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PAAEB - 9º ano EF II

Público·1 membro

[AULA 6] - Variação Linguística - 9 ano

D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto: avalia a habilidade de identificar, num texto, as "pistas" que mostram quem está falando (locutor) e para quem ele está falando (interlocutor). Essas "pistas" são chamadas de marcas linguísticas e podem ser o tipo de linguagem usada (formal ou informal), as palavras escolhidas, o tom da mensagem, entre outras características.

Como identificar quem está falando e para quem essa fala é direcionada? Isso tem tudo a ver com o descritor D13, que avalia nossa habilidade de identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


Primeiro, quem são esses personagens?

Locutor é quem está falando ou escrevendo no texto.
Interlocutor é quem está ouvindo ou lendo, ou seja, quem recebe a mensagem.

Agora, para descobrir quem são essas figuras, usamos as marcas linguísticas. Mas o que são essas marcas? São "pistas" deixadas no texto que ajudam a entender a comunicação. Vamos ver alguns exemplos práticos:


Tipo de linguagem usada

Se a linguagem é mais formal (com palavras como "vossa senhoria", "excelentíssimo", ou frases bem estruturadas), isso indica que o locutor está falando com alguém em um contexto mais sério ou respeitoso, como uma autoridade.

Por outro lado, se a linguagem é informal (gírias, abreviações, frases descontraídas), o locutor está provavelmente conversando com um amigo ou alguém próximo.


Escolha de palavras

Algumas palavras dão dicas sobre o relacionamento entre locutor e interlocutor. Por exemplo, em "Querida aluna, parabéns pelo seu esforço!", percebemos que o locutor está se dirigindo a uma aluna, e o tom é de carinho e incentivo.


Pronomes de tratamento

Palavras como "você", "senhor", "cara" ou "galera" indicam diferentes níveis de formalidade e proximidade. Elas ajudam a identificar o tipo de relação entre quem fala e quem escuta.


Tom da mensagem

O tom pode ser amigável, sério, motivador, crítico... Tudo isso nos dá pistas sobre como o locutor quer que o interlocutor se sinta ou reaja ao texto.

Por que é importante?

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor é fundamental para a interpretação de textos, pois permite:

  • Compreender o contexto da comunicação: Entender a situação em que a mensagem foi produzida e o objetivo de quem fala.

  • Inferir as relações entre locutor e interlocutor: Reconhecer o grau de intimidade, formalidade ou autoridade.

  • Interpretar o tom e a intenção do autor: Saber se o locutor quer convencer, informar, emocionar, entre outros.

  • Avaliar a adequação da linguagem: Observar se a linguagem utilizada é apropriada para o público e para a situação.


#FICAADICA

  1. Observe o vocabulário:

  • Palavras formais: Indicam um contexto mais sério, profissional, ou acadêmico. Exemplos: "prezado", "solicitamos", "atenciosamente".

  • Palavras informais: São mais comuns em conversas casuais entre amigos ou familiares. Exemplos: "e aí", "beleza", "valeu".

  1. Preste atenção ao tom da mensagem:

  • Tom formal: Usado em contextos profissionais ou de respeito. Exemplos: pronomes de tratamento, linguagem mais rebuscada.

  • Tom informal: Usado em situações descontraídas e entre pessoas próximas. Exemplos: uso de gírias, emoticons.

  1. Análise de pronomes e formas de tratamento:

  • Pronomes formais: "Senhor", "Vossa Excelência", "Prezados".

  • Pronomes informais: "Você", "Tu", "Ei", "Galera".

  1. Gírias e expressões regionais:

  • A presença de gírias ou expressões regionais pode indicar de onde o locutor é e também a quem está se dirigindo. Exemplo: "arretar o bucho" (nordeste), "beleza" (informal).

  1. Emojis e abreviações:

  • Emojis e abreviações indicam uma comunicação informal e afetuosa. Exemplo: "😁", "bjs", "tá ligado".


Concluindo, as marcas linguísticas estão por toda parte, e aprender a identificá-las é como ser um detetive do texto. Isso não só ajuda na interpretação de mensagens como também melhora nossa comunicação!


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