top of page

PAAEB - 9º ano EF II

Público·1 membro

D1 - Localizar informações explícitas em um texto - 9 ano

Localizar informações explícitas é uma habilidade fundamental para a compreensão de qualquer texto. É como encontrar as peças de um quebra-cabeça e montá-las para formar uma imagem completa. Mas como fazer isso com eficiência?


Leia atentamente:

Sublinhe ou destaque: Ao ler, sublinhe as palavras-chave e as frases que respondem diretamente às perguntas. Isso ajuda a visualizar as informações importantes.
Faça anotações: Anote as ideias principais em suas próprias palavras. Essa prática reforça a compreensão e facilita a revisão.

Pergunte-se:

Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Ao fazer essas perguntas, você direciona sua atenção para os elementos essenciais do texto.
Relacione as informações: Como as diferentes partes do texto se conectam? Essa conexão ajuda a construir um significado mais completo.

Diferencie explícito de implícito:

Explícito: Está diretamente escrito no texto, sem necessidade de deduções.
Implícito: Não está escrito de forma clara, mas pode ser inferido a partir das informações presentes.
Cuidado com as armadilhas: Questões que pedem por informações implícitas podem te levar a marcar a alternativa errada.

Varie os tipos de texto:

Textos narrativos: Contos, crônicas, notícias.
Textos informativos: Artigos, reportagens, manuais.
Textos opinativos: Artigos de opinião, editoriais.
Textos instrucionais: Receitas, manuais de instruções.
Textos literários: Poemas, romances.

Pratique regularmente:

Exercite com diferentes tipos de textos: Quanto mais você praticar, mais rápido e eficiente você se tornará.
Resolva exercícios: Questões de provas e vestibulares são ótimas ferramentas para treinar essa habilidade.
Discuta com colegas: Compartilhar suas ideias com outras pessoas ajuda a ampliar sua perspectiva.

Use recursos visuais:

Mapas mentais: Organize as informações de forma visual, facilitando a compreensão e a memorização.
Diagramas: Represente as relações entre as ideias de forma gráfica.

Seja paciente:

A compreensão de um texto leva tempo: Não tenha pressa para encontrar as respostas.
Releia se necessário: Se alguma parte do texto não estiver clara, releia com atenção.
Lembre-se: A habilidade de localizar informações explícitas é como um músculo: quanto mais você o exercita, mais forte ele fica. Com prática e dedicação, você se tornará um leitor mais crítico e eficiente.

Dicas extras:

  • Cuidado com as distrações: Encontre um lugar tranquilo para estudar e evite interrupções.

  • Use um dicionário: Se encontrar palavras desconhecidas, procure o significado no dicionário.

  • Faça pausas: É importante descansar a mente para evitar a fadiga mental.


Ao seguir essas dicas, você estará dando um grande passo para melhorar sua compreensão de textos e alcançar o sucesso nos estudos.


Bons estudos!


Fórum: Opinar, compartilhar e refletir


Tema da Discussão: A Importância de Localizar Informações Explícitas em um Texto

Instruções

Nesta atividade, você deverá participar de um fórum de discussão para compartilhar suas ideias, experiências e opiniões sobre a importância de localizar informações explícitas em um texto. Leia atentamente as orientações abaixo e faça sua contribuição.

Passo 1: Reflexão Individual Antes de escrever sua postagem, reflita sobre os seguintes questionamentos:

  • Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?

  • Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?

  • Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?

  • Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?


Passo 2: Postagem no Fórum Com base na sua reflexão, elabore uma resposta de pelo menos 10 linhas, expondo sua opinião e compartilhando sua experiência. Seja claro e objetivo, utilizando exemplos para enriquecer sua argumentação.


Passo 3: Interação com Colegas Após postar sua resposta, leia as contribuições de pelo menos dois colegas e faça um comentário construtivo em cada uma delas. Seu comentário pode:

  • Concordar ou discordar de algum ponto (desde que com respeito e justificativa);

  • Acrescentar uma nova perspectiva sobre o tema;

  • Compartilhar uma experiência pessoal relacionada.


