O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.
O podcast é um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma presencial.
O Projeto
Uma maneira de criar um podcast é utilizar o software livre e gratuito Anchor. Essa ferramenta pode ser baixada e trabalhada no formato online, ou seja, precisa de conexão com a internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo.
Outra possibilidade são os aplicativos de gravação de voz dos próprios aparelhos celulares, que permitem gravação e edição. Além disso, os arquivos gerados podem ser guardados em drives.
I. O primeiro passo é a leitura do livro "Crônicas Para Ler e Pensar - Volume 1", de Felipe Lemos, organizando no caderno os pontos principais das crônicas. Espera-se que os seguintes pontos estejam:
A) que o podcast precisa trazer as principais informações da notícia de forma clara e objetiva?
B) precisa ter uma estrutura: saudação, notícia, encerramento;
C) qualidade da voz e boa dicção;
D) linguagem culta, mas não tão formal;
E)cuidado com uso de marcas da oralidade;
F) fala fluente, sem que se perceba apenas a leitura do conteúdo.
II. O próximo passo é criação do roteiro de produção no caderno.
A) Primeiro defina claramente o objetivo do seu podcast e qual será o público-alvo. Antes de começar a planejar, é importante saber para quem você está criando o podcast e o que você quer transmitir de conhecimento para este público.
B) Defina um tema principal: será muito importante que todos os episódios tenham uma ligação com o tema principal do seu podcast.
C) Crie uma estrutura básica de cada episódio. Defina qual será a duração de cada episódio, se terá seções fixas e como será a introdução e o encerramento. Manter um padrão ajuda a criar uma conexão mais frequente com seu público alvo.
D) Faça um planejamento do conteúdo. Crie uma lista de assuntos que você quer abordar em cada episódio, deixando margem para improviso e novidades. O Podcast também precisa ser natural e os improvisos fazem parte do conteúdo.
E) Se for ter convidados no seu podcast, escolha convidados relevantes e interessantes para seus episódios e que já tenham alguma familiaridade com a comunicação em público ou vídeo, isso ajuda muito a fluir o episódio.
F) Para um conteúdo de valor, pesquise e leia sobre o assunto antes de começar a gravar o episódio. Se aprofundar no assunto é importante para gerar valor ao ouvinte.
G) Caso ocorra algum imprevisto, tenha um plano B: caso algo dê errado durante a gravação, tenha um plano de contingência para não perder o trabalho dedicado naquele episódio.
H) Edição do áudio. Após a gravação, é importante editar o áudio para remover falhas e garantir uma boa qualidade do conteúdo. Existem vários softwares no mercado, alguns gratuitos e outros pagos que podem te ajudar com isso.
I) Selecione uma plataforma: escolha um aplicativo para publicar seu podcast, como Spotify, Apple Podcasts, Anchor ou Soundcloud.
III. A duração do áudio ou vídeo será de 3 min a 5 min. O aluno deverá compartilhar o link nos comentários deste post.
IV. Data de entrega: 19/05.
Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
https://youtu.be/BUhryFirhUk
https://podcasters.spotify.com/pod/show/felipe-luigi-giovan
Felipe Dangelo
(Oi Nelson)
https://youtu.be/qUT77hKGO8E
Caio urbina 9
Kaio de Lima Souza Santos 9D
https://anchor.fm/kaio-souza87/episodes/Educao-Financeira-nas-escolas-Kaio-de-Lima-9D-e24mqu9
Náthaly 9
Letícia Lima Mulato 9D https://youtu.be/JFuUlTWHVoc
-Ana Clara Almeida Rocha
Sophia Victor
9 ano D
https://youtu.be/PyyGQ3UFrUE
Hanielly Langer 9D
https://open.spotify.com/episode/1zglYyOH4sgKEQQxVWza7C?si=GYH9mJroS1CdyVeKdjP73w
Gabriel Costa Gusso
9 D
https://youtu.be/YjMMQC1f0aw
ana beatriz santiago
9 D
https://youtu.be/aHqaJjlhQRc
Camila Aparecida 9D
https://anchor.fm/camila-aparecida-carmo-de-souza/episodes/Camila-Souza-e24b5ba
Vinicius Marques O. Santos 9D
Pedro Vitorio Martins 9 D
https://youtu.be/dNTdZC_uZy8
Matheus Hwang 9D
https://anchor.fm/matheus-hwang6
Rafael Sousa Ferraz 9D
https://youtu.be/FL7s9SQdcWk
Gabriella Mendes Barbosa 9 ano D
https://open.spotify.com/show/2DErgRi2yWaFC6QmIO4lcj
Antônio De Natale Neto 9 ano D
https://anchor.fm/antonio-natale7/episodes/Podcast-sobre-o-livro-de-Felipe-Lemos-Crnicas-para-ler-e-pensar-e24af75
Letícia Domingues Nunes 9°
https://anchor.fm/xx-kanashixx/episodes/Podcast-de-Portugus-e1gaf84
Fabio Alejandro Hurtado Aoki 9°D https://podcasters.spotify.com/pod/show/fabio-aoki/episodes/Podcast-cronicas-para-ler-e-refletir-e24ahkh