Ficha 14 - Material de Apoio - 7 ano/CATS

Veja a notícia completa em: https://www.poder360.com.br/brasil/conar-manda-unilever-mudar-propaganda-sobre-sustentabilidade-do-omo/

IMPORTANTE: Reportagem utilizada somente

para fins educacionais


Conar manda Unilever mudar propaganda sobre sustentabilidade do Omo

Comercial diz que produto é biodegradável, mas característica também vale para concorrentes


O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou que a Unilever altere a propaganda do sabão em pó Omo “Somos biodegradáveis, somos recicláveis – Omo é diferente pra fazer um mundo diferente”. A decisão, por unanimidade, foi tomada em reunião no dia 5 de agosto.


Os conselheiros entenderam que a empresa fez uma alegação sobre a exclusividade do produto em ser biodegradável, que na realidade pode se aplicar a outros itens no mercado. O jornal Estadão teve acesso à decisão do Conar. Um concorrente do sabão em pó foi o responsável por encaminhar a denúncia.

Um dos pontos que deve ser retirado é a afirmação de que o Omo seria “imbatível” no cuidado com o meio ambiente.

De acordo com o jornal, o Conar decidiu que a propaganda deve evitar o argumento “Somos Biodegradáveis”, para não confundir os consumidores sobre o quanto do produto teria essa característica. O conselho apontou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem regulação que garante que determinados princípios ativos sejam biodegradáveis, o que pode se aplicar a outros produtos do gênero.


Também houve questionamento sobre o caráter “reciclável” da embalagem. O Conar entendeu não parecer existir diferenças com as embalagens usadas por ouras empresas do gênero.

Ao Estadão, a Unilever disse que parte da composição das embalagens é feita de plástico reciclado e que a fórmula do produto inclui 100% de ativos biodegradáveis. Também afirmou que vai alterar a propaganda.


Em nota ao Poder360, o Omo disse que vai atender ao pedido de ajuste do Conar “para garantir ainda mais clareza para o consumidor e reforçar seu compromisso com responsabilidade social e sustentabilidade”.


“O Conar reconheceu que a lista de ingredientes biodegradáveis apresentada por OMO vai além da atual determinação legal, diante disso recomendou alteração na peça da campanha que permita deixar ainda mais claro esse diferencial dos produtos”, declarou a marca.


O comunicado afirmou que as garrafas plásticas do Omo “são totalmente recicláveis e também incluem cada vez mais plástico reciclado em sua composição”.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo