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PAAEB - 9º ano EF II

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D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto - 9 ano

Sejam bem-vindos a mais uma aula preparatória. Hoje, vamos mergulhar no universo das marcas linguísticas, um conceito fundamental para a interpretação de textos. Nosso foco será o Descritor D13: Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


O que são Locutor e Interlocutor?

Antes de tudo, vamos relembrar quem são essas figuras:

Locutor: É quem produz a mensagem, quem fala ou escreve. É a "voz" do texto.
Interlocutor: É quem recebe a mensagem, para quem a mensagem é direcionada. É o "ouvinte" ou "leitor" do texto.

O que são Marcas Linguísticas?

As marcas linguísticas são as "pistas" presentes no texto que nos ajudam a identificar características do locutor e do interlocutor, como:

  • Tipo de linguagem: Formal ou informal.

  • Vocabulário: As palavras escolhidas.

  • Tom da mensagem: Sério, engraçado, irônico, etc.

  • Expressões regionais: Gírias e expressões típicas de uma região.

  • Nível de escolaridade: Refletido na complexidade da linguagem.

  • Intenção do locutor: Informar, convencer, emocionar, etc.


Vamos analisar alguns exemplos para entender melhor como identificar as marcas linguísticas:


(Linguagem Informal):

"E aí, galera! Beleza? A festa tava irada ontem, né? Mó galera, música top, mó astral..."

Marcas linguísticas: Gírias como "e aí", "irada", "mó", "top", "mó astral" evidenciam uma linguagem informal, provavelmente entre amigos ou pessoas próximas. O interlocutor esperado é alguém do mesmo grupo social do locutor.

(Linguagem Formal):

"Senhor Presidente, cumpre-me informar que a reunião foi adiada devido a imprevistos de ordem maior. Solicitamos a compreensão de Vossa Excelência."

Marcas linguísticas: O uso de pronomes de tratamento como "Senhor Presidente" e "Vossa Excelência", além de um vocabulário mais rebuscado ("cumpre-me informar", "imprevistos de ordem maior"), indicam uma linguagem formal, utilizada em contextos oficiais ou entre pessoas que não têm intimidade. O interlocutor esperado é uma autoridade ou alguém que exige respeito e formalidade.

(Linguagem com Expressões Regionais):

"Ô, meu rei, chegue mais! Bote um acarajé pra gente arretar o bucho! "

Marcas linguísticas: Expressões como "meu rei" (comum na Bahia), "arretar o bucho" (expressão nordestina para saciar a fome) revelam a origem regional do locutor e direcionam a mensagem para um interlocutor que compreenda essas expressões.

Como aplicar isso na interpretação de textos?

Identificar as marcas linguísticas é crucial para:

  • Compreender o contexto da comunicação: Entender a situação em que a mensagem foi produzida.

  • Inferir as características do locutor e do interlocutor: Descobrir informações sobre quem fala e para quem se fala.

  • Interpretar a intenção do autor: Compreender o objetivo da mensagem.

  • Analisar criticamente os textos: Avaliar a adequação da linguagem ao contexto.


Dominar a identificação das marcas linguísticas é uma habilidade essencial para a interpretação textual. Ao prestar atenção nas "pistas" presentes nos textos, você se tornará um leitor mais crítico e perspicaz. Lembre-se: a linguagem revela muito sobre quem a utiliza e para quem ela se destina.


PRATIQUE!


Um Convite Surpreendente

Era uma tarde tranquila quando Ana recebeu uma mensagem inesperada. O celular vibrou em sua mão, e ela abriu o aplicativo de mensagens para ler:

"Oi, Ana! Tudo bem? Espero que sim! Lembrei que você ama café e livros. Que tal tomarmos um café e conversarmos sobre aquele clube do livro que você mencionou outro dia? Ah, e fique tranquila, é por minha conta. 😊 Abraços, Lucas."

Ana sorriu. A linguagem casual e o emoji no final da mensagem deixavam claro que Lucas era alguém próximo, provavelmente um amigo. Além disso, o convite refletia interesse e preocupação com os gostos dela.

No entanto, no mesmo dia, Ana também recebeu outro convite, dessa vez por e-mail:

"Prezada Srta. Ana,
Venho, por meio deste, convidá-la para participar de uma palestra sobre literatura contemporânea, que ocorrerá no próximo sábado, às 14h, na Biblioteca Central. Teremos o prazer de contar com sua presença, pois acreditamos que sua experiência enriquecerá o evento.
Atenciosamente,Mariana SilvaOrganizadora do Evento"

Aqui, a linguagem formal, o uso de pronomes de tratamento como "Prezada Srta." e o tom respeitoso demonstravam que o interlocutor era alguém em um contexto profissional ou acadêmico. Ambos os convites revelavam muito sobre os locutores e seus interlocutores. A escolha de palavras, o tom e os detalhes do contexto forneciam pistas claras sobre quem falava e para quem a mensagem era direcionada.


Com base no texto, identifique as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de cada mensagem.


Questão 1. Qual alternativa descreve corretamente as marcas linguísticas e o contexto de cada mensagem?

A) A primeira mensagem usa linguagem formal e é destinada a um interlocutor desconhecido, enquanto a segunda utiliza linguagem informal, direcionada a um amigo próximo.

B) A primeira mensagem utiliza uma linguagem informal e expressa proximidade, enquanto a segunda usa linguagem formal, adequada a um contexto profissional.

C) Ambas as mensagens utilizam linguagem informal, mas se diferenciam no tom e no objetivo.

D) Ambas as mensagens utilizam linguagem formal, mas têm interlocutores com níveis de escolaridade diferentes.

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