top of page

PAAEB - 5º ano EF I

Público·1 membro

[AULA 4] Coerência e Coesão no Processamento do Texto - 5 ano

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade dele: Este descritor avalia a capacidade do aluno de perceber como um texto se mantém coeso, ou seja, como as ideias se ligam umas às outras.


D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa: Este descritor avalia a compreensão da estrutura narrativa, ou seja, como uma história é contada.


D8 - Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto: Este descritor avalia a capacidade de identificar as relações de causa e consequência dentro de um texto.


D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc: Este descritor avalia a compreensão de como as palavras e expressões conectam as ideias dentro de um texto.


Hoje, vamos aprender sobre como os textos funcionam, como as ideias se conectam e como as histórias são construídas. Vamos explorar quatro coisas importantes que chamamos de "descritores". Imaginem que são como ferramentas que nos ajudam a entender melhor o que lemos.


D2 - Conectando as Ideias (Repetições e Substituições)

Já perceberam como, às vezes, repetimos palavras em um texto? Ou usamos outras palavras para dizer a mesma coisa? Isso acontece para que o texto fique mais claro e fácil de entender. É como se fossem os "elos" de uma corrente, ligando uma ideia à outra.

  • Repetições: Às vezes, o autor repete uma palavra importante para reforçar uma ideia. Por exemplo: "O cachorro latiu. O cachorro correu atrás do carteiro. O cachorro era muito agitado." A palavra "cachorro" é repetida para manter o foco no animal.

  • Substituições: Para não ficar repetindo a mesma palavra toda hora, usamos outras palavras com o mesmo significado, chamadas de sinônimos, ou pronomes. Por exemplo: "A menina ganhou um livro. Ela adorou o presente." "Ela" substitui "a menina", e "presente" substitui "livro".

"A borboleta voava pelo jardim. O inseto colorido pousou em uma flor." "O inseto colorido" é uma substituição para "a borboleta".

Por que é importante?

Compreender e identificar esses elementos é fundamental para:

  • Assegurar a coesão textual: garantindo que as ideias estejam bem conectadas e o texto seja compreensível.

  • Melhorar a interpretação: facilitando a compreensão das relações entre as partes do texto.

  • Desenvolver habilidades de escrita: permitindo a produção de textos mais claros e coerentes.


#FICAADICA

  1. Identifique pronomes e seus referentes: ao encontrar um pronome, retorne ao texto para localizar o termo ao qual ele se refere.

  2. Observe sinônimos e expressões equivalentes: reconheça palavras ou expressões que substituem outras já mencionadas, mantendo o mesmo sentido.

  3. Preste atenção às conjunções: elas conectam orações e indicam relações de causa, consequência, oposição, entre outras.

  4. Pratique com textos diversos: leia diferentes tipos de textos, identificando os elementos coesivos e analisando como contribuem para a continuidade textual.


D7 - Desvendando a História (Conflito e Elementos da Narrativa)

Toda história tem um "problema" ou uma situação que precisa ser resolvida. Chamamos isso de "conflito". É o que move a história para frente. Além disso, temos os "elementos da narrativa", que são como os ingredientes de um bolo:

  • Personagens: Quem participa da história.

  • Tempo: Quando a história acontece.

  • Espaço: Onde a história acontece.

  • Enredo: A sequência dos acontecimentos.

Em uma história sobre um menino que perde seu cachorro, o conflito é a perda do animal. O menino (personagem) procura por ele no parque (espaço) durante a tarde (tempo). O enredo é a sequência de ações do menino na busca pelo cachorro.

D8 - Causa e Consequência (Ações e Reações)

Tudo o que acontece em uma história tem uma razão. Uma coisa leva à outra. Chamamos isso de "causa e consequência". A causa é o motivo, e a consequência é o resultado.

"Choveu muito forte (causa). A rua ficou alagada (consequência)." Ou em uma história: "O menino não estudou para a prova (causa). Ele tirou uma nota baixa (consequência)."

Por que é importante?

  • Compreensão profunda: Permite entender como as ideias do texto se conectam, ajudando na interpretação.

  • Desenvolve o pensamento crítico: Facilita a análise de relações lógicas, útil em diversas disciplinas.

  • Prepara para redação e argumentação: A identificação de causa e consequência ajuda na construção de textos coesos.


#FICAADICA

  1. Fique atento aos conectivos

  • Causa: porque, devido a, já que, visto que, como (no início da frase).

  • Consequência: portanto, logo, por isso, assim, de modo que.

  1. Pergunte-se:

  • O que aconteceu primeiro? (Causa)

  • Qual foi o resultado disso? (Consequência)

  1. Observe pistas no contexto

  • Palavras repetidas ou ideias que aparecem sequencialmente geralmente indicam essa relação.

  1. Cuidado com palavras "enganadoras"

  • Algumas expressões podem parecer de causa, mas indicam outra relação (ex.: "apesar de" mostra concessão).

"O trânsito ficou congestionado porque um acidente bloqueou a pista."
Causa: "um acidente bloqueou a pista".
Consequência: "o trânsito ficou congestionado".

Leia a frase ao contrário para verificar! "Se houve um acidente, o trânsito ficou congestionado?"


D12 - Ligando as Ideias com Palavras Mágicas (Conjunções e Advérbios)

Existem palavrinhas que usamos para ligar as ideias dentro de um texto, como se fossem uma "cola". Chamamos essas palavras de "conjunções" e "advérbios". Elas mostram a relação entre as frases.

  • Conjunções: Ligam duas orações ou palavras. Exemplos: e, mas, porque, então, se.

  • Advérbios: Modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, etc. Exemplos: rapidamente, aqui, hoje, muito.


"Eu gosto de sorvete e chocolate." (Conjunção "e" liga duas preferências.)
"O gato correu rapidamente atrás do rato." (Advérbio "rapidamente" indica o modo como o gato correu.)
"Eu fui ao cinema porque queria ver um filme novo." (Conjunção "porque" indica a causa de ter ido ao cinema.)

Por que é importante?

  • Compreensão textual: Ajuda o leitor a entender como as ideias se articulam e fluem no texto.

  • Clareza e coesão: Facilita a construção de textos bem estruturados, com ideias interligadas de forma lógica.

  • Argumentação eficaz: Ao conectar bem as ideias, o texto se torna mais persuasivo e lógico, permitindo que o leitor ou ouvinte siga o raciocínio sem dificuldade.


#FICAADICA


  1. Identifique as conjunções e advérbios: Preste atenção nas palavras que conectam orações ou ideias. Exemplo: "Eu gosto de ler porém não tenho tempo."

  2. Observe a sequência lógica: Conectivos como "primeiro", "depois", "por fim" ajudam a estabelecer a ordem dos fatos ou argumentos.

  3. Use conectivos para reforçar a argumentação: Palavras como "além disso", "portanto" e "por isso" são ótimas para ampliar ou reforçar uma ideia.

  4. Não abuse de conectivos: Evite excessos. O uso equilibrado de conectivos melhora a clareza sem sobrecarregar o texto.


Revisando:


Com essas ferramentas, vocês vão se tornar verdadeiros detetives dos textos, entendendo cada detalhe e desvendando os segredos das histórias!

Aula 3 - Relação entre Textos VOLTAR [INÍCIO] Aula 5 - Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido


30 visualizações

Informações

Avaliação de leitura e interpretação de textos, com foco na ...

© 2025 por Prof. Nelson Jr. 

Jardim Monte Alegre, Taboão da Serra - SP

bottom of page