Gênero Textual - Abaixo-assinado

Se você pensa em exercer pressão em organismos, organizações ou empresas, sensibilizar políticos, organizar um protesto ou boicote, criar uma onda de indignação, alterar ou criar leis, você está no local certo. As petições e abaixo-assinados mobilizam a população sobre temas relevantes e são muitas vezes destacados nos principais meios de comunicação e grupos de mídia.


Assim, basta apenas uma pessoa para iniciar a mudança. Ela pode criar aqui um Abaixo-assinado e fazer com que a sua mensagem seja ouvida.


Importante

Os textos da Petição não podem incluir o nome de pessoas particulares com o objetivo de difamação, calúnia ou fato ofensivo à sua reputação.
Não use discurso de ódio, ameaças ou informação falsa.
Difamação, calúnia e cyberbulling na internet configura um crime previsto no Código Penal e pode originar ao autor da petição a sua detenção e indenização por danos morais.

Por quê?

Por tratar de assuntos de interesses coletivos, o abaixo-assinado permite que um grupo de pessoas se reúna e faça a solicitação necessária, podendo essa ser endereçada a um prefeito, ao reitor de uma universidade, ao síndico de um condomínio, entre outros. Dessa forma, trata-se de uma situação cujo contexto requer um tratamento específico, sobretudo em se tratando do padrão formal da linguagem.


É importante lembrarmos que o público-alvo a quem serão direcionadas as reivindicações serão pessoas influentes e com total autonomia para tomar o poder de decisão.


Estrutura

Quanto à linguagem, esta deverá ser clara, objetiva e precisa seguindo o padrão formal da linguagem, e estruturalmente, compõe-se das seguintes particularidades:


Vocativo

No qual conterá o nome do destinatário e/ou o cargo acompanhado do respectivo pronome de tratamento, dependendo do grau de formalismo e da posição ocupada perante a sociedade.


Corpo do texto

Neste deverá constar a exposição do problema apontado seguido de uma argumentação convincente que a justifique.


Local, data e assinaturas das pessoas envolvidas na situação

Lembrando que junto ao nome das mesmas, poderá constar dados pessoais, tais como o número de um documento pessoal, cargo ocupado ou endereço.


Modelo


Onde fazer?


https://peticaopublica.com.br/default.aspx


O site Petição Pública nasce assim no Brasil em 2010 com a finalidade de disponibilizar também um serviço público de qualidade a todos os cidadãos brasileiros.

O site Petição Pública é completamente privado e particular, sem ligação a nenhum organismo do estado, empresa ou qualquer instituição. O site não tem qualquer tipo de apoio monetário, nem está sujeito a qualquer tipo de pressão, censura ou tendência política, como talvez esteja uma grande parte das plataformas de ativismo digital. Apesar de o site não estar sujeito a pressões de poderes políticos e governamentais cumpre minuciosamente todos os procedimentos legais e colabora com as autoridades competentes sempre que necessário.


https://www.change.org/

A Change.org é uma plataforma aberta e garante espaço a todos os pontos-de-vista. Por isso qualquer pessoa em qualquer lugar pode interferir nas questões que considera mais importantes.

Todas as mobilização são criadas por usuários. Pessoas e organizações do mundo todo usam a Change.org para juntar gente e pressionar quem pode dar as soluções.



Fonte:

Imagem: https://invisiveisluta.milharal.org/files/2018/11/abaixo_assinado-1024x768.jpg

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/abaixo-assinado.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/abaixoassinadoum-genero-textual-para-exercer-cidadania.htm

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo