Justificativa
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos).
A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986).
Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000).
No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto.
Gênero Textual - Relato de Experiência [leia mais]
O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.
Objetivos
• Conceituar gravidez e adolescência;
• Entender como acontece a Reprodução Humana;
• Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma;
• Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas.
• Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz;
• Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice;
• Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação;
• Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país;
• Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida;
• Conhecer o plano de Deus para a construção da família;
• Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar;
• Entender o momento ideal para construir e planejar uma família;
• Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade.
Metodologia
• O aluno deverá produzir um vídeo com o relato de experiência relacionado à atividade elaborada pelo professor de Ciências.
• A duração do vídeo será de 3 min a 5 min.
• O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada".
Como escrever um Relato de Experiência Pessoal?
Sobre qual experiência você quer contar? O que você gostaria de contar sobre a experiência? O que você aprendeu com essa experiência? Que desafios foram encontrados para o seu desenvolvimento? O que você mais gostou e o que você não gostou? Pensando no que você descreveu sobre a sua experiência, o que mais ainda pode ser feito?
Data de entrega
30/05 a 03/06

Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990.
SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000.
TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986
https://youtu.be/QFBj6kbCVes
https://youtu.be/zTZV0pYirb8
Ana Luisa N. Silva
https://youtu.be/zgu89LSWiF4
https://youtu.be/Ebm8AOSyU4M
Pedro henrique Alves 8C
https://youtu.be/qxZ4p0MDYpE
https://drive.google.com/file/d/1zMhq188iGkH5zJ56gkgjGp9XTLCeM_Do/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1zMhq188iGkH5zJ56gkgjGp9XTLCeM_Do/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1ladLsiczGZoYCYwiOpUQ_q030ZpsN2Sq/view?usp=sharing
https://d3ctxlq1ktw2nl.cloudfront.net/staging/2022-5-4/269708212-44100-2-32a3f8054a472.m4a Victor Hugo Berbet Freire 8º Ano C
Gustavo Phelipe Guirardelli Gouvea
https://youtu.be/zZhDzMppgmI
Nicolás Eduardo Perez de Aquino 8°c
https://youtu.be/4IZ3jI2Z0Ic
Nicolás Eduardo Perez de Aquino 8°c
https://youtu.be/4IZ3jI2Z0Ic
Nicolás Eduardo Perez de Aquino 8°c
https://youtu.be/4IZ3jI2Z0Ic
https://youtu.be/ckglW7_UknE
Pedro Cerboncini de Oliveira do 8°C
https://youtu.be/2q7h0DnOR5k
https://youtu.be/ZWdqwCwSqJw - Matheus Ezidio de Oliveira - 8°C
https://youtu.be/ZWdqwCwSqJw - Matheus Ezidio de Oliveira - 8°C
https://youtu.be/pVXQ3XKRkkU
https://youtu.be/Y55SextFJa0 - Isadora Brandão de Souza Melo 8C
https://anchor.fm/joaquim-santos-da-silva/episodes/a-e1jfkc8