Início
Língua Portuguesa
Cursos
Portfólio
Contato
Forum
MAIS
A classe gramatical ou classe de palavras é assunto da morfologia, que indica a classificação das palavras segundo a sua distribuição sintática e morfológica, devido a semelhança morfológica entre elas.
Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
A interjeição é uma palavra que transmite emoção, e é sempre acompanhada de um ponto de exclamação (!).
É toda palavra variável que conecta dois ou mais termos da oração. Nessa ligação, um termo fica subordinado ao outro.
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.
Numeral é a classe de palavra variável (flexionadas em número e gênero) encarregada de determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou o lugar ocupado numa dada sequência.
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo).
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva.
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.
É a classe de palavras que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza e possui inúmeras flexões, de modo que a sua conjugação é feita mediante as variações de pessoa, número, tempo, modo, voz e aspecto.
Adjunto Adnominal
Adjunto Adnominal é um termo acessório utilizado para atribuir, determinar, modificar, classificar um substantivo. Por ser usado para atribuir característica ou qualidade a um nome e tem função adjetiva.
Concordância Nominal
A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).
Concordância Verbal
Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).
Oração e Período
Embora muitas pessoas usem os termos frase, oração e período como sinônimos, eles apresentam conceitos distintos:
Período Simples e Composto
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo.
Predicado Verbal
O predicado verbal possui um verbo significativo como núcleo (verbo transitivo ou verbo intransitivo).
Tipos de Predicado
O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele.
Vozes Verbais
As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação.
Adjunto Adverbial
O adjunto adverbial é um termo acessório, porque apesar de não ser indispensável para a construção da oração, ele transmite ideias importantes à comunicação.
Complemento Nominal
O complemento nominal é um dos termos integrantes da oração (responsáveis por completar o sentido de nomes), e sua função é acompanhar nomes, principalmente substantivos abstratos, adjetivos e advérbios para dar sentido a eles.
Predicativo do Sujeito e do Objeto
O predicativo do sujeito e o predicativo do objeto são termos integrante da oração. Embora esses dois termos atuem como complementos, atribuindo uma característica a outro termo da oração, são termos distintos.
Orações Subordinadas
As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra.
Orações Coordenadas
Orações Coordenadas são orações encontradas em um mesmo período, mas entre si são independentes sintaticamente.
Regência Verbal
Conforme o próprio nome já indica, a regência verbal trata da relação de subordinação entre um verbo e outro termo, sendo este o complemento e/ou a preposição.
Tipos de Frase
A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.
Aposto
O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo, ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.
Complementos Verbais
O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos.
Predicado Nominal
O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.
Regência Nominal
Regência nominal é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos.
Predicado Verbo-nominal
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).
Tipos de Sujeito
O sujeito é um dos dois componentes dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado. As orações são estruturadas em volta desses dois termos: o sujeito é o elemento que estabelece a relação de concordância com o verbo.
Vocativo
O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia.