O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem.
I. PRODUÇÃO
Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem.
A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado;
B) A equipe deve decidir o nome do telejornal;
C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático;
II. ROTEIRO
O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante.
A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar:
“O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?”
Roteiro de entrevista
1. Nome do entrevistado:
2. Nome do evento ou tema da entrevista:
3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista:
4. Tempo de duração:
5. Como é possível participar ou contribuir para...
6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
8. Quais os resultados esperados
Roteiro para formular a notícia
1. Mencionar o fato (O que aconteceu?)
2. Onde aconteceu?
3. Quando?
4. Como?
5. Quais os envolvidos?
6. Qual o porquê do ocorrido?
III. INFORMAÇÕES
A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min.
C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org).
D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro)
E) Entrega do vídeo: 11/03
F) Participantes: 1 a 3 participantes
Clique aqui para baixar o arquivo⤵️
https://youtu.be/gaZY3trdy3A
Carlos e Mauro
https://youtu.be/SvP6Ftonl0w Carlos e Mauro
https://youtu.be/SvP6Ftonl0w Carlos e Mauro
Nicolás Eduardo
Victor Hugo
Mateus Prado
https://youtu.be/q6YtDbjpEz0
Nicolas Eduardo
Victor Hugo
Mateus Prado
https://youtu.be/q6YtDbjpEz0
Participantes:
Henrique
Nicolas
Leonardo
https://youtu.be/OERDOOl5q7U
Luis Henrique,Luís Antônio, Miguel Rodrigues
https://youtu.be/PwpdKX91gFI
Luis Henrique,Luís Antônio, Miguel Rodrigues
https://youtu.be/PwpdKX91gFI
https://youtu.be/JoPtI7Q1jEs
Gabriel Moraes Cezar Fernandes Igor felix
https://youtu.be/JoPtI7Q1jEs
Gabriel Moraes Cezar Fernandes Igor felix
https://youtu.be/JoPtI7Q1jEs
Gabriel Moraes Cezar Fernandes Igor felix
Participantes:
Henrique Canário Jimenez;
Nicolas Bandeira Da Silva;
Leonardo dos Santos Ribeiro de Oliveira
https://youtu.be/nNlNX2sfLRA Isabelli Giovannetti Laura e Geovanna
Diego Alves e MATHEUS
Participantes: Júlia C. Ariela Z. e Evellyn V.
https://youtu.be/6l2_QD0T8ms
https://youtu.be/78Nosly0C38
https://youtu.be/dvuMwppVwQk
https://youtu.be/twuIvSXN0XQ
https://youtu.be/6l2_QD0T8ms
https://youtu.be/6l2_QD0T8ms