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PAAEB - 9º ano EF II

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D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema - 9 ano

Sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso preparatório. Hoje, vamos mergulhar no descritor D21: Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Essa habilidade é fundamental para desenvolvermos um olhar crítico sobre o mundo e as informações que recebemos.


O que significa?

Imagine que um mesmo acontecimento é noticiado por diferentes jornais ou comentado por diversas pessoas. É comum que cada um apresente uma perspectiva, um ponto de vista. O descritor D21 nos convida a identificar essas diferentes opiniões e entender como elas se relacionam. Em outras palavras, vamos aprender a:

  • Identificar o tema central: Qual é o assunto em questão?

  • Reconhecer diferentes opiniões: Quais são os pontos de vista apresentados?

  • Comparar e contrastar: Quais são as semelhanças e diferenças entre essas opiniões?


Por que isso é importante?

Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes opiniões nos torna leitores mais críticos e conscientes. Conseguimos:

  • Compreender a complexidade dos temas: Entendemos que um assunto pode ter múltiplas facetas.

  • Formar nossa própria opinião: Ao analisar diferentes perspectivas, podemos construir um ponto de vista embasado.

  • Evitar a manipulação: Ficamos menos suscetíveis a informações tendenciosas ou incompletas.

  • Participar de debates de forma construtiva: Conseguimos argumentar com respeito e apresentar diferentes pontos de vista.


Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema é essencial para se tornar um leitor crítico e participativo. Ao reconhecer diferentes opiniões, ampliamos nossa compreensão do mundo e nos tornamos aptos a formar nossos próprios julgamentos. Continuem praticando e explorando diferentes perspectivas!


PRATIQUE!

"Um recente projeto de lei que propõe a proibição do uso de plásticos descartáveis em todo o país tem gerado debates. Um grupo de ambientalistas afirma que a medida é essencial para preservar o meio ambiente, já que os plásticos descartáveis são uma das principais causas de poluição dos oceanos. Por outro lado, representantes da indústria de plásticos argumentam que a proibição poderá causar a perda de empregos em larga escala e que há alternativas menos radicais, como a reciclagem e a educação ambiental."


Questão1. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas opiniões distintas sobre o projeto de lei:

a) Ambientalistas afirmam que a proibição do uso de plásticos descartáveis causará a perda de empregos; representantes da indústria dizem que a reciclagem resolverá a poluição dos oceanos.

b) Ambientalistas acreditam que a proibição é essencial para proteger o meio ambiente; representantes da indústria defendem que a medida pode gerar desemprego e sugerem alternativas como a reciclagem.

c) Ambientalistas sugerem alternativas menos radicais, como a reciclagem; representantes da indústria concordam que o uso de plásticos descartáveis deve ser proibido.

d) Ambientalistas concordam com os representantes da indústria de que a proibição não é necessária, desde que haja educação ambiental.

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Informações

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