top of page

WORKSHOP

Público·1 membro

[WORKSHOP] 3ª (Ensino Médio) Produção textual com coesão, variação linguística e análise do enunciador


📌 ORIENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA O FÓRUM

Categoria: 3ª (Ensino Médio)

Tema da proposta: Sequência didática de produção textual com foco em coesão, variação linguística e análise do enunciador


🎯 Objetivo da atividade

Elaborar uma sequência didática que desenvolva nos alunos:

  • a produção de textos com coesão referencial e sequencial;

  • o uso consciente da variação linguística de acordo com a situação de comunicação;

  • a capacidade de reconhecer e adequar o papel do enunciador no texto (quem fala, de onde fala, com que intenção e para quem).


📝 Instruções para a publicação no fórum:

  1. Escolha um gênero textual adequado ao Ensino Médio (ex: artigo de opinião, crônica argumentativa, carta aberta, manifesto, resenha crítica, podcast transcrito etc.) e proponha uma situação comunicativa real ou simulada que envolva um tema relevante (ex: redes sociais, educação, saúde mental, meio ambiente, políticas públicas, cultura jovem).

  2. Estruture a proposta em etapas sequenciais (mínimo de 3, máximo de 5), que incluam:

  • Leitura e análise de modelos do gênero (com foco em coesão, linguagem e enunciador);

  • Atividades de reflexão e reescrita, com foco em:

  • Recursos coesivos (substituições, conectivos, pronomes, retomadas);

  • Registro linguístico (formal/informal, padrão/regional, etc.);

  • Ponto de vista e construção do enunciador (marcadores de opinião, vocativo, uso de 1ª ou 3ª pessoa);

  • Produção final do texto com base em uma proposta de redação bem contextualizada.

  1. Inclua a proposta de redação final com tema, recorte temático, direcionamento e instruções de gênero.

  2. Publique no fórum no seguinte formato:

  • Título da sequência didática

  • Objetivo geral

  • Gênero e tema escolhidos

  • Etapas da sequência (com breve descrição de cada uma)

  • Proposta de redação final

  • Comentário pedagógico (sobre como a sequência desenvolve habilidades do aluno)

✔️ Critérios de avaliação da atividade no fórum:

  • Coerência da sequência com o gênero e com as habilidades propostas;

  • Clareza das etapas e articulação entre leitura, reflexão e produção;

  • Relevância da proposta de redação e do tema;

  • Potencial para desenvolver autoria, criticidade e domínio da linguagem escrita.

2 visualizações

Informações

Bem-vindo. Participe das conversas.

© 2025 por Prof. Nelson Jr. 

Jardim Monte Alegre, Taboão da Serra - SP

bottom of page