[WORKSHOP] 2ª (8º e 9º EF) Intertextualidade e análise de efeitos de sentido.

📌 ORIENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA O FÓRUM
Categoria: 2ª (8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
Tema da proposta: Atividade comparativa com foco em intertextualidade e efeitos de sentido
🎯 Objetivo da atividade
Propor uma atividade de leitura comparativa que leve os alunos a:
identificar e analisar relações intertextuais entre textos/gêneros;
compreender como a intertextualidade contribui para a construção de sentidos;
refletir sobre efeitos de sentido decorrentes de escolhas linguísticas, temáticas ou estruturais.
📝 Instruções para a publicação no fórum:
Selecione dois textos curtos ou excertos de gêneros diferentes ou complementares, por exemplo:
Poema x paródia;
Canção x tirinha;
Notícia x charge;
Texto literário x adaptação para roteiro;
Propaganda x crítica;
Mito x reinterpretação moderna.
Elabore de 3 a 5 perguntas que estimulem:
A identificação de elementos intertextuais (temas, personagens, estruturas, linguagens);
A comparação entre os textos quanto à intenção comunicativa, linguagem e público;
A análise de efeitos de sentido provocados pela intertextualidade (ironia, humor, crítica, reinterpretação, etc.).
Apresente um objetivo pedagógico claro e, ao final da atividade, um comentário que explique como ela contribui para o desenvolvimento da leitura crítica e interpretativa.
Publique no fórum no seguinte formato:
Título da atividade
Objetivo
Textos selecionados (copiados ou linkados, com os devidos créditos)
Perguntas comparativas e analíticas
Comentário pedagógico final
✔️ Critérios de avaliação da atividade no fórum:
Adequação dos textos e clareza da proposta;
Pertinência das perguntas em relação à intertextualidade e aos efeitos de sentido;
Grau de desafio reflexivo e interpretativo;
Contribuição para a formação de leitores críticos e autônomos.