando-as às suas funções. Objetivo A) Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem. B) Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor. C) Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas. Gênero Textual - Relato de Experiência [leia mais] O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Metodologia • O aluno deverá produzir um vídeo com o relato de experiência relacionado à atividade elaborada pelo professor de Ciências. • A duração do vídeo será de 3 min a 5 min. • O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Como escrever um Relato de Experiência Pessoal? ​Sobre qual experiência você quer contar? O que você gostaria de contar sobre a experiência? O que você aprendeu com essa experiência? Que desafios foram encontrados para o seu desenvolvimento? O que você mais gostou e o que você não gostou? Pensando no que você descreveu sobre a sua experiência, o que mais ainda pode ser feito? Data de entrega 30/05 a 03/06 Valor da atividade 10,0 pontos. Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
Projeto Partes da Flor - 7F content media
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Nelson Junior
14 de abr. de 2022
In 2 Bim/2022 - 7 ano
Introdução Este projeto foi planejado com o objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que são seres vivos e se reproduzem, apesar de esta reprodução ser diferente da reprodução animal em alguns aspectos. Os vegetais fazem parte do reino Plantae, sendo de suma importância para as relações que acontecem entre os seres vivos. A anatomia vegetal compreende as partes das plantas, e as principais são raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Cada um destes órgãos possui sua função no corpo da planta, e neste momento vamos focar as flores, como órgãos reprodutivos dos vegetais. Estratégia Em uma atividade prática de dissecação da flor do lírio ou hibisco, realizada no laboratório, será apresentada aos alunos a anatomia da mesma, focando as partes que compõem o gineceu e androceu, nomeando-as e relacionando-as às suas funções. Objetivo A) Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem. B) Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor. C) Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas. Gênero Textual - Relato de Experiência [leia mais] O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Metodologia • O aluno deverá produzir um vídeo com o relato de experiência relacionado à atividade elaborada pelo professor de Ciências. • A duração do vídeo será de 3 min a 5 min. • O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Como escrever um Relato de Experiência Pessoal? ​Sobre qual experiência você quer contar? O que você gostaria de contar sobre a experiência? O que você aprendeu com essa experiência? Que desafios foram encontrados para o seu desenvolvimento? O que você mais gostou e o que você não gostou? Pensando no que você descreveu sobre a sua experiência, o que mais ainda pode ser feito? Data de entrega 30/05 a 03/06 Valor da atividade 10,0 pontos. Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
Projeto Partes da Flor - 7E content media
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Nelson Junior

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