top of page

PAAEB - 9º ano EF II

Público·1 membro

[AULA 5] Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido - 9 ano

D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados: A ironia consiste em dizer o contrário do que se pensa, criando um efeito de sentido inesperado. O humor, por sua vez, está relacionado à capacidade de provocar o riso ou a alegria. Ambos são recursos utilizados para criticar, satirizar ou simplesmente divertir. Ao analisar um texto, é importante identificar as situações em que a ironia e o humor são empregados e compreender como eles contribuem para a construção do sentido global.

D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações: A pontuação é como a partitura de uma música, indicando as pausas, as entonações e os diferentes sentidos de uma frase. Uma simples vírgula pode mudar completamente o significado de um enunciado. Além da pontuação, outros recursos como negrito, itálico, aspas, etc., são utilizados para enfatizar ideias, criar ironia ou indicar diferentes vozes. Ao analisar um texto, é fundamental observar como a pontuação e outras notações contribuem para a construção do sentido.

D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão: A escolha de uma palavra em vez de outra pode mudar completamente o sentido de uma frase. Sinônimos e antônimos, por exemplo, podem criar diferentes nuances de significado. Além disso, as palavras possuem conotações que vão além de seu significado literal, evocando sentimentos e ideias associadas. Ao analisar um texto, é importante observar a escolha lexical do autor e como ela contribui para a construção do sentido.

D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos: A língua portuguesa possui uma série de recursos ortográficos e morfossintáticos que podem ser utilizados para criar efeitos de sentido. Prefixos, sufixos, flexões verbais, a ordem das palavras na frase e a concordância nominal e verbal são alguns exemplos. Ao analisar um texto, é importante observar como esses recursos são utilizados para construir o sentido e como eles contribuem para a coesão e a coerência do texto.

Para uma compreensão clara e didática dos descritores D16, D17, D18 e D19, vamos explorar seus aspectos de forma detalhada e com exemplos práticos.


Comecemos com o Descritor 16, que trata de identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. A ironia, como figura de linguagem, caracteriza-se por expressar o oposto do que realmente se quer dizer, gerando um efeito de surpresa ou reflexão no leitor.


Por exemplo, ao dizer "Que dia maravilhoso para um temporal!", a intenção é destacar o clima ruim por meio do contraste com a expressão positiva. Já o humor busca provocar o riso ou despertar alegria. Ele pode surgir de situações inusitadas, jogos de palavras ou exageros.


Por exemplo, uma charge que retrate uma figura pública fazendo algo totalmente inesperado usa o humor para criticar ou divertir. Para identificar esses elementos em um texto, os alunos devem observar o contexto e as intenções do autor, refletindo sobre como ironia e humor enriquecem a mensagem e criam múltiplas interpretações.

Por que é importante?

  • Desenvolve a capacidade crítica ao interpretar mensagens implícitas.

  • Estimula a criatividade e a empatia ao compreender diferentes perspectivas.

  • Enriquece a leitura, ajudando a captar nuances e intenções do autor.


#FICAADICA

  • Observe o contexto: Pergunte-se: o que está sendo dito e qual pode ser a intenção do autor?

  • Identifique contradições: Se algo parece "fora do comum" ou contraditório, pode ser ironia.

  • Procure exageros ou absurdos: Esses são sinais típicos de humor.

  • Note expressões ou situações inesperadas: Muitas vezes, o humor ou a ironia está na surpresa.

  • Analise o tom: O tom sarcástico ou brincalhão pode indicar ironia ou humor.


O Descritor 17 aborda o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. A pontuação funciona como uma ferramenta que orienta a leitura, tal qual uma partitura musical orienta a execução de uma peça. Uma vírgula, por exemplo, pode alterar totalmente o sentido de uma frase.


Compare: "Vamos comer, crianças!" e "Vamos comer crianças!". O primeiro exemplo convida as crianças para uma refeição, enquanto o segundo sugere algo totalmente diferente. Além disso, o uso de negrito, itálico, aspas e outros recursos gráficos pode destacar palavras, criar ironia ou introduzir vozes diferentes no texto.


Uma frase como: Ela disse que estava "feliz". As aspas aqui sugerem uma possível ironia ou dúvida sobre o estado de felicidade. Ao analisar um texto, é crucial que os alunos compreendam como esses recursos são utilizados para organizar a informação e enriquecer o significado.

Por que é importante?

  • Ajuda a interpretar textos com maior precisão.

  • Enriquece a leitura ao revelar nuances e intenções do autor.

