[WORKSHOP] 3ª (Ensino Médio) Produção textual com coesão, variação linguística e análise do enunciador

📌 ORIENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA O FÓRUM
Categoria: 3ª (Ensino Médio)
Tema da proposta: Sequência didática de produção textual com foco em coesão, variação linguística e análise do enunciador
🎯 Objetivo da atividade
Elaborar uma sequência didática que desenvolva nos alunos:
a produção de textos com coesão referencial e sequencial;
o uso consciente da variação linguística de acordo com a situação de comunicação;
a capacidade de reconhecer e adequar o papel do enunciador no texto (quem fala, de onde fala, com que intenção e para quem).
📝 Instruções para a publicação no fórum:
Escolha um gênero textual adequado ao Ensino Médio (ex: artigo de opinião, crônica argumentativa, carta aberta, manifesto, resenha crítica, podcast transcrito etc.) e proponha uma situação comunicativa real ou simulada que envolva um tema relevante (ex: redes sociais, educação, saúde mental, meio ambiente, políticas públicas, cultura jovem).
Estruture a proposta em etapas sequenciais (mínimo de 3, máximo de 5), que incluam:
Leitura e análise de modelos do gênero (com foco em coesão, linguagem e enunciador);
Atividades de reflexão e reescrita, com foco em:
Recursos coesivos (substituições, conectivos, pronomes, retomadas);
Registro linguístico (formal/informal, padrão/regional, etc.);
Ponto de vista e construção do enunciador (marcadores de opinião, vocativo, uso de 1ª ou 3ª pessoa);
Produção final do texto com base em uma proposta de redação bem contextualizada.
Inclua a proposta de redação final com tema, recorte temático, direcionamento e instruções de gênero.
Publique no fórum no seguinte formato:
Título da sequência didática
Objetivo geral
Gênero e tema escolhidos
Etapas da sequência (com breve descrição de cada uma)
Proposta de redação final
Comentário pedagógico (sobre como a sequência desenvolve habilidades do aluno)
✔️ Critérios de avaliação da atividade no fórum:
Coerência da sequência com o gênero e com as habilidades propostas;
Clareza das etapas e articulação entre leitura, reflexão e produção;
Relevância da proposta de redação e do tema;
Potencial para desenvolver autoria, criticidade e domínio da linguagem escrita.