top of page

(GÊNEROS TEXTUAIS) Carta de Reclamação e de Solicitação

A carta de reclamação é um gênero textual utilizado para expressar alguma insatisfação ou indignação pessoal ou coletiva, a respeito de alguma situação vivida e que tem ligação de responsabilidade com alguma instituição ou empresa. A reclamação é uma resposta a alguma circunstância de incômodo.

Esse gênero estabelece interação entre interlocutores sem relação próxima ou pessoal, mas que, comumente, possuem alguma dependência, seja de compra, seja de serviço, etc. Logo, o sujeito que se sente lesado por algum motivo e reconhece que seu problema se relaciona à ação desse outro utiliza a carta de reclamação para enviar ao interlocutor a sua mensagem.

Entretanto, apesar de estar centrado na reclamação, o texto em questão carrega, por vezes subliminarmente, a solicitação e/ou o pedido como um forte elemento. De certo modo, reclamar já é solicitar uma postura de mudança, uma ação interventiva. Logo, esse gênero possui um valor prático, na medida em que tem uma função e intenção bem direcionada a uma ação.

Características e estrutura de uma carta de reclamação

A carta de reclamação, sendo um gênero de correspondência, apresenta aspectos comuns a todos os gêneros de tal categoria, como:

A) Identificação do destinatário: nesse caso, o nome pode ser acompanhado do cargo ocupado pelo destinatário e/ou o nome da instituição da qual faz parte.

B) Marcação de local e data: em diferentes locais, a marcação de local e data sempre se fará presente. Pode ser apresentada no canto superior da página, ao final, junto à assinatura, ou nos dois locais.

C) Vocativo: apresenta-se destacado ou acoplado ao corpo do texto. A depender do nível de proximidade e da diferença hierárquica entre os interlocutores, pode ser necessário o uso de pronomes de tratamento adequados ao cargo do destinatário.

D) Corpo do texto: é a parte em que o remetente de fato expressa seu problema bem como apresenta seus argumentos em defesa de uma solução. O corpo do texto pode variar de tamanho a depender da complexidade do assunto.

E) Despedida: toda carta apresenta uma despedida final que serve para marcar a finalização da mensagem.

F) Assinatura: ao final da carta, o remetente deve assiná-la e indicar seu cargo ou função (quando necessário).

Além dessa estrutura, outras características compõem a carta de reclamação. Ela deve apresentar uma linguagem clara e concisa. Toda informação apresentada deve ser pertinente à reclamação que está sendo feita. O autor também pode inserir anexos que auxiliem na argumentação.

Passo a passo de como fazer uma carta de reclamação

  1. Começar o texto com a marcação de local e data (opcional) e nome da instituição (se houver).

  2. Inserir o nome do destinatário e as informações adicionais sobre ele, como o cargo ocupado e/ou o nome da instituição ou departamento em que trabalha.

  3. Usar um vocativo adequado à circunstância e à posição hierárquica do destinatário.

  4. Iniciar o corpo do texto se apresentando e apresentando a situação que gerou a insatisfação.

  5. Dar seguimento, aprofundando os argumentos e detalhes que expressem o desconforto e indignação do autor.

  6. Concluir com um desfecho e uma solicitação de ajuda (opcional).

  7. Inserir uma despedida cordial.

  8. Assinar com próprio punho.

A carta de reclamação pode ser utilizada em diferentes contextos, por isso dominar o seu uso é eficiente ao exercício da cidadania. A entrega de um produto com defeito, comida estragada, estrutura de um imóvel com problemas, prazo ultrapassado, cobrança indevida e diversas outras situações podem justificar o uso do gênero.



Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm

https://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm#:~:text=A%20carta%20de%20reclama%C3%A7%C3%A3o%20possui,de%20uma%20sauda%C3%A7%C3%A3o%20ao%20leitor.

IMAGEM: https://uenp.edu.br/profletras-produtos-educacionais/produtos-educacionais-turma-5-2018-2020/16709-miriam-de-oliveira-helbel-malaghini-1/file

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page