Hoje vamos aprender algo muito importante para entender melhor os textos que lemos: como as palavras se conectam e formam um sentido completo. Esse é o Descritor D12, que nos ajuda a "Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.". Parece complicado, mas vamos descomplicar juntos!
O que significa isso?
Imagine que um texto é como um colar de contas. Cada conta é uma ideia, e o fio que as une são as palavras que conectam essas ideias. Essas palavras são chamadas de conjunções e advérbios, entre outras. Elas nos mostram a relação entre as partes do texto, como:
Tempo: Quando algo aconteceu.
Lugar: Onde algo aconteceu.
Causa e consequência: O porquê de algo ter acontecido e o que aconteceu depois.
Oposição: Ideias contrárias.
Adição: Acrescentar mais informações.
Conjunções: os conectivos mágicos
As conjunções são palavras que ligam duas orações ou dois termos semelhantes. Elas são como a cola que une as partes do texto. Vejam alguns exemplos:
e: Indica adição (Ex: Fui ao mercado e comprei frutas.)
mas: Indica oposição (Ex: Queria ir à praia, mas estava chovendo.)
porque: Indica causa (Ex: Não fui à escola porque estava doente.)
ou: Indica alternativa (Ex: Você quer suco de laranja ou de uva?)
então: Indica consequência (Ex: Estudei muito, então tirei uma boa nota.)
Advérbios: os detalhes importantes
Os advérbios modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, acrescentando informações sobre tempo, lugar, modo, intensidade, etc. Eles dão mais detalhes para as nossas frases. Vejam alguns exemplos:
Tempo: hoje, ontem, amanhã, sempre, nunca, logo, depois, antes (Ex: Chegarei amanhã.)
Lugar: aqui, ali, lá, perto, longe, dentro, fora (Ex: O livro está ali.)
Modo: bem, mal, depressa, devagar, calmamente (Ex: Ele correu depressa.)
Intensidade: muito, pouco, bastante, demais (Ex: Estou muito feliz.)
Vamos analisar um pequeno texto:
"O sol brilhava intensamente e os pássaros cantavam alegremente naquele jardim. Porém, as crianças não podiam brincar lá fora porque estava muito quente."
e: Liga as duas primeiras orações, mostrando que as duas ações aconteciam ao mesmo tempo.
naquele: Indica o lugar onde os pássaros cantavam (jardim).
Porém: Indica uma oposição, mostrando que apesar do dia bonito, as crianças não podiam brincar.
lá fora: Indica o lugar onde as crianças não podiam brincar.
porque: Explica a razão pela qual as crianças não podiam brincar.
intensamente: Modifica o verbo brilhar, indicando a intensidade do brilho do sol.
alegremente: Modifica o verbo cantar, indicando o modo como os pássaros cantavam.
muito: Modifica o adjetivo quente, intensificando a temperatura.
PRATIQUE!
Uma Tarde no Parque
Era uma tarde ensolarada, e o parque estava repleto de vida. Crianças corriam animadamente, enquanto seus pais descansavam à sombra das árvores. Porém, um grupo de amigos decidiu não participar das brincadeiras ao ar livre, pois preferiam explorar o novo museu interativo que havia sido inaugurado próximo dali.
No entanto, a curiosidade os fez parar por um instante diante de uma fonte no centro do parque. Ali, os pássaros tomavam banho alegremente e despertavam sorrisos de quem passava. Depois de observarem por alguns minutos, seguiram caminho rumo ao museu, ansiosos para aprender algo novo.
Questão 1. Qual alternativa apresenta corretamente as relações lógico-discursivas marcadas no texto?
a) "Pois" indica adição, conectando ideias complementares.
b) "Porém" introduz uma oposição, destacando algo contrário ao esperado.
c) "Ali" demonstra uma relação de tempo, informando quando a ação aconteceu.
d) "No entanto" sugere uma explicação, justificando uma decisão tomada.