Critérios de Avaliação:

  • Pertinência: A postagem responde aos questionamentos propostos e se relaciona com o tema da aula.

  • Clareza e Coesão: O texto está bem estruturado, com ideias organizadas e argumentos coerentes.

  • Interação: Responde a pelo menos dois colegas de maneira respeitosa e significativa.

  • Criatividade e Reflexão Crítica: Demonstra capacidade de análise e reflexão sobre o tema.


PRATIQUE!


UMA GALINHA, de Clarice Lispector

Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. [...]


Questão 1. Quem é a personagem principal da história?

Questão 2. Que outras personagens aparecem na história?

Questão 3. Quem é o narrador? Ele é também personagem? Como você chegou a essa conclusão?

Questão 4. "Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?

Questão 5. Qual trecho do texto revela o significado de galinha de domingo?

Questão 6. A galinha era especial para a família? Justifique.

Questão 7. Qual a dupla necessidade do dono da casa?

Questão 8. Que fim você daria para a história?


(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:


Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos

É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.

PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.

Questão 9. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:

A) a venda de narcóticos.

B) a falsificação dos remédios.

C) a receita de remédios falsos.

D) a venda abusiva de remédios.


(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:


Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas

Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.

— Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?

— O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro.

Mas não se preocupem, ninguém se machucou!

— Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona... 

— Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?

— Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?

— Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!


Questão 10. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:

A) adolescentes. 

B) psicólogos. 

C) pesquisas.

D) desculpas.


(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

Minha Sombra

De manhã a minha sombra

com meu papagaio e o meu macaco

começam a me arremedar. 


E quando eu saio 

a minha sombra vai comigo

fazendo o que eu faço 

seguindo os meus passos.


Depois é meio-dia. 

E a minha sombra fica do tamaninho 

de quando eu era menino.


Depois é tardinha. 

E a minha sombra tão comprida 

brinca de pernas de pau. 


Minha sombra, eu só queria 

ter o humor que você tem,

ter a sua meninice, 

ser igualzinho a você. 


E de noite quando escrevo, 

fazer como você faz, 

como eu fazia em criança:


Minha sombra 

você põe a sua mão 

por baixo da minha mão, 

vai cobrindo o rascunho dos meus poemas 

sem saber ler e escrever.


LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958. 

Questão 10. De acordo com o texto, a sombra imita o menino:

A) de manhã. 

B) ao meio-dia. 

C) à tardinha. 

D) à noite.


(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:


Prezado Senhor,

Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.


Questão 11. O tema de interesse dos alunos é:

A) cotidiano.

B) escola.

C) História do Brasil.

D) relação entre pais e filhos.



VOLTAR GABARITO

791 visualizações

  1. Prestando atenção no titulo e na introdução, pois sempre o sentido do tema estará no titulo e na introdução.

  2. Prestar mais atenção na parte do desenvolvimento, eu nunca ligava tanto assim pois achava que só a introdução já dava para entender.

  3. No dia a dia, porque não prestamos atenção, e só queremos ler aquilo que é mais fácil. Só que essa habilidade é bem melhor para entendermos um texto e não sermos enganados facilmente.

  4. Sim, tem muitas vezes que eu simplesmente não achava a informação porque me distraia demais e sempre ficava perdida no texto, então quando eu percebia que não tinha prestado atenção, eu lia desdo começo um texto e memorizava ou escrevia em um caderno aquilo que mais chamava a minha atenção. Assim eu não me perdia na minha cabeça e também prestava atenção no que eu lia. Acho uma dica muito boa e recomendo para aqueles que se perdem muito igual eu.


Informações

Avaliação de leitura e interpretação de textos, com foco na ...

© 2025 por Prof. Nelson Jr. 

Jardim Monte Alegre, Taboão da Serra - SP

bottom of page