1.png

Relato Histórico

Um relato histórico é um trabalho narrativo que cronologicamente e em detalhes conta um episódio real e relevante da história. É uma representação da história, cortada e mais ou menos apegada à verdade, dependendo da intenção do narrador.

Em seu desenvolvimento, um, vários ou todos os elementos de sua estrutura estão diretamente relacionados a um evento real e verdadeiro.
 
O que é?

Quando se trata de um relato histórico, o componente verdade é adicionado. Assim, toda a história ou parte dela contará detalhes ocorridos em um espaço-tempo confiável. Relatos históricos podem ser puramente históricos (como os criados por historiadores, por exemplo), ou podem ser parcialmente históricos.

Por exemplo, pode haver um personagem real no meio de uma trama fictícia, ou um personagem fictício que desenvolve seu personagem dentro de um momento e local que realmente existiu e esse é o momento e o local que você deseja mostrar.

Tipos de contos históricos

O romance histórico pode ter personagens fictícios, imersos em um momento e lugar reais que contam uma história aos olhos de seu autor; Esse olhar pode estar mais ou menos ligado à verdade, dependendo do seu desejo e propósito.

Os romances geralmente históricos recriam uma era em todos os seus detalhes (geografia, vestuário, arquitetura, costumes etc.) para colocar os personagens nessa cena. Nos romances históricos, certas licenças que “adoçam” ou “aprimoram” a história real também são permitidas.
As biografias, além de recriar a parte externa que envolve os personagens, também narra, da maneira mais objetiva possível, qual era a vida de um personagem em particular.

O documentário, por outro lado, não possui atores ou personagens fictícios, mas pode e costuma ter testemunhos de protagonistas reais. É uma narrativa mais jornalística que conta a história na primeira pessoa.

Ou seja, para contar a história, o escritor / relator fica ao lado do leitor / espectador fora da cena, enquanto conta os fatos, sejam eles de um passado muito remoto ou mais recente.

Um bom relato histórico deve ser convincente. Ou seja, você deve cuidar de todos os detalhes para criar uma atmosfera o mais semelhante possível da real, para que o leitor possa se localizar com facilidade e confiança no espaço-tempo específico em que os eventos ocorrem.

Estrutura e características do relato histórico
Como qualquer história, a história histórica também deve ter uma estrutura composta de vários elementos e características que a tornam consistente e formal.

Personagens ou protagonistas
Pode ser um ou vários, mas os necessários para contar a parte da história que você deseja comunicar. São pessoas cuja história gira e dá conteúdo.

O escritor / narrador deve se concentrar no que a mensagem ou parte da história ele deseja transmitir.

Se você for claro sobre esse objetivo, poderá mergulhar na vida dos personagens, selecionar o que é importante (para o seu objetivo específico) e descartar os detalhes que você acha que não acrescentam à história, embora também possam ser muito interessante

Espaço
Também requer uma grande investigação para conhecer em detalhes o local onde os eventos ocorreram e reproduzi-lo o mais fielmente possível.

Como era a atmosfera na época em que o personagem existia? Que elementos de “decoração” existiam? Como era a geografia do lugar? Arquitetura, clima, materiais etc.

Tempo
Não se trata apenas de saber a data em que o evento a ser narrado foi desenvolvido, mas de que é necessária uma investigação completa do momento em que a história se desenrolará para enriquecê-la e torná-la credível.

Como foi falado? Como foi pensado? O que era permitido ou proibido? Quais eram os costumes da época? Como era o vestuário, o protocolo, a situação política e social?

Quanto mais amplo o conhecimento da época, mais ferramentas o escritor terá para construir sua história.


Motivações
Além de localizar o leitor / espectador no espaço e no tempo precisos, também é necessário explicar os antecedentes, a estrutura, os motivos ou fundamentos pelos quais esse momento histórico foi alcançado, naquele local e com esse personagem fazendo, pensando, vivendo do jeito que ele vai narrar.


Fonte:

https://maestrovirtuale.com/relato-historico-o-que-e-caracteristicas-e-exemplos/