  • Desenvolve a habilidade de reconhecer elementos estruturais da linguagem que influenciam o sentido.


#FICAADICA

  • Atenção às pausas: Pontuações como vírgulas, pontos e travessões indicam ritmo e significado.

  • Identifique ênfases: Repare no uso de negrito, itálico ou sublinhado para destacar informações.

  • Reconheça ironia ou dúvidas: Aspas podem sinalizar ironia ou indicar citações.

  • Observe separações: Parênteses e travessões introduzem explicações ou comentários adicionais.

  • Compare sentidos: Experimente retirar ou substituir sinais de pontuação para perceber como o sentido muda.


No Descritor 18, o foco está na escolha das palavras e expressões e no efeito de sentido que elas produzem. A seleção lexical não é aleatória: cada palavra carrega nuances, conotações e possibilidades interpretativas que influenciam a mensagem. Por exemplo, o uso de "firme" em vez de "duro" para descrever alguém sugere autoridade sem o peso negativo que "duro" pode trazer. Além disso, sinônimos e antônimos desempenham um papel importante ao criar contraste ou reforçar ideias.


Uma palavra como "refúgio" sugere proteção e acolhimento, enquanto "esconderijo" pode evocar mistério ou fuga. Ao analisar textos, os alunos devem prestar atenção à carga emocional e ao contexto em que as palavras são empregadas, observando como contribuem para a construção do sentido global.


Por que é importante?

  • Desenvolve a capacidade de perceber sutilezas na linguagem.

  • Permite entender melhor as intenções do autor.

  • Ajuda na construção de textos mais precisos e expressivos.


#FICAADICA

  • Preste atenção a sinônimos e antônimos: Observe como a troca de palavras altera o sentido.

  • Considere o contexto: A mesma palavra pode ter diferentes significados dependendo da situação.

  • Identifique conotações: Algumas palavras trazem emoções ou ideias implícitas (positivas ou negativas).

  • Compare escolhas: Substitua uma palavra por outra e veja como o sentido muda.

  • Observe repetições e variações: Palavras repetidas podem reforçar ideias; variações podem criar contraste.


Por fim, o Descritor 19 enfatiza os recursos ortográficos e morfossintáticos e seus efeitos no sentido do texto. A língua portuguesa oferece uma ampla gama de ferramentas nesse aspecto, como o uso de prefixos e sufixos, que alteram ou intensificam o significado das palavras.


Por exemplo, "feliz" e "infeliz" carregam significados opostos graças ao prefixo "in-". A ordem das palavras na frase também é fundamental: "João viu Maria" e "Maria viu João" transmitem mensagens diferentes, mesmo com os mesmos elementos.


Outro exemplo é a concordância nominal e verbal, que assegura clareza e coesão. Frases como "Os alunos está animados" geram estranhamento e dificultam a compreensão, enquanto "Os alunos estão animados" soa natural e correto. Compreender e identificar o uso desses recursos ajuda os alunos a perceberem como o autor constrói e organiza suas ideias para transmitir a mensagem de maneira eficaz.


Por que é importante?

  • Melhora a compreensão da construção do sentido textual.

  • Ajuda a identificar intenções do autor ao escolher estruturas específicas.

  • Contribui para a leitura crítica e para a escrita coerente e coesa.


#FICAADICA

  • Analise os prefixos e sufixos: Note como eles transformam o significado das palavras ("feliz" e "infeliz").

  • Observe a flexão de palavras: Gênero, número e tempo verbal podem mudar o sentido de uma frase ("ele canta" vs. "ele cantava").

  • Preste atenção à ordem das palavras: Trocar a ordem pode alterar o foco e o significado ("João viu Maria" vs. "Maria viu João").

  • Repare na concordância: Erros de concordância podem dificultar a compreensão ou alterar o sentido ("Os aluno estudaram" causa estranheza).

  • Considere os acentos: Eles podem diferenciar palavras ("pode" e "pôde").


Esses descritores, juntos, promovem uma leitura crítica e atenta, permitindo que os alunos reconheçam e interpretem os diversos recursos de linguagem usados nos textos. Dessa forma, eles desenvolvem uma competência leitora capaz de captar nuances, intenções e significados implícitos.

Aula 4 - Coerência e Coesão VOLTAR (INÍCIO) Aula 6 - Variação Linguística

no Processamento do Texto

83 visualizações

Informações

Avaliação de leitura e interpretação de textos, com foco na ...

© 2025 por Prof. Nelson Jr. 

Jardim Monte Alegre, Taboão da Serra - SP

bottom of page