top of page

[GÊNEROS TEXTUAIS] Verbete

Atualizado: 21 de jan.

Antes de saber sobre o gênero textual verbete, você precisa conhecer a injunção que é um tipo textual identificado pela presença de marcadores linguísticos relacionados à explicação ou descrição, o famoso “passo a passo”, para a realização de diversas atividades. Esse tipo de texto pode ser encontrado na internet ou em jornais e revistas.


O texto injuntivo está presente em gêneros textuais que possuem como característica principal a orientação ao seu leitor.


O que é?

É um gênero textual que pode ser encontrado em dicionários, glossários e enciclopédias. É um texto impessoal e, geralmente escrito em linguagem mais formal.

Dicionário

O dicionário é um livro que possui a explicação dos significados das palavras. As palavras são apresentadas em ordem alfabética. Alguns dicionários são ilustrados para facilitar a assimilação dos significados das palavras.

Glossário

Glossário é uma espécie de pequeno dicionário específico para palavras e expressões pouco conhecidas presentes em um texto, seja por serem de natureza técnica, regional ou de outro idioma.


Por norma, o glossário forma o capítulo inicial ou final de determinada obra literária. Lista, em ordem alfabética ou de aparição, com as acepções corretas dos termos mais peculiares presentes ao longo texto.

Enciclopédia

A enciclopédia é um conjunto de livros que concentra o saber de maneira organizada, geralmente em ordem alfabética. O formato tradicional da enciclopédia é um livro, mas existem outras formas como fascículos, CDs ou versão online.


Atividade de Fixação: Criando um Verbete I

Objetivo:

Desenvolver a habilidade de sintetizar informações e apresentar um conteúdo de forma resumida e clara.


Instruções:

Escolha de Tema:

  • Peça aos alunos para escolherem um tema de interesse. Pode ser um animal, uma personalidade histórica, um termo científico, etc.

Pesquisa:

  • Incentive os alunos a realizar uma pesquisa breve sobre o tema escolhido. Eles podem consultar livros, internet, ou outras fontes confiáveis.

Coleta de Informações:

  • Os alunos devem coletar informações relevantes sobre o tema, destacando aspectos importantes e características principais.

Estrutura do Verbete:

  • Explique a estrutura básica de um verbete, que geralmente inclui título, definição, características principais e, quando aplicável, curiosidades.

Redação do Verbete:

  • Com base nas informações coletadas, os alunos devem redigir um verbete sobre o tema escolhido. Incentive-os a serem claros e concisos.

Revisão:

  • Os alunos devem revisar seus textos, garantindo que a informação seja precisa, relevante e apresentada de maneira organizada.

Ilustração (opcional):

  • Se possível, peça aos alunos para adicionar uma ilustração relacionada ao tema. Isso pode ser um desenho, uma imagem ou um símbolo.

Apresentação:

  • Os alunos podem compartilhar seus verbetes com a turma. Isso pode ser feito por meio de apresentações orais ou exibindo os verbetes em murais na sala de aula.

Avaliação:

Os verbetes podem ser avaliados com base na precisão das informações apresentadas, na clareza da redação, na estrutura do texto e na criatividade da ilustração (se incluída).


Atividade de Fixação: Criando um Verbete II

Material:

  • Folhas de papel sulfite

  • Lápis ou caneta

Instruções:

Leia o verbete abaixo:

Cidade
Nome: Cidade é um lugar habitado, geralmente grande, com infraestrutura urbana e serviços públicos.
Características: As cidades são caracterizadas por sua população densa, sua infraestrutura urbana, que inclui ruas, avenidas, calçadas, praças, edifícios, escolas, hospitais, comércio e serviços, e seus serviços públicos, como abastecimento de água, coleta de lixo, transporte público e segurança pública.
Importância: As cidades são importantes centros econômicos, culturais e sociais. Elas abrigam a maioria da população humana e são responsáveis pela geração de riqueza, conhecimento e inovação.

Responda às questões abaixo:

  1. Qual é o objetivo de um verbete?

  2. Quais são as características de um verbete?

  3. Quais são os elementos essenciais de um verbete?

Respostas Sugeridas:

1. O objetivo de um verbete é fornecer informações sobre um determinado assunto de forma objetiva e concisa.

2. As características de um verbete são:

  • Informativo: o verbete deve fornecer informações precisas e atualizadas sobre o assunto tratado.

  • Objetivo: o verbete deve evitar opiniões ou interpretações pessoais.

  • Conciso: o verbete deve ser breve e direto ao ponto.

3. Os elementos essenciais de um verbete são:

  • Título: o título deve ser claro e conciso, e deve informar sobre o assunto tratado no verbete.

  • Corpo: o corpo do verbete deve conter as informações sobre o assunto tratado.

  • Resumo: o resumo é uma breve síntese do verbete, e deve ser colocado no final.

Opcional:

  • Após responder às questões, os alunos podem compartilhar seus verbetes com a classe.

  • Os verbetes podem ser feitos individualmente ou em grupo.

  • A atividade pode ser avaliada pela participação dos alunos, pela qualidade das respostas e pela criatividade dos verbetes criados.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page