top of page

[REDAÇÃO] Argumentação

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A argumentação é um processo linguístico que envolve a defesa de uma ideia ou ponto de vista por parte de quem argumenta. Ela é usada em diversas situações do cotidiano, como em debates formais ou informais ou mesmo em situações familiares.


Por isso, para ajudá-los(as) a expressar com maior desenvoltura e embasamento um ponto de vista, uma informação ou um pensamento, organizamos 5 tipos de argumentos que podem ser usados de modo eficaz em qualquer situação.

Argumento de autoridade

É quando se utiliza uma personalidade de determinada área ou instituição conceituada de pesquisa para reforçar as ideias e persuadir o leitor sobre uma opinião. Ou seja, é quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto.

Argumento Histórico

Utiliza como forma de comprovação uma série de acontecimentos e fatos históricos que remetem ao tema em discussão. Ou seja, esse argumento relaciona-se ao tempo e a história; é quando o candidato trás algum evento que aconteceu no passado e foi relevante como argumento para comprovar sua tese.

Argumento de Exemplificação

O argumento de exemplificação pode estar ligado ao uso de dados estatísticos, uma vez que é a citação de fatos que aconteceram e enfatizam o posicionamento do candidato frente ao problema. Pode apresentar, por exemplo, narrativas cotidianas para evidenciar um problema e, assim, ajudar na fundamentação do ponto de vista.

Argumento por Evidência

No argumento por evidência, pretende-se levar o leitor a admitir a tese ou conclusão, justificando-a por meio de evidências de que ela se aplica aos dados considerados. Ou seja, O argumento está relacionado ao uso de informações e dados estatísticos, principalmente números. Se realizadas por meios conhecidos e legitimados na mídia pela sociedade, são informações confiáveis e incontestáveis.

Argumentação de Comparação

O argumento faz um comparativo entre ideias distintas a fim de construir um ponto de vista apontando semelhanças ou diferenças entre as noções comparadas. São ótimos para fazer uma relação entre duas ideias com o objetivo de compará-las. Assim, é possível apontar as semelhanças ou as diferenças que elas possuem.


Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-argumentacao.htm

https://canaldoensino.com.br/blog/conheca-7-tipos-de-argumentos-e-veja-como-usa-los

https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/tipos-de-argumento/

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page