Pobreza e Consumo (Os Miseráveis) - 8 ano
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Leitura base:
HUGO, Victor. Os Miseráveis. Nova Fronteira.
Justificativa
Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que você imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. "Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos", avalia Maria Lúcia Puppo, professora de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). E são muitas as habilidades desenvolvidas com essa prática.
Objetivo
A) Conhecer o texto teatral como gênero.
B) Identificar fatos relacionados com a história do teatro.
C) Produzir textos teatrais com a finalidade de representá-los.
Metodologia
A) O professor fará uma breve apresentação aos alunos a história do teatro. Os estudantes lerão o paradidático e debaterão sobre do assunto.
B) Os grupos serão organizados com quatro ou cinco componentes cada para pesquisa e produção de um texto teatral.
C) A equipe deverá:
I. Criar uma peça [uma história para apresentação] sobre o assunto abordado pelo paradidático Os Miseráveis. O roteiro deverá seguir as orientações disponíveis em https://www.profnelsonjr.com/post/como-escrever-uma-peca-teatral.
II. Ensaiar a peça criada.
III. Planejar o figurino para a apresentação.
D) A apresentação acontecerá no auditório do colégio e terá a duração de 3 a 7 minutos.
E) Cada equipe terá até 5 min para organização.
Data:
As apresentações acontecerão nos dias 20 e 27 de maio e 03 de junho.
Valor da atividade:
10,0 pontos.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o projeto, principalmente na elaboração dos textos e nas apresentações, onde será usado como critério, a avaliação do trabalho em grupo, as atuações individuais, a criatividade e também a postura dos alunos que assistiam as peças.

Clique aqui para baixar o arquivo⤵️